A Aliança de Deus com seu povo – Pregação em Êxodo 24

Se você está buscando um esboço para uma pregação expositiva, o capítulo 24 de Êxodo é um excelente texto para estudar. Este capítulo narra um momento importante na história de Israel, quando Deus estabeleceu uma aliança com o povo escolhido. Neste esboço, você encontrará os principais tópicos para uma pregação baseada em Êxodo 24, incluindo o contexto histórico, o significado da aliança, a importância do sangue e a necessidade de obediência.

Título: A Aliança de Deus com seu povo

Texto desta pregação: Êxodo 24

Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.

(Êxodo 24)

Introdução:

Nesta pregação, iremos estudar o capítulo 24 do livro de Êxodo, que nos traz uma narrativa importante da história de Israel: a Aliança de Deus com o seu povo.

Veremos como essa aliança se estabeleceu, o que ela representa e qual é a sua importância para nós, como cristãos.

Contexto de Êxodo 24:

O contexto de Êxodo 24 é a ratificação da aliança entre Deus e o povo de Israel, após a entrega da Lei no Monte Sinai.

O capítulo descreve a cerimônia em que Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta dos anciãos de Israel sobem o monte para adorar a Deus.

Eles veem a glória de Deus e comem e bebem juntos diante de Deus. Depois, Moisés sobe sozinho para receber as tábuas de pedra com os mandamentos da Lei.

I. O convite divino para a aliança (Êxodo 24:1-2)

• O convite de Deus para subir ao monte Sinai
  • O convite para um compromisso de fidelidade
  • A resposta do povo: “faremos tudo o que o Senhor disse”

II. A celebração da aliança (Êxodo 24:3-8)

• Moisés conta ao povo as palavras do Senhor
  • O povo se compromete novamente a obedecer a Deus
  • O povo reconhece a aliança e a aceita

III. A visão da glória de Deus (Êxodo 24:9-11)

• Moisés, Arão e os líderes de Israel sobem ao monte Sinai
  • Eles têm uma visão da glória de Deus
  • A presença divina é comparada a uma pedra de safira

IV. A importância da aliança para nós (Êxodo 24:12-18)

• A aliança nos mostra o caráter de Deus
  • A aliança é uma expressão do amor de Deus por seu povo
  • A aliança nos chama à fidelidade e obediência a Deus

Conclusão desta Pregação em Êxodo 24:

A Aliança de Deus com o seu povo é uma das mais importantes histórias da Bíblia. Ela nos mostra a natureza amorosa e fiel de Deus, que se compromete com o seu povo e os chama à obediência e fidelidade.

Que possamos seguir o exemplo dos israelitas e aceitar a aliança de Deus em nossas vidas, comprometendo-nos a obedecer e a servi-lo em tudo.

Dicas para pregar este sermão em Êxodo 24

1. Explique o contexto: Antes de entrar nas lições do capítulo 24 de Êxodo, é importante que você explique o contexto. O livro de Êxodo é a história da libertação dos filhos de Israel do Egito e sua jornada para a Terra Prometida. O capítulo 24 descreve a ratificação da aliança entre Deus e os israelitas no Monte Sinai.

2. Destaque a importância da aliança: A aliança era um acordo solene entre Deus e os israelitas, em que Deus se comprometia a abençoar e proteger os israelitas, e os israelitas se comprometiam a seguir os mandamentos de Deus. A aliança é uma parte fundamental da história bíblica e é importante destacar a importância dela na pregação.

3. Destaque a presença de Deus: No final do capítulo 24, a presença de Deus é descrita em termos vívidos. É importante destacar a importância da presença de Deus na vida dos crentes e como ela pode ser experimentada por meio da oração e da adoração.

4. Encerre com uma mensagem de compromisso: Após a ratificação da aliança, os israelitas se comprometeram a seguir os mandamentos de Deus. Na conclusão da pregação, encoraje seus ouvintes a fazerem o mesmo compromisso em suas próprias vidas e a seguirem fielmente a Deus.

Gostou deste esboço em Êxodo 24, então veja mais temas aqui: