Devocional: Não Perca Sua Identidade

Versículo Devocional: 1 Samuel 17:38-40

“Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado com aquilo. ‘Não consigo andar com isto’, disse a Saul, ‘pois não estou acostumado’. Assim tirou tudo aquilo e em seguida, pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no alforje de pastor, e, com sua tiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.”

Não Perca Sua Identidade

“Sua verdadeira identidade é quem Deus diz que você é. Você nunca descobrirá quem você é olhando para dentro de si ou ouvindo o que os outros dizem.”

Deus nos chama para sermos autênticos. Ele não quer que você seja cópia de ninguém. Quando Davi se preparava para enfrentar Golias, o rei Saul tentou equipá-lo com sua própria armadura. Era uma boa intenção, mas não se encaixava na realidade e nas habilidades de Davi.

Davi percebeu que não poderia lutar adequadamente usando algo que não era seu. Ele então tirou a armadura e escolheu enfrentar o gigante com as ferramentas que conhecia e confiava: seu cajado, cinco pedras lisas e sua tiradeira. Foi com esses simples, mas familiares, instrumentos que Davi derrotou Golias.

Essa passagem nos ensina uma lição valiosa sobre identidade e autenticidade. Muitas vezes, podemos sentir a pressão de nos conformarmos às expectativas dos outros ou de adotarmos métodos e maneiras que não se alinham com quem realmente somos. Pode ser tentador vestir a “armadura” de outra pessoa, pensando que isso nos fará mais fortes ou mais aptos a enfrentar nossos desafios.

No entanto, Deus nos fez únicos. Ele nos deu dons, habilidades e experiências que são exclusivamente nossos. Quando tentamos ser alguém que não somos, corremos o risco de perder a eficácia e a autenticidade que vêm de sermos verdadeiros com quem Deus nos criou para ser.

Davi não precisa ser Saul. Se Deus quisesse que Davi fosse Saul, ele tinha feito dois Saul. Pense nisso!

Davi sabia que sua força vinha de Deus e daquilo que ele conhecia bem. Ele não permitiu que as expectativas ou as convenções ditassem como ele deveria lutar. Em vez disso, ele confiou naquilo que Deus já havia colocado em suas mãos e em seu coração.

Hoje, lembre-se de não perder sua identidade. Confie nos dons e talentos que Deus te deu. Deus tem te preparado para enfrentar seus gigantes. Não há necessidade de se conformar à “armadura” de outra pessoa. Deus te chamou para ser você, e é através da sua autenticidade que Ele realizará grandes coisas.

Oração devocional:

Querido Deus, obrigado por me criar de maneira única e especial. Ajuda-me a aceitar os dons e habilidades que o Senhor colocou em mim. Quando enfrentar desafios, que eu possa lembrar de ser autêntico e fiel à identidade que o Senhor me deu. Ajuda-me a não ceder à pressão de ser alguém que não sou, mas a confiar que o Senhor me preparou exatamente como preciso ser. Em nome de Jesus, Amém.

Se gostou, então confira mais uma palavra devocional para deu dia.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo