O Grande Conflito – Entre o Bem e o Mal
Esboço de pregação sobre o grande conflito, com base em Efésios 6:12. (Apesar do título, não tem nada a ver com Ellen White, nem é exclusivo da iasd). O esboço pode ser usado por todas denominações, pois se trata de batalha espiritual.
Tema: O Grande Conflito – Entre o Bem e o Mal
Texto Base: Efésios 6:12
“Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais”.
Introdução da Pregação:
Queridos irmãos e irmãs, vivemos em um mundo onde o bem e o mal estão constantemente em conflito. Todos os dias somos confrontados com escolhas que refletem essa batalha espiritual.
Hoje, vamos explorar o conceito do Grande Conflito, a luta cósmica entre as forças do bem, representadas por Deus, e as forças do mal, lideradas por Satanás.
I. A Origem do Conflito
O Grande Conflito teve início nos céus, quando Lúcifer, um dos anjos mais brilhantes de Deus, se rebelou contra o Criador. Isaías 14:12-14 e Ezequiel 28:12-17 nos dão um vislumbre desse evento.
Lúcifer, agora conhecido como Satanás, queria usurpar o trono de Deus e ser adorado como Deus. Sua rebelião trouxe a guerra para o céu e ele foi expulso junto com seus seguidores rebeldes, que se tornaram os demônios.
II. A Extensão do Conflito
O Grande Conflito não se limita ao reino espiritual; mas ele se estende ao nosso mundo físico. Desde a queda de Adão e Eva no Jardim do Éden, a humanidade está envolvida nessa batalha espiritual.
Satanás tem como alvo principal a raça humana, buscando desviar-nos do caminho de Deus e levar-nos à rebelião contra Ele. Ele usa enganos, tentações e influências malignas para afastar-nos de Deus.
III. O Papel da Humanidade
Nós, como seres humanos, somos participantes ativos no Grande Conflito. Cada escolha que fazemos, cada atitude que tomamos, tem repercussões espirituais.
No entanto, Deus nos deu o livre-arbítrio para escolher. Ele não nos força a segui-Lo, mas nos convida a fazer escolhas que honrem e glorifiquem Seu nome.
Nossa lealdade passa pelo teste diariamente. Cada vez que escolhemos o bem sobre o mal, estamos do lado de Deus no Grande Conflito.
IV. Nossa Armadura Espiritual
Para resistir ao inimigo e permanecer firmes no conflito espiritual, devemos vestir a armadura de Deus, conforme descrito em Efésios 6:13-17.
Com a verdade, a justiça, a paz, a fé, a salvação e a Palavra de Deus, estamos equipados para enfrentar e vencer as astutas ciladas do diabo.
V. A Vitória de Cristo
Apesar da intensidade do conflito, a vitória final já está assegurada por Cristo. Pois, na cruz, Ele derrotou Satanás e conquistou o pecado e a morte. Colossenses 2:15 declara:
“Despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”.
Jesus é o vencedor supremo e, através dEle, podemos vencer também. Romanos 8:37 nos assegura:
“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou”.
No entanto, o conflito continua até que Cristo retorne para estabelecer Seu reino definitivo e Satanás seja derrotado de uma vez por todas.
Conclusão do sermão:
Irmãos e irmãs, estamos envolvidos em um grande conflito espiritual, mas não estamos sozinhos. Deus está conosco, e em Cristo, temos a vitória assegurada.
Vamos então nos revestir da armadura de Deus, confiando no poder do Espírito Santo para resistir ao inimigo e permanecer firmes na fé.
E que nossa vida seja um testemunho da vitória em Cristo sobre as forças das trevas, para a glória de Deus e para a salvação daqueles que estão perdidos. Amém.
Se gostou, então confira mais sermões prontos.
Amei esta mensagem vou pregar para os ímpios se converterem a Deus obrigado vocês são bencao
Amei esta mensagem vou pregar para os ímpios se converter a Deus glória a Deus obrigado você s são benção
kkk… GOSTEI DESSA. NAO TEM NADA A VER COM ELLEN G WHITE
Conflito nos foi revelado por Deus através das escrituras, independente da denominação religiosa a mensagem será a mesma pois a fonte é uma só, a Bíblia. Obrigada pelo texto.