A preocupação não tira as tristezas do amanhã, ela tira a força do hoje

Versículo devocional: Mateus 6:34 (NVI)

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu próprio mal.”

Preocupar-se é carregar o peso de amanhã com a força de hoje. É tentar enfrentar dois dias de uma só vez, adiantar-se ao futuro antes da hora.

A ansiedade pode levar a ações precipitadas. Sara, por exemplo, ofereceu sua serva Agar a Abraão por causa de sua preocupação com o tempo da promessa. Sua ansiedade sobre o futuro a fez agir de forma apressada.

Após uma grande vitória, o profeta Elias enfrentou uma ameaça de Jezabel e, desesperado, pediu a morte. Em vez de confiar nas promessas de Deus, ele ficou consumido pela preocupação com seu futuro.

A preocupação é como uma cadeira de balanço: mexe com você, mas não leva a lugar nenhum. Marta, distraída com muitos serviços, foi chamada por Jesus: “Estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária” (Lc 10:40-41).

O apóstolo Paulo nos ensina a não nos inquietarmos com nada, mas a apresentarmos todas as nossas petições a Deus em oração (Fl 4:6-7). Podemos lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, pois Ele cuida de nós (1 Pe 5:7).

Você não pode mudar o ontem, mas pode prejudicar o hoje ao se preocupar com o amanhã. A nossa ansiedade não vem de pensar no futuro, mas de querer controlá-lo.

A preocupação é o juro pago por um problema antes que ele vença. Não desperdice sua energia com preocupações. Direcione-a para a fé.

# Não se preocupe com o amanhã. Deus já está lá!

🙏 Oração:

Senhor, ajuda-me a não carregar o peso do amanhã hoje. Ensina-me a confiar em Ti e a entregar todas as minhas preocupações em Tuas mãos. Que eu possa viver no presente com a certeza de que Tu cuidas de mim. Amém.

➡️ Mais devocionais aqui.

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduado em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp