15 dicas para memorizar versículos da Bíblia

Em algum momento em que você estudava e meditava na palavra de Deus, leu um versículo que te chamou a atenção? Um versículo que se encaixava perfeitamente na situação que você estava vivendo?

Se isso já aconteceu a você, deve ter sentido vontade de memorizar aquele versículo, até marcá-lo na Bíblia, colocando inclusive a data da leitura do mesmo.

Já pensou em como seria agradável e como faria bem ao seu coração ter facilidade em decorar versículos bíblicos para lembrar em seus momentos de oração?

Pensando nesse fato, separei algumas dicas de como memorizar versículos bíblicos com certa facilidade, vamos lá?

1. Ler o versículo várias vezes ao dia

Uma das maneiras de memorizar um versículo bíblico é repeti-lo várias vezes durante o dia.

Dessa forma, seu cérebro ligará o piloto automático, assim você estará mandando para a sua memória a ordem para decorar essas informações.

2. Usar movimentos do corpo para acompanhar o versículo

No começo, esse método pode parecer um pouco diferente, mas não duvide, usar movimentos do corpo auxilia no processo de memorização de textos e frases.

3. Usar aplicativos de memorização de versículos

Na internet existem muitos sites e aplicativos de memorização que pode auxiliar você que tem dificuldade de guardar na mente frases e textos. Então, você pode usar esses recursos para memorizar seus versículos bíblicos preferidos.

4. Traduzir os versículos para outro idioma

Essa dica é ideal para quem domina outro idioma. Faça da seguinte forma, passe o versículo para outra língua e o repita diversas vezes por dia nos dois idiomas.

5. Usar flashcards

Esse método é muito eficiente. Você escreve o versículo que quer decorar em cartões de memória, os chamados flashcards, para auxiliar na memorização. Escreva o versículo de um lado do cartão e do outro a referência bíblica, ou onde se encontra nas Escrituras Sagradas.

6. Ter alguém para ajudar na memorização

Lembre-se que o processo de memorização pode ser muito trabalhoso e se tornar ainda mais difícil quando não aplicado com dedicação e disciplina.

Por esse motivo, toda forma de ajuda é válida. Inclusive ter alguém para ajudar no processo de memorização, isso lhe dará uma motivação a mais.

É muito bom trabalhar ao lado de outras pessoas, não é verdade? Pois o trabalho em equipe é sempre bem vindo.

7. Ouvir várias vezes o versículo

Outra técnica de memorização muito eficaz é ouvir várias vezes ao dia o versículo que quer guardar.

Você pode ouvir o versículo pela internet ou gravar com sua própria voz. Lembre-se, o importante é que você ouça o versículo diversas e repita-o em voz alta.

8. Levar o versículo escrito com você

Você pode escrever o versículo bíblico que quer memorizar em post-it e colar em locais determinados de sua casa ou até mesmo no local de trabalho.

Dessa forma, sempre que você passar pelo local onde está colado o post-it, pare e leia o versículo, refrescando assim sua memória.

9. Escrever o versículo várias vezes

Você pode criar e manter um caderno específico para versículos da Bíblia. Escreva nesse caderno, por diversas vezes o versículo que quer memorizar. Pois, isso ajudará na sua fixação em sua mente.

10. Fazer um desenho sobre o versículo da Bíblia

Muitas pessoas utilizam esse método que consiste em usar os desenhos para guardar e reter informações. Use essa técnica também para os versículos bíblicos, não se preocupe em desenhar bem e com perfeição, pois, o desenho terá sentido só para você mesmo.

11. Decorar por partes

Você quer decorar um capítulo inteiro de Romanos? Então inicie pelos dois versículos iniciais e vá avançando com os outros até concluir o capítulo.

12. Ler em voz alta várias vezes ao dia

Esse método é infalível! Recitar várias vezes ao dia o versículo que você quer decorar.

Procure recitar ou ler em voz alta para si mesmo ou para alguém determinado versículo bíblicos e verá os resultados.

Você notará que em algum momento do seu processo de memorização, você avançará bastante e conseguirá decorar até seções mais longas.

13. Aprender o contexto do versículo

Nesse ponto o seu processo de memorização andará junto com o estudo bíblico. Por esse motivo não pegue os versículos fora do contexto e os reivindique para si mesmo.

Ao analisar o contexto da passagem bíblica onde está contido o seu versículo chave, você começará a compreender melhor o que o mesmo significa. Pois, isso ajudará você a se lembrar dele com facilidade.

14. Descrever o versículo com suas próprias palavras

Outro método muito eficiente, consiste em você interagir com o texto bíblico e tentar resumir o que a passagem está dizendo com as suas próprias palavras.

Quando você compreende o versículo do seu jeito, sendo claro a forma correta, tudo se tornará mais fácil no processo de memorização do mesmo.

15. Dividir o versículo em partes

Outra forma que você pode usar para memorizar versículos bíblicos é ir por grupos de palavras. Dessa forma, aos poucos você memorizará a passagem inteira.

Banner Memorização Bíblia-biblioteca do pregador