5 Dinâmicas divertidas sobre perdão para todas as idades

Já pensou em ensinar a prática do perdão com dinâmicas evangélicas bem divertidas, baseadas em versículos da bíblia que nos mostram o caminho para perdoar? Pois bem, você está no lugar certo!

Mas antes de mostrarmos as melhores brincadeiras sobre o perdão, vamos entender o que as escrituras nos instrui sobre a importância de perdoar para sermos perdoados.

As Escrituras nos ensinam sobre a necessidade de perdoar os outros como um reflexo do perdão que Deus oferece a nós seres humanos. Jesus Cristo, através de Seus ensinamentos e exemplos, mostrou que o perdão é vital para a reconciliação, a paz interior e a comunhão com Deus.

Ele usou parábolas, como a do credor incompassivo (Mateus 18:23-35), para ilustrar a necessidade de perdoar os outros, demonstrando que a misericórdia de Deus deve ser refletida nas ações de quem O segue.

Além disso, na oração do Pai Nosso (Mateus 6:12), Jesus ensinou a pedir a Deus: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores,” mostrando que o perdão é um princípio bíblico para a vida de oração e comunhão com Deus.

O perdão, segundo os ensinamentos bíblicos, é um ato de amor e obediência a Deus. Ele libera a pessoa da amargura, promove a cura emocional e espiritual e permite que as relações sejam restauradas.

Sendo assim, vamos conhecer as dinâmicas mais divertidas sobre o perdão, para você líder desenvolver com o ministério infantil, jovens, adolescentes, ministério feminino e adultos em geral, ensinando a importância de perdoar e ser perdoado, de uma forma bem dinâmica e alegre.

1. Dinâmica a Carta do Perdão

dinâmica do perdão

Objetivo: Facilitar a expressão dos sentimentos e promover o perdão através da escrita.

Material: Papéis, canetas e envelopes.

Como fazer:

Distribua papéis e canetas para os participantes. Em seguida, peça que cada um escreva uma carta para alguém que deseja perdoar ou para si mesmo, caso sinta a necessidade de se perdoar por algo.

Mas antes de começarem a escrever, peça para que cada um abra a sua bíblia e medite nesse versículo sobre perdão:

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não vos perdoará as vossas ofensas.”

Mateus 6:14-15

Depois de ler, peça que escrevam a carta e a coloquem em um envelope. Dê a opção aos participantes de compartilhar a carta com o grupo ou mantê-la privada.

Conclua a dinâmica com a seguinte fala:

“Lembrem-se de que o perdão liberta tanto quem perdoa quanto quem é perdoado. Assim como nosso Pai celestial nos perdoa, sejamos prontos para perdoar aos outros, abrindo caminho para a cura e a reconciliação em nossas vidas.”

2. Dinâmica do Espelho sobre perdoar

dinâmica sobre perdoar

Objetivo: Promover a autorreflexão e a empatia.

Material: Espelhos pequenos para cada participante.

Como fazer:

Em primeiro lugar, peça ao seu grupo para abrirem a bíblia e lerem o seguinte versículo:

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

Efésios 4:32

Na sequência distribua um espelho para cada participante. Peça que olhem para si mesmos no espelho e reflitam sobre uma situação em que precisam perdoar alguém ou a si mesmos. Logo em suguida, instrua-os a dizerem em voz alta para o espelho: “Eu te perdoo por [situação específica].”Em seguida, peça que compartilhem, se se sentirem à vontade, como foi essa experiência e quais sentimentos surgiram.

Reflexão final:

“O perdão começa dentro de nós. Quando perdoamos, nos libertamos das correntes da mágoa e da amargura. Que possamos sempre lembrar do perdão que recebemos em Cristo e oferecê-lo generosamente aos outros e a nós mesmos.”

3. Dinâmica a faixa do Perdão

dinâmica a faixa do perdão

Objetivo: Visualizar o caminho do perdão e os passos necessários para alcançá-lo.

Material: Fita adesiva, papéis e canetas.

Como fazer:

Coloque uma longa linha de fita adesiva no chão. Em um extremo da linha, escreva “Não Perdoado” e no outro extremo “Perdão Completo”.

Peça aos participantes que coloquem um papel com seu nome ao longo da linha, indicando onde se encontram em relação ao perdão de uma determinada situação.

Discuta em grupo os motivos que os fazem estar naquela posição e quais passos poderiam dar para avançar em direção ao “Perdão Completo”.

Versículo sobre perdão, sugerido para essa dinâmica:

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”

Colossenses 3:13

Palavra final do líder:

“O caminho do perdão pode ser longo e espinhoso, mas cada passo que damos nos aproxima mais da paz e da liberdade que ele traz. Que possamos seguir o exemplo de Cristo e continuar avançando nessa jornada, dia após dia.”

4. Dinâmica da flor sobre perdoar 70×7

dinâmica sobre perdoar 70x7

Objetivo: Estimular a visualização e a reflexão sobre a necessidade e o processo de perdoar.

Material: Desenhos de flores com várias pétalas, canetas coloridas.

Como fazer:

Antes de começarem, leia esse versículo sobre perdoar 70×7:

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.”

Mateus 18:21-22

Distribua então os desenhos de flores para cada participante. Em cada pétala, peça que escrevam algo que consideram necessário para perdoar alguém ou a si mesmos, como por exemplo: empatia, compreensão, tempo, etc. Após completarem a flor, peça que compartilhem seus desenhos e expliquem por que escolheram cada item.

Moral da dinâmica:

“O perdão é como uma flor que cresce e floresce com cuidado e atenção. Que possamos nutrir essa flor em nossas vidas com amor, paciência e a disposição de perdoar, sabendo que a cada ato de perdão, refletimos a graça de Deus. Se necessário for perdoe até 70×7 por dia!”

5. Dinâmica do Perdão em Grupo

dinâmica do perdão em grupo

Objetivo: Trabalhar o perdão em um ambiente de grupo, promovendo o diálogo e a reconciliação.

Material: Nenhum específico.

Como fazer:

Forme um círculo com os participantes. Peça para que pensem em uma situação em que alguém do grupo (ou eles mesmos) possam ter se sentido magoados.

Abra um espaço para que, voluntariamente, cada um possa pedir perdão ou perdoar alguém. Incentive o diálogo e a escuta ativa, promovendo um ambiente de respeito e compreensão e então finalize a dinâmica com um abraço coletivo ou outro gesto simbólico de união e reconciliação.

Referência bíblica sugerido sobre perdão:

“E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.”

Lucas 23:34

Lição de moral:

“O perdão tem o poder de transformar e restaurar relacionamentos. Que ao finalizarmos essa dinâmica sobre o perdão, possamos seguir o exemplo de Jesus, perdoando com amor e compaixão, e permitindo que a paz de Deus reine em nossos corações e em nosso grupo.”

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo