10 lições poderosas da pesca maravilhosa

A pesca maravilhosa registrada em Lucas 5:1-11 nos ensina muitas lições poderosas. Eu quero compartilhar 10 ensinamentos baseado neste texto bíblico que servem como estudo e esboço de pregação.

1. As pessoas querem ouvir a palavra de Deus (Lucas 5:1)

“E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;”

Jesus tinha Palavra e, por isso, estava rodeado pela multidão. As pessoas têm fome da genuína Palavra de Deus, e Jesus alimentava aqueles que vinham até Ele em busca de uma mensagem do céu.

Infelizmente, vivemos em dias nos quais as pessoas ouvem de tudo, menos a Palavra. Muitos pregadores não têm uma mensagem de Deus para alimentar a igreja.

Temos muitos animadores de plateia e poucos profetas de Deus. Temos muitos “coach gospel” e poucos “João Batistas”.

Jargões, frases de efeito, gritos sem unção, piadas, histórias, palavras complicadas, imitações… E onde está a Palavra de Deus?

Mas será que somente esses pregadores são culpados? E os pastores que os convidam? E as pessoas que dão audiência para eles?

Aquele que prega, pregue a Palavra de Deus. Aquele que ouve, busque pela Palavra e não corra atrás de “profetadas”. É a Palavra que te sustenta espiritualmente.

2. Jesus te vê (Lucas 5:2a)

“E viu estar dois barcos junto à praia do lago;”

Nada foge da visão de Deus. Seus olhos estão em todos os lugares comtemplando tudo que acontece.

Embora Jesus estava pregando, ele viu os pescadores quando desceram e lavavam as redes. Ele não só via, mas sabia o que estavam passando.

Jesus te vê. Se alegre por isso. Ele não vê como o homem vê. Ele vê no mais profundo de seu coração. E mais que isso, ele te viu antes mesmo de nascer e te vê no futuro. Esta é a segunda lição da pesca maravilhosa.

3. Expectativas terrenas nos frustram (Lucas 5:2b)

“e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.”

Imagine pescadores experientes, acostumados a sair para pescar e voltar com resultados animadores. Agora, imagine esses mesmos pescadores, indo para a pesca cheios de expectativas e metas, voltarem frustrados porque não pescaram nada.

Não foi nada fácil. Certamente tinham compromissos financeiros. Afinal, eles sobreviviam da pesca e o resultado daquela noite foi decepcionante.

A vida é assim. Algum dia ou outro as coisas podem não sair como planejamos. No entanto, temos um Deus que está no controle de todas as coisas.

4. Não despreze as oportunidades (Lucas 5:3a)

“E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra;”

Simão (Pedro) teve uma noite decepcionante, estava desanimado e de repente, alguém pede seu barco emprestado para pregar. Imagine o que passou na cabeça dele.

Mas, isso não aconteceu por acaso. O Deus que tudo vê, estava dando uma oportunidade para Pedro. E ele deu o primeiro passo, permitindo que Jesus entrasse e usasse seu barco.

Existem coisas que Deus permite em nossas vidas que pensamos que é para pior. Ao contrário disso, Deus cria uma oportunidade para nos abençoar.

Fica mais esta poderosa lição da pesca maravilhosa, não despreze as oportunidades!

5. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Lucas 5:3b)

” e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.”

Pedro, certamente ouvia atentamente cada palavra de Jesus pronunciada de cima de seu barco. Afinal, as palavras de Jesus fazem arder o coração (Lucas 24:32).

As palavras de Jesus aproximavam as pessoas de Deus. E, provavelmente, o coração de Pedro estava se abrindo para as verdades divinas ensinadas pelo Mestre da Galiléia.

João Flavel disse que “Uma palavra de Deus pode fazer mais do que dez mil palavras de homens para aliviar uma alma angustiada.”

Se a nossa mente estiver cheia da Palavra de Deus, ela não poderá ficar cheia de pensamentos impuros.

6. Sobre a palavra de Jesus, “lance a rede” (Lucas 5:4-5)

“E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.”

Após ouvir a palavra de Deus é preciso colocar em prática. Não podemos ser apenas ouvinte, mas praticantes (Tiago 1:22-25).

Pedro passou no teste. Mesmo sem entender de início, ele escolhe obedecer a ordem de Jesus “mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.”

Da mesma forma, Jesus pode te provar. Talvez algum dia após você ouvir uma pregação na igreja. Escolha obedecer colocando em prática sua palavra.

7. Jesus pode te surpreender (Lucas 5:6)

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.”

Para aqueles que não haviam pescado nada a noite inteira, ver as redes quase rasgando de tantos peixes era surpreendente.

Jesus estava ensinando aqueles pescadores que quem confia em Sua palavra nunca se decepciona. O sucesso é certo.

Na palavra, na experiência, no conhecimento humano, as coisas podem dar errado, mas na palavra de Deus, a vitória é certa.

8. Sua obediência pode impactar outras pessoas (Lucas 5:7)

“E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.”

A experiência de Pedro com Jesus beneficiou seus companheiros. Pedro e seus companheiros chamaram outros para ajudá-los, e ambos os barcos ficaram cheios.

Nesta lição, aprendemos sobre a importância de manter bons relacionamentos com todos, pois nunca sabemos quando podemos precisar deles.

Além disso, aprendemos que quando Deus nos abençoa, não podemos esquecer daqueles que nos ajudaram. Devemos compartilhar as bênçãos de Deus com eles.

9. É preciso reconhecer a maravilha de Deus (Lucas 5:8-9)

“E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.”

O milagre de Jesus fez com que Pedro sentisse seus pecados. Isaías, quando viu a glória de Deus, disse: “Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Isaías 6:5).

O impacto da santidade de Deus deve mexer conosco. Se você sente muito forte a presença de Deus, não tem como ficar indiferente. A primeira reação é reconhecer que é um pecador. E a segunda, é se lançar aos pés de Jesus.

10. A experiência nos leva a deixar tudo para segui-lo (Lucas 5:10-11)

“E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.”

Além da experiência nos impactar levando ao reconhecimento de nossos pecados e a adoração, ela gera mudança.

Diante do chamado de Jesus, Pedro deixou tudo para seguir o Mestre. Ele reconheceu que nada tinha mais valor nesta vida do que fazer a vontade de Deus.

Mateus registra essa experiência da seguinte forma:

“E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” – Mateus 4:18-19

Aprendemos muitas lições sobre a pesca maravilhosa. E a última lição é: Priorize Jesus em sua vida! Ele deve ocupar o primeiro lugar. Dê tudo para Ele e você terá tudo Dele!

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo