O Poder de Deus em Meio à Oposição – Pregação em Êxodo 7

Se você está buscando uma mensagem inspiradora sobre o poder de Deus em meio às oposições que enfrentamos, este esboço de pregação expositiva em Êxodo 7 é perfeito para você. Neste texto bíblico, podemos aprender lições valiosas sobre como Deus nos fortalece e nos capacita a vencer todas as adversidades.

Tema: O Poder de Deus Manifestado em Meio à Oposição

Texto base do sermão: Êxodo 7

Introdução:

No livro de Êxodo, encontramos a história da libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. E nessa jornada, Deus se revela de maneira poderosa e sobrenatural.

Hoje, vamos refletir sobre o capítulo 7, que nos mostra como Deus manifestou seu poder em meio à oposição.

I. O Chamado de Deus a Moisés (Êxodo 7:1-2)

• Deus escolhe Moisés para ser o líder do povo de Israel e o encarrega de liderar a libertação dos hebreus da escravidão no Egito.
  • Moisés recebe de Deus a autoridade e o poder necessários para cumprir essa missão.

II. A Oposição de Faraó (Êxodo 7:3-5)

• Deus antecipa a resistência de Faraó e, por isso, envia pragas sobre o Egito para mostrar o seu poder e convencer o rei a liberar o povo de Israel.
  • Faraó se recusa a libertar o povo de Israel e se coloca em oposição direta ao plano de Deus.

III. As Pragas como Manifestação do Poder de Deus (Êxodo 7:14-24)

• Deus envia pragas sobre o Egito para mostrar seu poder e pressionar Faraó a liberar o povo de Israel.
  • Cada praga é uma demonstração do poder sobrenatural de Deus sobre a natureza e a vida no Egito.
  • Ainda assim, Faraó se mantém em oposição e não cede à vontade de Deus.

IV. A Necessidade de Confiança em Deus em Meio à Oposição (Êxodo 7:13)

• Moisés e Arão, líderes escolhidos por Deus para liderar a libertação do povo de Israel, enfrentaram muitas dificuldades e oposição.
  • Em meio a essa oposição, eles confiaram no poder de Deus e na sua capacidade de cumprir a missão que lhes foi dada.
  • Da mesma forma, nós também precisamos confiar em Deus em meio às adversidades e oposições que enfrentamos em nossas vidas.

Conclusão:

A história de Êxodo 7 nos mostra que Deus é capaz de manifestar seu poder em meio às dificuldades e oposições que enfrentamos em nossas vidas.

Ele nos chama a confiar nele e a ter coragem para seguir o seu plano, mesmo quando enfrentamos dificuldades e oposições.

Dicas para pregar este sermão em Êxodo 7

1. Conheça o contexto: Antes de pregar sobre Êxodo 7, é importante ter uma compreensão completa do contexto geral do livro de Êxodo e da história da libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. Familiarize-se com os personagens envolvidos, as pragas que Deus enviou ao Egito e o papel de Moisés e Aarão nesse processo.

2. Estude cuidadosamente o texto: Leia e releia o capítulo 7 de Êxodo, prestando atenção aos detalhes e nuances. Faça anotações e destaque palavras-chave que ajudarão a desenvolver a sua mensagem.

3. Entenda a mensagem principal: O objetivo do sermão deve ser apresentar a mensagem principal do capítulo 7 de Êxodo. Neste caso, a mensagem é que Deus é poderoso e soberano, e Ele pode fazer milagres para libertar o Seu povo.

4. Seja aplicável: O sermão deve ser aplicável à vida das pessoas. Mostre como a mensagem de Êxodo 7 pode ser aplicada em situações cotidianas e como as pessoas podem confiar em Deus em momentos difíceis.

5. Ore: Antes e depois de pregar, ore para que Deus lhe dê sabedoria e discernimento para comunicar Sua mensagem de forma clara e poderosa. A oração também ajuda a lembrar que é Deus quem está no controle e que Ele é quem fará a obra em cada coração.

Gostou deste sermão em Êxodo 7? Então veja mais temas de pregações: