Quem foi Abiú, irmão de Nadabe: Fogo estranho, erros e pecado
Hoje, você vai conhecer quem foi Abiú na bíblia e como ele e seu irmão desagradaram a Deus.
O nome dele aparece pela primeira vez em Êxodo 6:23 como filho de Arão, irmão de Moisés e irmão de Nadabe.
E Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naasson; e ela deu-lhe Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Êxodo 6:23
Naquele tempo, Deus escolheu ele e seu irmão para serem sacerdotes do Tabernáculo que o povo construiu para adorar a Deus no deserto.
O seu nome em hebraico significa “meu pai é Deus”, e reflete sua devoção a Deus.
O contexto histórico em que Abiú aparece na Bíblia é a narrativa da saída dos israelitas do Egito, liderada por Moisés. Depois de deixarem o Egito, eles vagaram pelo deserto por muitos anos, guiados por Deus e pelos líderes que Ele escolheu.
Durante esse tempo, Deus deu instruções específicas sobre como o seu povo deveria adorá-lo e servi-lo. Encontramos essas instruções no livro de Levítico, pois ali estão as regras para que o seu povo tenha um relacionamento com Ele.
A bíblia menciona ele e seu irmão Nadabe em Êxodo 24:1, quando Moisés os leva com setenta anciãos de Israel para subir o monte Sinai e adorar a Deus.
DEPOIS disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.
Êxodo 24:1
Qual foi o pecado de Abiú e seu irmão Nadabe?
A história envolvendo este personagem ocorre em Levítico 10:1-2, onde ele e seu irmão ofereceram fogo estranho ao Senhor.
1 E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. 2 Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
Levítico 10:1-2
Vale lembrar que, o fogo estranho era uma oferenda que Deus não ordenou, portanto, não era aceitável para Ele. Como resultado, Deus os atingiu com fogo e eles morreram instantaneamente.
Embora o pecado deles possa parecer pequeno e insignificante, tinha implicações muito graves. Eles não apenas desobedeceram a Deus, mas também desrespeitaram a santidade do Tabernáculo e o papel que Deus havia designado para eles como sacerdotes.
Daí, sua punição foi uma lembrança para todos os outros sacerdotes e para todo o povo de Israel de que Deus é santo e para adorá-lo precisa seguir as suas instruções.
As regras do sacerdócio eram severas, pois eles eram exemplo para o povo. Por exemplo, Arão, o pai deles, não podia lamentar a morte de seus filhos publicamente, mas em vez disso, deveriam se concentrar em suas próprias responsabilidades como sacerdote e líder de Israel.
Em Levítico 10:6 Moisés diz a seu irmão e a seus dois sobrinhos que não deveriam demonstrar a sua dor pela morte de seus parentes, pois eram sacerdotes.
E Moisés disse a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande indignação sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o SENHOR acendeu.
Levítico 10:6
É possível encontrar essas instruções no capítulo 21: 10-12, sobre as Leis para os sacerdotes, que destaca a necessidade de tudo o que se ofertar a Deus deve ser perfeito. Logo, se lamentar e rasgar as vestes conforme o costume do povo, não era perfeito.
Os erros de Nadabe e Abiú
- Erraram ao manusear o incenso e apresentá-lo ao Senhor, uma tarefa reservada ao sumo sacerdote, não a eles (Êx 30:7-10).
- Usaram os incensórios errados, em vez do incensório do sumo sacerdote (Êx 40:9).
- Agiram na hora errada, fora do Dia da Expiação (Lv 16:1 ss).
- Agiram sob autoridade errada, sem consultar Moisés, seu pai, ou seguir a Palavra de Deus (Lv 10:1).
- Utilizaram “fogo estranho”, diferente do prescrito por Deus (Lv 10:1).
- Agiram com motivação errada, buscando sua própria glória (Lv 10:3).
- Dependeram de energia errada, possivelmente influenciados pelo álcool (Lv 10:9-10).
- Não mantiveram o padrão de santidade esperado dos sacerdotes, mesmo sendo treinados para servir ao Senhor (Êx 24:1-11).
Após conhecer quem foi Abiú na bíblia, o que podemos aprender com essa história?
Esse relato nos permite lembrar a importância de obedecer a Deus e manter o respeito pela sua santidade.
Devemos observar que, como sacerdotes, Abiú e Nadabe tinham um papel especial de liderança e responsabilidade no Tabernáculo. Logo, eles deveriam cumprir as tarefas seguindo as instruções de Deus. No entanto, eles falharam e sofreram severa punição por isso, ou seja, morreram.
Para nós, o castigo parece exagerado, mas para aquele contexto, era pertinente, pois o povo estava aprendendo como servir ao Deus de Israel.
Eles precisavam diferenciar os deuses do Egito do Deus de seus pais. Em outras palavras, eles teriam que aprender que o Senhor sonda os corações, por isso, tudo vê.
Além disso, seguir as suas instruções garantiria a vitória sobre seus inimigos e a obtenção de respostas em suas petições.
Isso significa que não dependeriam do seu próprio conhecimento e entendimento, mas teriam um coração voltado para buscar e honrar a Deus. Esse relato, portanto, nos mostra que não devemos levar a palavra de Deus com pouca importância, mas segui-la conforme as instruções do Senhor.
E aí, gostou deste estudo sobre Abiú? Então confira mais temas: