Samuel: 4 lições sobre ser chamado pelo nome

A história de Samuel vivifica a nossa fé e tem muito a nos ensinar. Pois, podemos ver que Deus cumpriu sua promessa e ainda realizou muito além do que Ana pediu em oração. 

Na bíblia, podemos encontrar em 1 Samuel a partir do capítulo primeiro, a trajetória desse menino que ouviu a voz de Deus ainda criança. Sua caminhada nesta terra nos mostra o quanto Deus trabalha na vida daqueles que obedecem e estão dispostos a ouvir Sua voz.

Samuel: O cumprimento da promessa

Samuel era filho de Ana e Elcana. Ele foi fruto de muitas orações e lágrimas de uma mãe estéril, que ao pedir um filho, prometeu a Deus que entregaria a criança para crescer na casa do Senhor.

Deus cumpriu com sua parte e Ana também cumpriu com a dela. Samuel foi entregue ainda muito pequeno a Eli, o sacerdote. Essa entrega transformou a vida daquele povo e impacta nossas vidas até hoje. 

O propósito de Samuel começou a fazer sentido quando ele ouviu a voz de Deus chamando seu nome. Aprenda com essas 4 lições que destacamos sobre Deus ter chamado Samuel pelo nome.

1 – Ele te conhece pelo nome

Deus é o criador de tudo que há na terra e ainda assim, sabe com exatidão o nome de cada um dos seus filhos. 

Ele sabe quais são suas necessidades e não ouse pensar que Ele não te vê quando está clamando baixinho em meio a uma multidão.

Deus está contigo a todo o momento e assim como Samuel, Deus tem uma história para você que já estava no coração dEle antes mesmo de você ser gerado. Ele te conhece, não esqueça disso.

2 – Ele te chama para algo

Deus tem um propósito na sua vida e da mesma maneira que Samuel estava atento quando ouviu a voz de Deus, você também precisa estar.

Deus chamou Samuel ainda muito novo e ele prontamente ouviu o que Deus tinha para dizer.

Você está preparado para ouvir o que Deus quer de você? Ele te chama para viver a boa e perfeita vontade dEle, que sempre será melhor do que as nossas escolhas.  

Samuel: O profeta reconhecido

Aquela criança que ouviu a voz do Senhor, cresceu em sabedoria e na presença de Deus. Quando adulto tornou-se um dos maiores profetas do Antigo Testamento, conhecido por seus feitos através do agir de Deus em sua vida. 

3 – Você será conhecido como alguém que Deus usa

Samuel falava com Deus e era admirado por ser voz do Senhor na terra. E tudo que Deus falava através de Samuel, acontecia.

Que você possa sentir o mesmo desejo, de ser usado por Deus para ajudar outras pessoas a conhecerem o amor de Cristo.

Para isso, você deve, assim como Samuel, sempre buscar mais da presença de Deus. Dessa maneira, as pessoas vão olhar para você e verão primeiro alguém que Deus usa.

4 – Sua vida é para a glória de Deus

A vida de Samuel glorificou a Deus de muitas maneiras, tudo que ele fazia ecoava entre os povos. Mas ele não era conhecido como o Samuel filho da Ana, ele era chamado de profeta de Deus. 

Ele realizou sua missão com sucesso, pois o nome do Senhor chegava primeiro que o dele.  

Todas as nossas atitudes e escolhas devem engrandecer o nome de Deus, pois o nosso fôlego de vida é uma prova do poder dEle. 

Lembre-se que as pessoas ao nosso redor têm nossa vida como testemunho. Então seja obediente e sensível a voz do Senhor para que Ele possa te guiar por caminhos de paz e sua vida seja um exemplo de mudança.

Por fim, é essencial entender que você é único, que Deus tem muitos planos na sua vida, que você será reconhecido pelo poder de Deus e que sua vida deve glorificar aquEle que te ama sem medidas e sem explicações.

Que você possa buscar a presença de Deus cada dia mais.

Vitória Lemos

Vitória Lemos é uma sonhadora cativa nas palavras, Tia rica de risadas e ideias do Ministério Infantil, dedicada aos dons e talentos e serva fiel do Reino na @adtcmutirao.
Botão Voltar ao topo