Ler a Bíblia: Como começar, qual melhor plano e tudo sobre leitura bíblica

Como Ler a Bíblia- Guia Completo Leitura Bíblica

Saber como ler a bíblia parece algo simples, mas para quem não está familiarizado com as escrituras sagradas e não entende seu propósito, fica mais difícil de compreendê-la.

Para entender a bíblia não basta apenas ler toda ela, mas é preciso saber fazer uma leitura correta. E é exatamente nisso que muitos fracassam em seu objetivo de ler a bíblia.

Precisamos ter em mente que a bíblia não foi escrita em nossa língua e que estamos distantes dela na cultura e tempo. Por isso da dificuldade que enfrentamos na leitura bíblica.

No entanto, devido ao grande avanço de recursos e a facilidade que temos para acessar as informações, torna mais fácil compreender não só a língua em que a bíblia foi escrita, mas a cultura da época.

Dessa forma, é possível fazer uma leitura da bíblia se aprofundando nela para extrair lições importantes para nossa vida.

Se você busca crescer no conhecimento bíblico, então confira esse guia completo sobre como ler a Bíblia, onde você aprenderá o caminho certo para uma leitura bíblica eficaz.

Qual é a melhor ordem para ler a Bíblia?

Ler a Bíblia de capa a capa pode ser muito intimidante e confuso. Os livros da Bíblia foram organizados de acordo com o tipo de livro que é.

Mas isso não significa que devemos lê-lo nessa ordem. Não há ordem ou maneira certa ou errada de ler a Bíblia, é uma escolha pessoal.

Como começar a ler a Bíblia

Não deixe que a intimidação o impeça de ler a Bíblia. Pois, quanto mais você ler e estudar, mais você entenderá os livros, sua história e o significado dos versículos.

Escolha uma hora do dia em que você possa dar total atenção aos livros. Escolha uma Bíblia que você entenda, se for a primeira vez que estiver lendo uma, a KJV pode ser difícil de ler.

Além disso, tenha outros recursos, como uma concordância, para ajudá-lo a entender o livro bíblico que está lendo.

Ordem sugerida para ler a Bíblia

A seguinte ordem é sugerida, porque o livro não é apenas um dos livros bíblicos mais curtos para ler, mas também oferece uma visão geral da história da salvação, a vida, morte e ressurreição de Jesus.

Embora Gênesis seja o primeiro livro da Bíblia, pode ser complicado ler todas as genealogias. É também um dos livros mais longos para ler.

Abaixo, você encontra uma sugestão de como pode começar a ler a bíblia:

  1. O livro de João. A história de onde Jesus veio, sua missão e função.
  2. O livro de Tiago. Perseverar na diligência durante as provações e tentações.
  3. O livro de Marcos. Vencendo as forças do mal.
  4. O livro de Gênesis. A história da criação.
  5. O livro do Êxodo. A história da sarça ardente e a função de Moisés.
  6. O livro de Romanos. Explica que Jesus Cristo está oferecendo libertação.
  7. O livro de Gálatas. Valida as pessoas através da fé e as encoraja a viver como Jesus viveu.
  8. O livro de 1 João. Amor e companheirismo com Deus.
  9. O livro de Mateus. Traça Jesus de volta ao pai bíblico Abraão.
  10. O livro de Lucas. Os nascimentos milagrosos paralelos de Jesus e João Batista.
  11. O livro de Atos. Porque os judeus rejeitaram a mensagem de Jesus, ela foi enviada aos gentios.
  12. O livro de Efésios. Jesus é a resposta para o mundo quebrado.
  13. O livro de Colossenses. Deus está mantendo o universo.
  14. O resto dos livros do Antigo e do Novo Testamento.

Não tente ler a Bíblia inteira em um dia. Por exemplo, é melhor ler 5-10 versículos por dia de início. Certamente, aos poucos você poderá ir aumentando isso. Depois de ler as escrituras, reserve alguns minutos para pensar e orar sobre o que leu.

Como ler a Bíblia e entender mais facilmente

Essas dicas a seguir irão te ajudar a como ler e entender a bíblia com mais facilidade. Então, confira:

1. Leia a Bíblia no Contexto

O primeiro passo para entender a Bíblia é lê-la à luz do contexto que a cerca. Se você está preso no significado de um único versículo, então leia todo o parágrafo que o cerca. 

Então, leia o capítulo inteiro em que está. Ainda melhor do que isso, leia o livro inteiro da Bíblia para lhe dar um contexto maior.

Onde quer que você esteja lendo na Bíblia, aqui está como pode pensar sobre qual é o seu contexto:

O contexto da Bíblia (das seções principais aos detalhes)

  • Antigo e Novo Testamento
  • Gênero do livro
  • Livro Individual
  • As principais divisões do livro
  • Capítulo
  • Parágrafo
  • Versículo

Se você continuar lendo a Bíblia no contexto, então, o quadro geral acabará se tornando claro para você. Mais tarde, você pode se aprofundar nos detalhes quanto mais entender a Bíblia.

Também é útil saber o gênero do livro que você está lendo. Aqui estão 2 tabelas que dão uma visão geral do gênero e seções da Bíblia para que você possa lê-la em seu contexto.

Gêneros de livros e seções do Antigo Testamento

Gênero/SeçãoLivros do Antigo TestamentoTema
LeiGênesis a DeuteronômioOrigens e como Deus se relaciona com Israel
HistóriaJosué para EsterA história de Israel
PoesiaJob para Cântico dos CânticosSalmos, Provérbios e Escritos
ProfetasIsaías a MalaquiasChamando Israel de volta a Deus

Os livros da Lei são conteúdos históricos e histórias misturadas com a Lei de Deus para a nação de Israel. No entanto, a parte histórica começa no início do mundo e é bastante direta.

As instruções para o povo de Israel, como o livro de Levítico, podem ser um pouco detalhadas demais para aqueles que estão começando a ler a Bíblia. Sinta-se à vontade para pular essas partes por enquanto e voltar a elas mais tarde.

Os livros de História são bastante simples. Um pouco do contexto histórico de qualquer boa Bíblia de Estudo ou outra ferramenta de referência bíblica pode ser útil aqui.

Os livros de Poesia são uma mistura de canções de adoração, história, narrativa e provérbios.

Alguns dos Profetas escreveram em versos e é possível que eles tenham feito as profecias através da música e do canto (2 Reis 3:15). Outros livros dos Profetas são históricos e narrativos.

Gêneros de livros e seções do Novo Testamento

Gênero/SeçãoLivros do Novo TestamentoSujeito
EvangelhosMateus para JoãoA Vida de Jesus
HistóriaAtosHistória da Igreja Primitiva
LetrasA maioria por Paul, vários por outrosCartas para igrejas ou indivíduos
ProfeciaRevelaçãoA Segunda Vinda de Jesus e a Liderança

Os Evangelhos são 4 registros diferentes da vida e ministério de Jesus Cristo.

Enquanto que, o livro de Atos é a história da igreja primitiva e estabelece o cenário para o restante do Novo Testamento.

As Cartas, às vezes chamadas de Epístolas, são escritas por Paulo e outros para cristãos individuais ou para igrejas. Uma boa Bíblia de Estudo pode ser útil para explicar alguns dos antecedentes históricos. 

Mesmo sem o pano de fundo histórico, as cartas são bastante diretas. Às vezes, eles podem ser bastante densos com o ensino, portanto, não fique preso nos detalhes quando estiver começando.

O livro do Apocalipse revela a liderança de Jesus no final desta era. Mas, as pessoas têm interpretações diferentes do que isso significa. 

2. Saiba quem são os personagens principais

Cada seção da Bíblia tem diferentes figuras que são centrais para o enredo principal da Bíblia. Há, é claro, muito mais pessoas tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. 

Aqui estão as 4 figuras principais em cada um dos Testamentos com o período geral em que estão vivos.

Período de tempo e as principais pessoas no Antigo e Novo Testamento

SeçãoPrazoPessoas principais
Antigo TestamentoCriação para ~ 400 aCAbraão (2000 aC)
Moisés (1500 aC)
Davi (1000 aC)
Isaías (500 aC)
Novo TestamentoO primeiro século (0-100AD)Jesus
Pedro
Paulo
João
Abraão (Gênesis 12-50). 

No Antigo Testamento, Deus escolhe um homem, Abraão, para ser uma bênção para todas as nações do mundo. 

Abraão responde a Deus com fé, tornando-se o pai de todos os que creem (Romanos 4). O neto de Abraão, Isaque, tem filhos que eventualmente se tornarão a nação de Israel.

Moisés (Êxodo 1-40). 

Moisés é o homem que Deus escolheu para libertar o povo de Israel da terra do EgitoOs israelitas viviam como escravos na terra do Egito na época. Deus liberta o povo através de Moisés e dá-lhes a Lei. 

A Lei descreve como os israelitas se tornaram o povo de Deus e como eles devem viver para que o plano de Deus de abençoar todas as nações do mundo seja cumprido.

Davi (1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas). 

Davi foi o segundo rei de Israel. Ele governou a nação de Israel por 40 anos. Davi torna Jerusalém a capital de Israel.

Israel estava no auge de sua glória durante o reinado de Davi e seu filho, Salomão. Foi um passo importante no estabelecimento da nação de Israel na terra. 

Durante o reinado de Salomão, houve uma guerra civil que dividiu a nação de Israel em duas: a região norte de Israel e a região sul de Judá.

Isaías foi um dos muitos profetas que Deus enviou para chamar a nação de Israel de volta para Si. No entanto, o povo de Israel não segue a Deus por muitos séculos, com exceção de alguns casos de reavivamento. O Reino do Norte cai para o exército assírio. 

O Reino do Sul eventualmente cai para os babilônios. O povo de Israel é enviado para o exílio na Babilônia por 70 anos. Após os 70 anos, alguns dos exilados retornam a Judá.

3. Familiarize-se com o enredo principal

É útil familiarizar-se com a mensagem principal e o enredo da Bíblia. A Bíblia não é uma coleção aleatória de 66 livros. 

Há um fio comum, um enredo se você olhar para o quadro geral. Se você tiver uma visão geral da Bíblia, poderá descobrir em que parte do enredo você está.

É melhor se ater às coisas principais e simples da Bíblia. 

A ideia principal e os temas são muito claros. A Bíblia foi escrita durante um período de 1600 anos e o tema principal é revelado durante todo esse tempo. Não é necessário, portanto, torná-la mais complicado do que é. 

Pois, é possível ler a Bíblia por anos e ainda não ter uma visão geral dela.

Se você se ater à mensagem principal da Bíblia, isso evitará que você se perca nos detalhes. 

Os detalhes podem ser fascinantes porque cada versículo da Bíblia é útil e significativo (2 Tm 3:16-17). Você pode literalmente passar anos estudando os detalhes e ainda aprender coisas novas.

Se perder em muitos detalhes pode ser frustrante, especialmente no começo. 

É fácil ficar preso em um versículo, ou mesmo em uma palavra, e perder o ponto principal e o quadro geral.

A Bíblia foi feita para ser compreendida por pessoas comuns. 

Lembre-se de que o ponto principal da Bíblia é que Deus quer se comunicar com você. 

Pois, as coisas principais na Bíblia são as coisas simples e as coisas simples são geralmente as coisas principais.

4. Escolha uma tradução da Bíblia que melhor se adapte às suas necessidades

Existem muitas traduções em português da Bíblia. Alguns são mais literais, palavra por palavra, para os idiomas originais em que a Bíblia foi escrita, mas podem não ser lidos tão suavemente em português. 

Outras são paráfrases e fluem bem na língua português, mas você perde um pouco da riqueza das línguas originais.

Escolha, portanto, uma tradução moderna que busque um bom equilíbrio entre precisão e legibilidade. 

5. Concentre-se em aplicar a Bíblia à sua vida

Uma ótima maneira de entender melhor a Bíblia é perguntar como você pode aplicá-la à sua vida.

Perguntas para ajudá-lo a aplicar a Bíblia

  1. O que Deus quer que eu faça?
  2. Qual é a mudança de perspectiva que Deus quer que eu tenha?
  3. Como vou pensar, sentir e viver de forma diferente depois de ler isso?

Acima de tudo, o objetivo do estudo da Bíblia não é apenas obter mais conhecimento mental. Mas, a Bíblia foi feita para transformar seu coração, mente, emoções. Ou seja, todo o seu ser.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12).

Mas, é importante permanecer humilde e ensinável. Manter o foco em aplicar a Bíblia à sua vida o ajudará a fazer isso. Debates teológicos acalorados geralmente fazem mais mal do que bem para a maioria das pessoas.

Sempre que você ler a Bíblia, que seja uma oportunidade para se arrepender. Pois, arrepender-se não significa sentir-se mal por causa do seu pecado. Arrepender-se na Bíblia significa literalmente “pensar novamente” ou “pensar diferente depois”.

Depois de ler a Bíblia e tentar entender o que Deus está dizendo, como isso muda sua mente e suas ações? 

Qual é a perspectiva que Deus quer que você veja? Quando você muda de ideia e tem uma nova perspectiva, isso é arrependimento.

Haverá momentos em que você ouvirá interpretações diferentes de um versículo em particular. Como você decide qual é o certo? Considere estas perguntas e, quando estiver em dúvida, vá com aquela que te faz buscar mais a Deus.

Como você decide entre as diferentes interpretações da Bíblia?

Mantenha a aplicação da passagem em mente fazendo estas perguntas:

  1. Essa interpretação me encoraja a buscar mais a Deus e amá-lo com toda a força e mente do meu coração, alma? Ou isso me deixa confortável com a forma como sou para não ter que mudar?
  2. Este versículo me desafia a confiar em Deus para fazer coisas que eu não seria capaz de fazer com minha própria força e habilidade?
  3. Essa interpretação me apresenta uma visão de Deus que sustenta Sua santidade, majestade, misericórdia e justiça?

A menos que seu objetivo seja obter um diploma acadêmico na compreensão da Bíblia, é mais importante deixar a Palavra de Deus sondar seu coração e deixá-la trazer luz e verdade para você.

Como aprender a ler a Bíblia sendo um iniciante?

Estas são as minhas principais sugestões para aqueles que se perguntam como começar a ler a Bíblia. É minha oração que este guia para iniciantes na leitura da Bíblia o encoraje e o ajude a alcançar seus objetivos! 

Estes seis passos simples ajudarão você a começar a ler a Bíblia hoje.

1. Escolha uma versão da Bíblia que seja compreensível e fácil de ler.

Aqui está a verdade: se não o entendermos, não o leremos. 

A Bíblia foi originalmente escrita em hebraico e grego. Uma das primeiras traduções para o inglês foi a King James Version (KJV) da Bíblia, mas hoje temos uma variedade de versões para escolher. 

Algumas traduções se concentram em ser mais precisas e são melhores para o estudo da Bíblia, enquanto outras se concentram na legibilidade e são ótimas para devocionais. 

Se você é iniciante, recomendo a Nova Versão Internacional (NVI), ou uma Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). 

A versão (NTLH) da Bíblia é mais legível enquanto ainda é literal em sua tradução. As Bíblias de Estudo contêm notas de rodapé que explicam passagens difíceis de entender das Escrituras. 

2. Você não precisa começar ler no início da Bíblia.

A Bíblia contém 66 livros separados compilados em um livro. Os 39 livros do Antigo Testamento são a história de Deus e seu povo antes da vinda do Messias, Jesus. Os 27 livros do Novo Testamento retomam a história que começa com o nascimento de Jesus. 

Se você é novo na Bíblia, então o melhor lugar para começar é o Evangelho de João. Este livro (o quarto livro do Novo Testamento) é o relato de João como testemunha ocular da vida de Jesus. Como um dos discípulos mais próximos de Jesus, o relato de João é fascinante e informativo. 

O propósito de João ao escrever é nos ajudar a acreditar, tornando-o o lugar ideal para começar a ler. 

“Estas coisas foram escritas para ajudá-los a crer que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em seu nome” (João 20:31).

3. Escolha um livro da Bíblia e trabalhe nele.

Se você é como eu, precisa de um plano de leitura da Bíblia ou perderá minutos preciosos folheando a Bíblia, nunca chegando ao destino. Então escolha um livro da Bíblia e leia um pouco a cada dia, um capítulo, talvez. 

Se você ler um capítulo de João por dia (o que não levará mais de 5 a 10 minutos), então você lerá João inteiro em 21 dias. 

Depois de ler João, passe para os outros evangelhos, Mateus, Marcos ou Lucas. Em seguida, leia Filipenses, Efésios e Colossenses, que fornecem encorajamento prático e instrução para viver a vida cristã. Romanos está repleto de doutrinas essenciais. 

Gênesis explica como tudo começou. Salmos está cheio de orações sinceras que oferecem encorajamento para cada estação da vida.

Mas procure ler um livro de cada vez, pois assim você terá uma compreensão melhor na sua leitura bíblica.

4. Como ler a Bíblia: Leia um pouco todos os dias! 

Colocar a Palavra de Deus em sua vida não precisa demorar muito. Comece pequeno, cinco ou 10 minutos é melhor do que nenhum. 

Às vezes, menos é mais, especialmente quando ler menos significa que você realmente se lembrará de mais.

Escolha um horário e local convenientes para você. Muitas pessoas leem a Bíblia logo pela manhã, escolhendo passar tempo com Deus antes que as distrações diárias atrapalhem. Mas se as manhãs não são sua praia, não se preocupe. 

5. Como ler a Bíblia: Ore antes de começar.

Faça uma pausa antes de abrir sua Bíblia e peça a Deus para falar com você. Lembre-se, a Bíblia é a Palavra de Deus. É a carta de amor de Deus escrita ao Seu povo, que inclui você

Peça a Deus para ajudá-lo a entender a Sua Palavra. Peça a Deus que use Sua Palavra para ensiná-lo, direcioná-lo. E, peça a Ele para usar Sua Palavra para ajudá-lo a conhecê-Lo e amá-Lo. 

6. Durante sua leitura bíblica, faça anotações

 Ao ler a Bíblia, faça duas perguntas:

  • O que isso me ensina sobre Deus?
  • O que isso me ensina sobre como devo viver?

Sem dúvida, enquanto você lê, encontrará um ou dois versículos que parecem saltar da página. Talvez eles falem de um problema com o qual você está lidando, ou eles respondam a uma pergunta antiga. Talvez eles lhe deem conforto ou encorajamento. Ou talvez eles forneçam um exemplo a seguir ou evitar. 

Quando um versículo falar com você, pare e escreva-o, palavra por palavra. Faça uma pausa para deixar a mensagem penetrar porque essas palavras são as palavras de Deus para você.

Essa prática consolidou a Palavra de Deus em meus pensamentos de inúmeras maneiras. Às vezes eu mantenho o versículo comigo ao longo do dia. Às vezes peço a Deus que me ajude a lembrar quando preciso. E, às vezes eu memorizo

Seja intencional em colocar a Palavra de Deus em seus pensamentos e logo você verá seu relacionamento com Deus prosperar e sua vida mudar. Afinal, não é esse o objetivo de ler a Bíblia

A Bíblia nunca foi feita para meramente nos informar, mas a Bíblia foi feita para nos transformar.

Como manter seu plano de leitura bíblica

Sejamos honestos; um ano é muito tempo para se manter comprometido com algo – especialmente quando você está trabalhando em algumas das passagens mais difíceis de ler. Aqui estão quatro dicas para cumprir seu compromisso de leitura de um ano.

1. Leia no mesmo horário todos os dias

Hábitos são construídos em comportamento persistente. Se você estiver lendo em horários aleatórios todos os dias, será mais difícil estabelecer uma rotina. 

Mas uma vez que você comece a ler sua Bíblia em uma hora específica do dia (e mesmo em um lugar consistente), será muito mais fácil seguir adiante.

2. Encontre um parceiro de leitura da Bíblia

Se você leva a sério seu compromisso, então encontre alguém que se junte a você. Definir metas com um amigo pode fazer toda a diferença na sua leitura. 

Vocês dois não apenas se responsabilizarão por sua leitura diária, mas também poderão se aprofundar discutindo o que estão lendo juntos.

3. Pegue uma Bíblia que você goste de ler

A leitura da Bíblia não é muito divertida quando você não entende o que está lendo. É incrivelmente útil ter uma Bíblia que possa ajudá-lo a entender o que está acontecendo (e como isso se aplica a você).

Outro grande recurso são os Livros da Bíblia. Dividida em quatro volumes e por muitos dos gêneros mencionados anteriormente, esta Bíblia está livre de números de capítulos e versículos que proporcionam uma experiência de leitura perfeita. 

Quando feito com um parceiro ou grupo, essa abordagem de leitura da Bíblia pode ser muito esclarecedora e significativa.

4. Ouça uma Bíblia em áudio

Durante grande parte da história da igreja, as pessoas ouviram a Palavra de Deus em vez de lê-la. Às vezes, pode ser útil comprar uma Bíblia em áudio, depois dar um passeio e ouvir a Bíblia em vez de lê-la. 

Se você achar que está tendo dificuldades com sua leitura diária, considere complementá-la com uma Bíblia em áudio.

Beneficiando-se da Palavra de Deus

A Bíblia pode ser bastante intimidante para o novo cristão, mas não precisa ser. Saber por onde começar pode ajudar imensamente. 

Ao percorrer as Escrituras, você descobrirá a segurança, a força e a sabedoria que só advêm da imersão na Palavra de Deus.

Essas são portanto, dicas e sugestões para que você não só aprenda como começar a ler a bíblia, como também se aprofundar nela. Se gostou das dicas, então compartilhe esse estudo!

Redação BP

Redação BP

Compartilhe

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu email

Publicidade

© 2022 Biblioteca do Pregador

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia Mais