Estatueta de Héracles Descoberta em Horbat Tarbenet Revela Antigo Culto Grego

A escultura retrata Héracles nu, em pé sobre um pedestal

Confira esta descoberta impressionante: uma estatueta de mármore fino de Héracles, com aproximadamente meio metro de altura, que foi encontrada em Horbat Tarbenet, no Vale de Jezreel, em Israel, não muito distante de Afula.

Héracles, figura venerada na cultura grega, é famoso por sua força e por suas muitas aventuras de longo alcance. De acordo com o Dr. Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel, essa rara descoberta foi feita durante uma escavação arqueológica liderada por Abdallah Moqary para a mesma autoridade. Provavelmente, a estatueta adornava originalmente um nicho em uma piscina de uma antiga casa de banho.

O antigo sítio de Horbat Tarbenet está situado no Vale de Jezreel, cerca de 4 quilômetros a noroeste de Afula. No século III d.C., existia uma aldeia judaica neste local, que inclusive é mencionada no Talmud de Jerusalém.

Os restos de edifícios residenciais, um poço e uma grande piscina descobertos durante a escavação provavelmente faziam parte de uma casa de banho romana no assentamento judeu. Após o desuso da piscina, ela foi preenchida com uma camada de destroços, composta por muitos cacos de cerâmica, fragmentos de vidro e fragmentos de mármore branco da estatueta de Héracles.

A escultura retrata Héracles nu, em pé sobre um pedestal. Seus músculos são particularmente proeminentes, enquanto ele se inclina para a esquerda segurando um taco envolto na pele do monstruoso leão Nemeia, que, de acordo com a mitologia grega, Héracles matou em sua primeira missão.

foto da estátua achado arqueologico
Foto: Cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel

Segundo a mitologia grega, Héracles foi considerado o homem mais forte da Grécia e continua sendo um símbolo de heroísmo, força e poder sobre-humanos, além de ser associado à cura. Suas aventuras são contadas em algumas das histórias mais famosas da mitologia grega, destacando-se entre os muitos heróis lendários da Grécia Antiga. Ele é conhecido como um guerreiro incansável que lutou contra as forças do submundo.

A mitologia relata que Hera, esposa de Zeus, nutria um forte desprezo por Héracles desde o seu nascimento. Quando ainda era um bebê, Hera colocou duas cobras venenosas em seu berço, mas ele as superou facilmente.

Se gosta de arqueologia bíblica, então confira os posts abaixo:

Descoberta de inscrição rara de 3.100 anos com o nome “Yerubaal”

Descoberta de pedreira do período do Segundo Templo revela ferramentas e artefatos únicos

Arqueologia revela estratégias militares romanas na destruição do Segundo Templo em Jerusalém