10 Dicas valiosas para os avós ensinarem seus netos a orar
Falar sobre avós e netos é até emocionante, a Bíblia mesmo nos mostra o que Deus fala sobre os netos e os avós: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos”, ou seja, os netos são a herança mais preciosa dos avós.
Embora alguns avós pensem que netos são apenas “criaturinhas” para eles mimarem, quando falamos em herança estamos nos referindo a algo de valor, confiados por Deus aos avós.
Contudo, os avós devem ter a responsabilidade de amarem seus netos, mas também de cuidar e zelar da alma deles, ensinando os princípios cristãos com amor, bem como ensiná-los a falarem com o papai do céu através da oração.
À seguir, vamos ver algumas dicas legais e valiosas para os avós cativarem a atenção dos netos e assim ensinarem a orar.
1. Faça uma oração curta e objetiva
Fazer longas orações com crianças, simplesmente não funciona. Visto que as crianças não têm paciência, até mesmo nas brincadeiras, são poucos minutos e elas já mudam para outra. Por esse motivo as orações precisam ser curtas e objetivas.
Vocês avós precisam ter em mente, que é mais eficaz orar somente algumas palavras ou frases simples, porém bem objetivas, do que orar uma oração longa e toda desconectada e sem propósito.
Se o seu tempo de oração for longo e sem foco, seus netos vão considerar a oração como algo temeroso e chato. Faça esse momento valer a pena, fazendo com que fique marcado em vossos corações.
2. Ore com seus netos uma oração verdadeira
A oração não pode ser simplesmente uma reza, ou seja, ficar repetindo palavras ou a mesma oração todos os dias. Ensine seus netos, que a oração é uma conversa com Deus, eles precisam criar um relacionamento com Deus e acreditarem que Deus está lhes ouvindo.
3. Ensine seus netos fazerem pedidos em suas orações
Ensine-os a importância de levarem seus pedidos à Deus, de forma humilde e confiante. Esses pedidos podem ser através de uma conversa simples ou sendo anotados em alguns papéis, até mesmo criarem um caderninho de oração. Todas às vezes em que dobrarem os joelhos, lembrem-se de apresentar a Deus, crendo na resposta.
4. Evite esse momento para dar conselhos ou palestras
A oração é uma conversa com Deus, não um momento para dar conselhos ou palestras. Muitas vezes cometemos o erro de colocar algo na oração, achando que as crianças precisam ouvir, porém, isso pode ser desmotivante.
Se seus netos esperam uma palestra na hora da oração, acredite, eles vão começar a rejeitar esse momento. Portanto, evite dar conselhos ou palestras. Ensine-os a serem humildes e autênticos ao falarem com Deus juntos.
5. Ore as promessas de Deus sobre seu neto
Lembre-se das promessas do Senhor, registradas na bíblia sagrada e ore-as sobre seu neto, declare sobre ele as bênçãos do Senhor, os livramentos do Senhor, que o Senhor os guie por onde quer andar
Orar sobre as promessas de Deus torna as crianças mais conscientes delas. Isso demonstrará como elas são abençoadas por pertencerem a Deus e privilegiadas em terem uma avó ou um avô como você.
6. Ore colocando o nome do seu neto ou de sua neta
Esta é uma das minhas dicas favoritas. Ore personalizando um versículo da Bíblia usando o nome de seu neto ou de sua neta. Orar assim é poderoso e dá um novo significado aos versículos da Bíblia.
Pegue um versículo da Bíblia e insira o nome de seu neto, conforme apropriado, vá parafraseando. Isto é realmente maravilhoso, você e seu neto tomaram posse verdadeiramente das bênçãos de Deus.
7. Ensine a estrutura da oração
Se não tomar cuidado, ele poderá ir direto para a lista de pedidos, esquecendo de agradecer a Deus ou mesmo de dirigir a quem está orando.
Como a oração é um encontro real com uma pessoa real, não devemos agir como se estivesse fazendo um pedido de um catálogo. Ensine-o a organizar a oração para abranger os três “A”.
1. Reconheça com quem você está falando.
2. Reserve um minuto para apreciar o que Deus fez por você.
3. Por último, conte a Deus o que você precisa.
Estabelecer uma estrutura de oração, como esse exemplo de orar os A’s, mantém as orações focadas em Deus, e não em seus pedidos. Ter um formato de oração facilita o acompanhamento das crianças e permite que elas saibam quando entrar na conversa.
8. Tenham um momento de meditação juntos
Muitas vezes pensamos na oração como um momento para falar, mas também é um momento para ouvir e ficar quieto. Na Bíblia há inúmeras referências à quietude e meditação (Salmos 19:14).
Ensine seus netos a ouvirem a voz de Deus através do silêncio, é tão maravilhoso esses momentos. Crie um ambiente aconchegante, para esse momento de meditação e oração.
9. Louve a Deus em cada oração
Ajude seus netos a aprender a louvar a Deus em oração usando suas próprias palavras. Se eles não conseguem pensar em palavras de louvor por conta própria, ajude-os com Salmos, pois louvar a Deus aprofunda a compreensão e a fé de uma criança, acrescentando alegria ao tempo de oração.
10. Ensine-os a agradecerem quando seus pedidos forem respondidos
Muitas vezes, quando Deus responde à nossa oração, esquecemos de agradecer. Portanto, cada vez que eles receberem a resposta de algum pedido escrito no caderninho de oração, ensine-os a anotarem a resposta. Isso irá se tornar algo divertido e com toda certeza a fé deles irá ser fortalecida.