Hofni e Finéias: Os dois filhos do Sacerdote Eli

Em 1 Samuel 1:3 temos o primeiro registro, sobre Hofni e Finéias, os quais eram os filhos do Sacerdote Eli. Eles também eram sacerdotes do Senhor, mas não faziam a vontade de Deus.

Vamos ver um duro relato sobre o sacerdócio dos mesmos. Pois naquela época, havia uma maneira particular de se fazer um sacrifício. Eles porém estavam conduzindo com total desleixo, algo tão Santo e puro.

Hofni e Finéias, foram considerados como filhos de Belial, ou seja, filhos do diabo. Pois desprezavam a oferta do Senhor.

Significado de Hofni e Finéias

De acordo com o site jewishvirtuallibrary, Hofni e Finéias signifoca (heb. חָפְנִי, egípcio ḥfn ( r ), “girino”; heb. פִּנְחָס, egípcio pi-nḥsy , “o de pele escura”).

Qual foi o pecado de Hofni e Finéias?

“Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão; E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.” (1 Samuel 2:13-14)

Os filhos de Eli não seguiram o protocolo. Antes que a gordura fosse queimada, os servos de Hofni e Finéias iam até as pessoas e pediam sua carne para assar. Eles não esperavam o momento do sacrifício. Se as pessoas não quisessem obedecer seus homens ameaçavam com força aqueles que faziam sacrifícios.

A maneira como Hofni e Finéias estavam agindo não agradava nem um pouco a Deus. Eles conheciam as regras do sacrifício e como isso deveria ser feito, mas não se importavam com as regras de Deus ou como os sacerdotes deveriam se comportar. Eles estavam vivendo o momento e não perceberam como suas ações afetariam aqueles ao seu redor e depois deles.

Eli era velho e ouviu falar do que seus filhos estavam fazendo. Hofni e Finéias também estavam tendo relações com as mulheres que serviam na porta do tabernáculo da congregação. 

Ninguém precisa ser um estudante de seminário para saber que isso estava extremamente errado.

“E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR. Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar.” (1 Samuel 2:23-25)

O julgamento de Deus contra a casa de Eli

A casa de Eli, como vemos em 1 Samuel 2: 27-36 era uma casa escolhida por Deus para o sacerdócio, desde o Egito, para oferecer sobre o altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante o senhor. Porém Eli, pisou o sacríficio e a oferta de alimentos, dando mais honra aos seus filhos do que a Deus.

Por isso, agora o julgamento de Deus recaí sobre a casa do Sacerdote Eli.

“E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia.” (1 Samuel 2:34)

Samuel, morava com o Sacerdote Eli, e Deus visita Samuel em uma noite e lhe revela tudo que havia de acontecer com a casa de eli. Samuel, ainda um menino, porém ele era temente a Deus.

Ao amanhecer, Eli pede para que Samuel lhe conte tudo o que o Senhor lhe havia falado, e após saber tais palavras, Eli tem certeza que o julgamento é chegado contra a sua casa.

No capítulo 4, já vamos ver a profecia se cumprindo contra a casa de Eli.

“Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.” (1 Samuel 4:10-11)

Eli estava com a idade de 98 anos, já com seus olhos escurecidos que não podia ver. Temendo em seu coração o que aconteceria com a arca da aliança, ao qual representava a presença de Deus.

Eli, pergunta ao homem que vem trazer a notícia: Que coisa sucedeu, filho meu?

Poré, quando ele ouve a notícia, que seus filhos haviam morrido e arca de Deus tomada, ele cai da cadeira e morre.

“E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos.” (1 Samuel 4:18)

A mulher de Finéias estava grávida e prestes a dar à luz. Quando ela ouviu sobre a arca sendo levada, seu sogro morrendo e seu marido sendo morto, ela entrou em trabalho de parto. Porém, ela também morreu logo após seu filho ter nascido. O bebê nascido foi chamado de Icabô, que significa, foi-se a glória de Deus.

Havia outras pessoas chamadas Finéias na Bíblia?

Anteriormente na Bíblia, logo após o Êxodo, vemos a menção de outro Finéias (Êxodo 6:25).

Este Finéias é neto de Arão, irmão de Moisés. 

Em Números 25:7, Finéias ganha notoriedade. Neste momento, Israel estava lutando contra a idolatria. A ira de Deus havia se acendindo contra eles. Pois, um dos filhos de Israel trouxe uma mulher midianita para sua tribo para fins sexuais.

finéias entrou em ação. Ele matou o homem e a mulher. Aparentemente, isso rendeu a Israel alguns pontos de positivos perante o senhor. 

Muitas vezes, mulheres de fora da tribo de Israel eram trazidas e, por meio desses relacionamentos, acabavam introduzindo a adoração pagã.

Deus disse a Moisés em Números 25:11:

“Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.”

5 lições importantes que aprendemos entre a obediência e a desobediência:

1. Procure impressionar a Deus em vez do homem

Deus quer nosso respeito e admiração mais do que temos pelos outros. Ele quer isso acima de um pai, filho, cônjuge, governo, emprego ou qualquer outra coisa. Vemos anteriormente que sua ira se acendeu contra Eli porque ele permitiu que seus filhos desrespeitassem o sacerdócio apenas para permanecer em seu favor ou manter um relacionamento com eles.

2. Seja Zeloso por Deus 

Deus ama as pessoas que zelam pela sua Palavra. Que conhece Suas leis. É destemido para ensinar aos outros os caminhos de Deus. Que leva a sério seu relacionamento com Ele.

3. Evite a idolatria

Em Números 25, Israel estava em uma situação ruim. Deus os libertou de 400 anos de escravidão, e eles estavam seguindo todo e qualquer tipo de caminho. Muitos adoravam deuses-ídolos porque se apegaram a mulheres que não eram israelitas.

4. Alguém precisa saber o que fazer se a ira de Deus for acesa

Alguém precisa saber como se arrepender, jejuar, orar e se afastar do pecado.

5. Conheça as leis e os mandamentos de Deus

Estude para mostrar-se aprovado a Deus (2 Timóteo 2:15).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress