10 versículos bíblicos poderosos para ler para seus netos

As crianças adoram uma histórinha, e na maioria das vezes, elas têm um livro favorito, que gostam de ler repetidamente. Esta é uma ótima maneira de incutir nas crianças, o amor pela leitura.

No entanto, a leitura é uma ótima atividade para os avós e os netos fazerem juntos. Pode ser feito isso de uma maneira aconchegada, onde os netos se beneficiarão do toque físico.

Os avós não precisam gastar muita energia, pois isto, não é fisicamente desgastante. Acima de tudo, ler para seus netos, os ajuda a desenvolver o amor pela leitura, o que criará alegria para a vida toda.

Ao escolher algo para ler para seus netos, vá até o melhor livro de todos, a Bíblia Sagrada, pois com toda certeza, contém as melhores histórias.

A leitura é um bom momento para começar a familiarizar os seus netos, com a verdade bíblica, e assim, plantar sementes do amor de Deus, em seus corações. 

Aqui estão os 10 versículos bíblicos para você, começar a ler para seus netos.

Versículo 1: Amor

“E assim conhecemos e confiamos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor. Quem vive no amor vive em Deus, e Deus neles”. (1 João 4:16)

Um dos primeiros versículos para memorizar que os professores da escola dominical, apresentam a seus alunos é “Deus é amor”. 

Mesmo crianças muito pequenas conseguem citar essas três palavras.

Você não apenas pode ler sobre o amor para seus netos, mas também pode demonstrar amor, todos os dias. Pequenos atos de bondade para com eles não passarão despercebidos. 

Ensine-os a mostrar amor, levando-os com você quando você visita um asilo, leva biscoitos para um vizinho ou entrega uma refeição a alguém. 

Lembre-se, você será um modelo para eles, mostrando o amor de Deus ao próximo.

Versículo 2: Contentamento

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”. (Filipenses 4:12)

O Apóstolo Paulo nos diz que aprendeu a estar contente, não importando as circunstâncias.

Contudo, ler este versículo, lhe dá a oportunidade de discutir com seus netos diferentes situações que às vezes são difíceis de se contentar.

Normalmente, acontece situações dentro da família, em que alguém teve alguma dificuldade em se contentar. Esta, seria uma ótima opção, para ajudar seus netos a ver a diferença entre contentamento e descontentamento.

Para este versículo, pode ser valioso representar algumas situações, para reforçar o conceito de estar contente em qualquer situação em que você esteja.

Versículo 3: Alegria

“Regozijai-vos sempre no Senhor. Eu vou dizer de novo: Alegrai-vos!” (Filipenses 4:4)

Lembre a seus netos que a palavra-chave neste versículo é, sempre. 

Pergunte-lhes se conseguem pensar em uma época, em que foi muito difícil se alegrar. 

Em seguida, compartilhe com eles um momento em que foi difícil para você, também. 

Sendo assim, diga-lhes como você se trouxe de volta a um lugar de alegria, no meio de uma situação em que você realmente não se sentia alegre.

Este versículo é fácil de lembrar, então estimule seus netos a repetirem com você, várias vezes. 

Melhor ainda, se você estiver familiarizado com uma das várias músicas baseadas neste verso, ensine-os a cantá-los com você.

Versículo 4: Sabedoria

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. (Tiago 1:5) 

Até as crianças pequenas, tomam milhares de decisões todos os dias. Quando se levantar, como escovar os dentes, o que vestir na escola, o que comer no café da manhã ou se vai tomar café da manhã, se deve ou não obedecer aos pais (essa vem várias vezes ao dia), quais sapatos usar, e assim por diante.

Essas são só algumas das decisões, mais fáceis. À medida que os netos envelhecem, eles aumentam a pressão com decisões sociais, escolhas de ensino superior e afins. 

E mesmo que a palavra sabedoria, muitas vezes, pareça um conceito pesado e adulto, as crianças precisam aprender a buscar a sabedoria, à medida que crescem. 

Você não precisa atender a nenhum critério específico, para se qualificar para a sabedoria, basta perguntar. Não há limite de idade ou requisitos a cumprir.

Contudo, ajude seus netos a fazerem as escolhas sábias. Dê a eles algumas suposições, em que há uma escolha a ser feita, e ajude-os a enxergar onde um pouco de sabedoria, pode fazer uma enorme diferença.

Versículo 5: Paz

“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti”. (Isaías 26:3)

Há muitas coisas em nosso mundo hoje, que não são pacíficas. Existem muitas distrações que são más. 

No entanto, você pode dar a seus netos a garantia de que existe, uma maneira de ser perfeitamente pacífico, neste mundo.

Isso, contudo, pode ser um pouco mais fácil para os netos entenderem. 

Resumindo, o segredo para a paz perfeita é manter os olhos em Jesus.  

Incentive seus netos a manter os olhos em Jesus, e dê-lhes algumas dicas de como fazer isso.

Versículo 6: Bondade

“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. (Efésios 4:32)

Este é outro versículo que seus netos provavelmente aprenderam em tenra idade. A interpretação da escola dominical para crianças pequenas é, “Seja gentil com o outro”.

A bondade é um conceito importante, e que simplesmente, não há o suficiente em nosso mundo hoje. 

Depois de ler este versículo, explique como ser gentil e de onde vem a bondade. 

Faça um plano para mostrar bondade a alguém, na próxima semana. Se seus netos são mais velhos, discuta também o perdão, outro conceito importante em nossa caminhada cristã.

Versículo 7: Esperança

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Jeremias 29:11)

Este é um dos versículos mais conhecidos, especialmente citados, em momentos especiais como formatura, aniversários, e muito mais.

Seus netos precisam saber que temos a esperança suprema em Jesus, e que o plano para nossas vidas já está pronto. 

Deus tem um plano para cada um deles e precisamos encorajá-los a manter os olhos no Senhor. 

Afinal, os planos ajudam você a permanecer no caminho certo.

Versículo 8: Confiança

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. (1 Timóteo 4:12)

Às vezes, os adultos são tentados a desconsiderar as opiniões das crianças, só porque eles ainda não são adultos. 

Mas Deus, muitas vezes, lhes dá sabedoria em certas áreas, porque eles são capazes de reduzir o problema, a uma solução simples. 

Elogie, portanto, seus netos pelas vezes em que os observou demonstrar sabedoria. 

Pode ser em questões muito simples, como não discutir sobre um brinquedo, quando a sala está cheia de brinquedos, ou escolher um amigo, cujos valores sejam semelhantes aos deles. 

Lembre-se, seus netos, não importa quão jovens, podem ser um exemplo para os outros. 

Versículo 9: Gratidão

“LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre”. (Salmos 136:1)

Uma vida cheia de gratidão é uma vida feliz. 

Não tem nada a ver com o quanto você tem, mas ser grato pelas coisas que você tem. 

Desde muito cedo, os netos podem aprender a ser gratos. 

Os avós são as pessoas perfeitas, para ensiná-los. 

No entanto, passe algum tempo falando sobre as coisas pelas quais você é grato em sua vida. 

Ajude os netos, a verem coisas em suas vidas pelas quais podem ser gratos. 

Depois de ler este versículo, tenham um momento de agradecimentos, pois, acima de tudo, podemos ser gratos pela bondade imutável de Deus, e pelo seu amor duradouro. 

Versículo 10: Salvação

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

Seus netos, podem ter aprendido esse versículo na igreja. 

Mas é possível, que eles não o tenham compreendido. 

Depois de lê-lo pela primeira vez, leia-o novamente substituindo os nomes de seus netos no lugar de “o mundo”. 

Ajude-os a personalizar este versículo, para que quando Deus falar ao coração deles, sobre se tornarem crentes, eles estejam prontos. 

Deus usa muitas maneiras diferentes para nos levar à salvação, e os avós costumam ser fortes influências para seus netos.

Afinal, o desejo do coração de todo avô crente, é que seus netos conheçam a Cristo. 

Ao ler este versículo, para seus netos e discuti-lo, ore para que Deus use suas palavras, para fazer parte da jornada de salvação de seus netos.

Conclusão

Para concluirmos, é importante lembrar que ajudar seu neto a gostar de ler, vai lhes trazer prazer ao longo da vida. 

Instilar a verdade bíblica em suas vidas, traz recompensas eternas. 

Que bênção, ter esse privilégio de ler e ensinar estes versículos bíblicos para seus netos!

Autora: Linda Gilden

Botão Voltar ao topo