“Jamais desista” – Pregação expositiva em Gênesis 21

Um esboço curto de pregação expositiva em Gênesis 21 para você pregar sobre o tema: “Jamais desista”.

Tema: “Jamais desista”

Texto da pregação: Gênesis 21

I. Introdução

• Contextualização do texto de Gênesis 21, que narra o cumprimento da promessa de Deus a Abraão e Sara de que teriam um filho na velhice.
  • Apresentação do tema “Jamais desista”, que será explorado a partir desse relato bíblico.

II. Não desista da promessa de Deus (Gênesis 21:1-7)

• Descrição do cumprimento da promessa divina de um filho a Abraão e Sara, mesmo em idade avançada.
  • Destaque para a perseverança e confiança de Abraão, que esperou por muitos anos pelo cumprimento da promessa.

III. Não desista diante das dificuldades (Gênesis 21:8-21)

• Relato do conflito entre Sara e Agar, mãe de Ismael, e a expulsão desta última com seu filho para o deserto.
  • Destaque para a provisão divina em meio às dificuldades, como a água no deserto e a promessa de que Ismael também seria pai de uma grande nação.

IV. Não desista do plano de Deus (Gênesis 21:22-34)

• Narrativa da aliança entre Abraão e Abimeleque, rei de Gerar, e a plantação de um bosque em Berseba.
  • Destaque para a importância de seguir o plano de Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis.

V. Conclusão

• Síntese dos pontos abordados na pregação e ênfase na mensagem principal: a importância de não desistir, mas perseverar e confiar em Deus, mesmo diante das dificuldades e aparentes impossibilidades.
  • Convite para que a congregação reflita sobre as promessas e planos de Deus em suas próprias vidas e sejam encorajados a perseverar e confiar Nele.

Dicas para pregar este esboço de Gênesis 21

Meu querido, você quer se sair bem nesta pregação, não é? Então aqui vai algumas dicas para pregar este esboço em Gênesis 21 com o tema “Jamais desista”:

1. Conheça a história de Abraão e Isaque: Antes de pregar sobre o capítulo 21 de Gênesis, é importante conhecer toda a história de Abraão e Isaque, desde o chamado de Deus até a promessa de um filho. Isso ajudará a entender melhor o contexto do capítulo e como ele se encaixa na narrativa maior.

2. Explore a jornada de Abraão: Abraão foi um homem que enfrentou muitos desafios e provações ao longo de sua jornada de fé. Destaque como ele teve que esperar muitos anos pela promessa de um filho e como ele foi testado quando Deus pediu que ele sacrificasse Isaque.

3. Enfatize a fidelidade de Deus: Mesmo diante dos desafios, Abraão perseverou porque confiou na fidelidade de Deus. Saliente como Deus sempre cumpriu suas promessas e nunca abandonou Abraão, mesmo em momentos difíceis.

4. Destaque a importância da perseverança: Abraão é um exemplo de perseverança e fé. Use seu exemplo para incentivar os ouvintes a não desistirem diante dos desafios e a confiarem na fidelidade de Deus em todas as circunstâncias.

5. Encoraje a aplicação prática: Depois de explorar a história de Abraão e Isaque, é importante encorajar os ouvintes a aplicarem as lições em suas próprias vidas. Incentive-os a confiar em Deus, mesmo quando a situação parece impossível, e a perseverar em sua caminhada de fé, sabendo que Deus é fiel.

E aí, gostou? Então veja mais temas de sermões: