Descobertas arqueológicas em Jerusalém revelam fortificações antigas e marca misteriosa de mão

A Autoridade de Antiguidades de Israel fez descobertas empolgantes durante as escavações recentes na antiga Jerusalém. A equipe encontrou elementos das fortificações da cidade e uma marca de mão intrigante esculpida enquanto cavavam ao longo da Rua Sultan Suleiman, entre o Portão de Damasco e o Portão dos Leões.

As escavações foram realizadas antes do trabalho de infraestrutura pela Moriah Development Corporation. A equipe descobriu parte de um antigo fosso defensivo que se acredita ser do século X ou anterior.

O fosso, que circunda toda a Cidade Velha, data de cerca de 1.000 anos atrás e sua função era impedir que o inimigo que sitiava Jerusalém se aproximasse das muralhas e invadisse a cidade, de acordo com Zubair Adawi, diretor de escavação da Autoridade de Antiguidades de Israel. As muralhas e portões visíveis hoje foram construídos no século XVI pelo sultão turco otomano Solimão I, o Magnífico.

Os exércitos que tentavam capturar a cidade na Idade Média tiveram que atravessar o fosso profundo, além de duas muralhas de fortificação espessas adicionais, enquanto os defensores da cidade nas muralhas lançavam fogo e enxofre.

Além disso, havia túneis secretos nas fortificações, alguns deles descobertos pelos arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel em escavações anteriores, pelos quais os defensores da cidade poderiam emergir no fosso e atacar o inimigo de surpresa, e depois desaparecer de volta para a cidade.

Descobertas emocionantes revelam história militar intensa de Jerusalém
Marca de mão intrigante esculpida – Antiguidades de Israel

Durante a escavação, uma misteriosa marca de mão foi encontrada esculpida na parede do fosso. Até hoje, os arqueólogos não decifraram o significado desta escultura. Os pesquisadores se perguntam se ela simboliza algo, aponta para algum elemento específico próximo ou é apenas uma brincadeira local.

Segundo Eli Escuzido, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, “Os achados arqueológicos permitem-nos visualizar os eventos dramáticos e as convulsões que a cidade sofreu. Estamos diariamente a desvendar a intensiva história militar da cidade e vamos fazer grandes esforços para expor as descobertas ao público.” As descobertas são um testemunho silencioso daqueles que sonharam e lutaram por Jerusalém.

Veja mais em arqueologia bíblica.