Top 5 lugares para começar a ler a Bíblia

Uma das maneiras mais poderosas de crescer em nosso relacionamento com Deus é ler Sua Palavra. É através da Sua Palavra que Deus se revela a nós para que possamos conhecê-lo pessoalmente. 

As Escrituras nos orientam sobre como viver nesta vida cristã e nos confortam quando enfrentamos momentos de tristeza. Além disso, é a própria Palavra de Deus que nos protege do mal. 

Efésios 6:17 chama a Palavra de Deus de Espada do Espírito e exorta os crentes a pegá-la e usá-la para lutar contra o ataque espiritual. 

A Palavra de Deus oferece liberdade, cura e esperança. Por essa razão, tenho feito todos os esforços para tornar a leitura da minha Bíblia um hábito diário, porque sei o quanto preciso desesperadamente da Palavra e da Verdade de Deus para sobreviver a cada dia. Agora, estou ansiosa para abrir a Palavra de Deus que está viva e ativa como Hebreus 4:12 nos diz, e ouvi-Lo.

Observe que eu disse agora. Isto nem sempre foi desse jeito. Pois, eu sei que é difícil pensar em como começar a ler a Bíblia! 

A Bíblia pode ser uma leitura intimidante. Como muitas coisas boas, a parte mais desafiadora é simplesmente começar. 

No entanto, uma vez que você comece a ouvir Deus com mais clareza, aumentando sua força espiritual e encontrando o tipo de encorajamento que somente a Palavra de Deus pode fornecer, você não vai querer largar sua Bíblia.

Top 5 lugares para começar a ler a Bíblia

1. O Evangelho de João

Este é o melhor lugar para novos crentes, especialmente, para começar a ler. 

Este livro lhe dará uma boa compreensão de quem é Jesus e sobre o que é Seu ministério. 

Embora os outros relatos evangélicos (Mateus, Marcos e Lucas) façam isso, o livro de João concentra-se particularmente em quem Jesus é e não apenas no que Ele fez. 

Comece a ler João.

2. Romanos  

Este é um bom lugar para começar se você quer uma compreensão clara do Evangelho. 

Sugiro que todo cristão leia Romanos para construir confiança na fé que professa. Visto que toda a Bíblia aponta para as Boas Novas de Jesus Cristo, este é certamente um bom lugar para começar.

Comece a ler Romanos.

3. Salmos 

Este é um ótimo lugar para começar se você estiver procurando por encorajamento. 

Os Salmos oferecem esperança e cura, e nos ajudam a entender melhor que Deus está conosco, não importa nossas circunstâncias. 

Costumo sugerir a leitura de Salmos se o estresse e a ansiedade o mantiverem acordado à noite, porque o estilo de escrita da poesia não é apenas relacionável, mas também muito reconfortante.

Comece a ler Salmos.

4. Provérbios 

Este livro está repleto de sabedoria. Ele oferece conhecimento bíblico e instrução para ajudar a nos guiar em nossa vida diária. 

É um ótimo lugar para começar se você quiser uma orientação prática sobre como viver esta vida cristã. A brevidade de cada versículo também o torna uma leitura fácil e leve.

Comece a ler Provérbios.

5. Gênesis 

Eu geralmente não colocaria um livro histórico da Bíblia, como Gênesis, como o melhor lugar para começar, mas se você quiser ler a Bíblia inteira em ordem cronológica, Gênesis é o lugar certo. 

Isso lhe dará uma melhor compreensão da Bíblia como um todo. 

Comece a ler Gênesis.

Esta lista não está em nenhuma ordem específica. Onde você começa depende de seus objetivos pessoais. Minha sugestão é orar para que o Senhor o leve ao versículo, passagem ou livro da Bíblia que Ele deseja. 

Se você estiver confuso sobre uma parte específica da Bíblia, ore ao Senhor por compreensão e discernimento. Estou impressionado com quantas maneiras o Senhor respondeu a esta oração por mim.

Enquanto você lê, tome seu tempo e ritmo. Comece com um versículo ou capítulo por dia e, em seguida, aumente a leitura à medida que seu interesse e paixão aumentam. 

Você não quer apressar a Bíblia como qualquer outro livro. Você quer ler, estudar e meditar sobre o que está aprendendo para deixar espaço para ouvir de Deus. 

Seja qual for sua razão para abrir sua Bíblia, espero que você esteja pronto e animado para começar.

Autora Christina Patterson, adaptado por Biblioteca do Pregador.

Botão Voltar ao topo