12 Princípios cristãos para ensinar aos seus Netos

Na correria desenfreada do dia a dia, muitas mães precisam sair para trabalhar fora, pois são poucas que tem o privilégio de ser mães em tempo integral. Contudo, elas confiam em deixar seus pequenos filhos, aos cuidados de suas vovós, pois sabem que no coraçãozinho de seus filhos será plantado os princípios cristãos.

As avós com isso, tem uma responsabilidade não somente de cuidar de seus netos, lhe contar histórias, deixando lhe memórias; mas, com toda certeza, elas tem um papel de suma importância, que é ensinar os seus netos, os príncipios cristãos.

Portanto, considere comigo os 12 Princípios cristãos para ensinar aos seus Netos.

1. Princípio cristão para ensinar aos seus netos é a Autenticidade

Assim, pelos seus frutos os reconhecereis”. (Mateus 7:20)

O cristianismo tem tudo a ver com engajar-se no processo imperfeito e honesto de se tornar mais como Jesus. Não se trata de perfeição. 

Ensine aos seus netos, quando testemunhar a demonstração de autenticidade humilde, sincera e centrada no Evangelho em suas vidas. Precisamos ser cristãos verdadeiros, autênticos, sinceros; se você ensinar esse princípio para seus netos, com certeza, você não só estará ensinando, mas moldando o caráter deles.

2. Compaixão

Finalmente, todos vocês, tenham a mesma opinião, sejam solidários, amem uns aos outros, sejam compassivos e humildes”. (1 Pedro 3:8)

A compaixão alude à consideração e à simpatia, mas é muito mais profunda. Compaixão significa “sofrer com”. 

Elogie seus netos por reconhecerem o sofrimento dos outros e agirem para ajudar. Essa característica de Cristo pode ser evidenciada em suas perguntas ponderadas, lágrimas ou tentativas de ajudar.

3. Cortesia

Então, em tudo, faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você, pois isso resume a Lei e os Profetas”. (Mateus 7:12)

Esse é um dos Princípios cristãos para ensinar aos Netos, com toda certeza. Pois, a cortesia fala de boas maneiras sociais e conduta educada. Coisas que muitos parecem pensar que se tornaram tão extintas nos dias atuais.

Quando você notar, portanto, seus netos segurando uma porta para outra pessoa, indo em último na fila, adiando para outra pessoa ou dizendo “por favor” e “obrigado”, ofereça uma palavra de afirmação. Algo tão simples como: “Percebo que Deus está ajudando você a se tornar mais cortês à medida que cresce”.

4. Perdão

Livre-se de toda amargura, raiva e raiva, brigas e calúnias, junto com toda forma de malícia. Sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-vos uns aos outros, assim como Deus vos perdoou em Cristo”. (Efésios 4:31-32)

Estendendo misericórdia a todo pecador que confessa seu pecado e confia nEle, Jesus é a pessoa mais perdoadora que existe. Ele também nos instrui a perdoar como fomos perdoados.

Quando você contemplar seus netos, oferecendo perdão e estendendo graça a outros, elogie-os por esta obra de Cristo que você vê neles.

5. Generosidade

Lembre-se disso: quem semeia com moderação também colherá com moderação, e quem semeia com fartura também colherá com fartura. Cada um de vocês deve dar o que decidiu em seu coração dar, não com relutância ou sob compulsão, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para abençoá-lo abundantemente, para que em todas as coisas, em todos os momentos, tendo tudo o que você precisa, você abunde em toda boa obra”. (2 Coríntios 9:6-8)

Jesus compartilha tudo o que tem, não retendo nada para Si mesmo.

Nossos netos demonstram generosidade quando dão aos outros de forma sacrificial. É mais do que dinheiro, pois é alegremente compartilhar o que eles têm. 

Cada vez que seu neto compartilhar uma caixa de doces, der o dinheiro em seu cofrinho para um esforço missionário ou servir em uma despensa de alimentos, elogie-o por se parecer cada vez mais com Cristo.

6. Gratidão

E tudo o que fizerem, seja em palavras ou ações, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. (Colossenses 3:17)

A gratidão é a expressão do nosso agradecimento e louvor, e é uma oferta preciosa aos olhos de nosso Deus.

Em uma criança muito pequena, a expressão pode vir na forma de risadinhas e olhos cintilantes, por exemplo, já as crianças mais velhas podem expressar sua gratidão na forma de palavras faladas ou escritas. 

Portanto, à medida que seus netos crescem em sua atenção ao presente e sua apreciação pelo doador, afirme essa demonstração de caráter semelhante ao de Cristo neles.

7. Integridade

A integridade dos justos os guia, mas os infiéis são destruídos por sua duplicidade”. (Provérbios 11:3)

Integridade é a adesão aos princípios morais e éticos. Esse princípio semelhante a Cristo é fundamental para o verdadeiro caráter. É exibido na honestidade, sinceridade e genuinidade de uma pessoa e, com o tempo, produzirá honra, verdade e confiabilidade.

Afirmações simples como, por exemplo: “Eu vejo a característica de integridade de Cristo brilhando através de você quando você…” ou “Eu quero ser como você da maneira que você mostrou tal integridade quando…”, irão promover a semelhança de Cristo em seus netos.

8. Bondade

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”. (Colossenses 3:12)

Ser atencioso, gentil, útil. Pois aquele que mostra bondade para com os outros é motivado pelo amor. 

Contudo, eles desejam ajudar os outros e expressar boa vontade. Sendo assim, uma alma bondosa tem uma abordagem terna em relação às fraquezas e limitações dos outros. Pois, suas palavras e ações são destinadas ao benefício dos outros.

Tal princípio cristão quando ensinado na vida de nossos netos é digna de elogios.

9. Obediência

Pois assim como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores, assim também pela obediência de um só muitos serão feitos justos”. (Romanos 5:19)

Contudo, ensinamos nossos filhos e agora gostamos de vê-los ensinar nossos netos que obedecer significa fazê-lo pela primeira vez com um coração feliz. Nenhum revirar de olhos, suspiros profundos ou resignação relutante está sempre presente em um verdadeiro ato de obediência.

Quando você “pegar” seus netos não obedecendo, no verdadeiro sentido da palavra, não fique triste, mais reserve um tempo, para ensinar-lhes, sobre a verdadeira obediência. 

Que tal: “Fico feliz quando…” ou “Sei que alegra o coração de Deus quando…?”

10. Respeito

Seja dedicado um ao outro no amor. Honrem-se uns aos outros acima de si mesmos”. (Romanos 12:10)

Respeito e honra andam de mãos dadas.

Honrar alguém significa “dar-lhe peso”. A honra geralmente é concedida com base na posição, status, riqueza ou caráter e é demonstrada pelo nosso respeito.

Respeito é uma forma de pensar em alguém, pois ele é um sentimento positivo de admiração, manifesta-se na forma como tratamos os outros publicamente.

Seus netos exibem este princípio cristão de respeito, por exemplo, olhando os outros nos olhos, desligando o telefone na presença deles, agradecendo a alguém que investiu neles ou sentando-se ao lado de alguém que está sentado sozinho.

Esses atos e outros semelhantes são certamente dignos de elogios.

11. Responsabilidade

“Agora minha alma está perturbada, e o que devo dizer? ‘Pai, salve-me desta hora’? Não, foi por isso mesmo que vim a esta hora”. (João 12:27)

Diante de uma tarefa além de nossa capacidade de compreensão, Jesus resolveu levá-la até o fim. Sempre fiel mesmo à custa de grande sacrifício, contudo, nosso Senhor é o nosso exemplo supremo.

Seus netos demonstram essa característica de Cristo? Por exemplo, você já os viu realizando tarefas designadas da melhor maneira possível, e ou, sendo fiéis às suas responsabilidades, mantendo sua palavra ou completando tarefas mesmo quando seria mais conveniente não fazê-lo?

Portanto, eles devem ser encorajados e afirmados para que, seus atos de consistência, confiabilidade, mostrem respeito aos outros e honrem a Deus. 

12. Veracidade

Portanto, cada um de vocês deve deixar a falsidade e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um só corpo”. (Efésios 4:25)

Às vezes, ser sincero pode exigir coragem, especialmente quando há consequências. Afirme essa característica semelhante a Cristo em seus netos sempre que a vir em exibição. Um padrão de dizer a verdade leva à confiança que outros depositam neles.

A Importância desses Princípios cristãos para ensinar aos Netos

É importante notar que esta lista de 12 Princípios cristãos para ensinar aos seus Netos, não é de forma alguma exaustiva, e sim, gratificante. Pois hoje, vovó, você estará plantando, e com certeza, amanhã estará colhendo os frutos.

Contudo, em seu trabalho de ensinar e nutrir, esteja atento a outras demonstrações de semelhança com Cristo (padrões marcantes de comportamento que refletem o exemplo de Cristo). Ao testemunhar, certifique-se de falar ou escrever suas palavras de afirmação. 

Sendo assim, este é um investimento de maior valor, ensinar os princípios cristãos para seus netos.

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo