7 Características na Bíblia de Jesus como Nosso Pastor
Um dos nomes dados a Jesus na Bíblia é o de Pastor. Ele é sem dúvidas, o maior exemplo de pastoreio que deve ser seguido e o motivo que temos para descansar em seu cuidado. Por isso, listei aqui 7 versículos das características de Jesus como nosso Pastor.
Mas antes de trazer aqui as características de nosso Senhor e salvador como Pastor, vamos entender mais o que é um pastor nos tempos bíblicos.
Pastor nos tempos bíblicos
Um pastor era aquele totalmente responsável por um rebanho de ovelhas. Além disso, sua tarefa era encontrar pasto e água para as ovelhas, protegê-las dos animais selvagens (Amós 3:12), procurá-las quando ficam desgarradas (Mt 18:12), para conduzir o rebanho para fora do aprisco todos os dias e trazê-las de volta ao final do dia (Jo 10:2-4).
A analogia do pastor e do rebanho encontra a sua mais rica expressão no Salmo 23, Ezequiel 34 e João 10.
Características do Pastor nos tempos bíblicos
Deus foi o Pastor de Israel (Salmo 80:1). Quando pastores infiéis falharam com Israel, Deus interveio e nomeou seu servo Davi como um pastor fiel para eles.
As imagens do Novo Testamento têm um pano de fundo palestino do Antigo. Na economia judaica, o pastor que cuidava de um rebanho de ovelhas ou cabras tinha uma função de responsabilidade.
Grandes rebanhos se levavam de um lugar para o outro e por isso, necessitavam de proteção contra os animais selvagens e ladrões.
Devido ao papel fundamental dos pastores no mundo antigo, a palavra “pastor” se tornou um termo comum para um governante. Por exemplo, os reis da Assíria, da Babilônia e do Egito muitas vezes se citavam como pastores que protegiam seu povo.
O Pastor que viria
Na época de Jeremias, a expressão “pastor” começou a ser usada como um título para a vinda do Messias. O próprio Deus daria provisão para o seu rebanho e prometeu prover pastores fiéis que mostrassem preocupação com o seu povo (Jeremias 3:15; 23:3-4).
No Novo Testamento Cristo refere-se a si mesmo como o Pastor messiânico prometido (João 10:1-30).
Bom, feito essa introdução, veremos agora as características de Jesus como Nosso Pastor e porque devemos nos sentir cuidados como suas ovelhas.
Aqui estão 7 Características na Bíblia de Jesus como Pastor:
1. Jesus é o meu Pastor
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Salmo 23:1
2. Jesus é o bom Pastor
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10:14
3. Jesus é o Pastor compassivo
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
Mateus 9:36
4. Jesus é o Pastor sofredor
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:11
5. Jesus é o grande Pastor
Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas.
Hebreus 13:20
6. Jesus é o Pastor das almas
Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
1 Pedro 2:25
7. Jesus é o Sumo Pastor
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
1 Pedro 5:4
E então, depois de aprender sobre essas características de Nosso Mestre como Pastor, ainda vamos ficar inquietos e preocupados? Portanto, confie que Ele cuidará de tudo e nada faltará!
Leia também: Sermão: Por que o Senhor é o meu Pastor?