Como estudar a Bíblia em 5 passos eficazes

Existem várias maneiras de se estudar a Bíblia. No entanto, para ter êxito no estudo da Bíblia é necessário um método eficaz. Por isso, é importante você escolher um método adequado. Aqui estão cinco passos úteis para garantir que você esteja estudando efetivamente a Palavra de Deus.

Passo 1 – Leitura

Primeiramente, comece desenvolvendo um plano sobre como você abordará a leitura da Bíblia

Ao contrário da maioria dos livros, você provavelmente não o lerá direto de capa a capa. Existem muitos bons planos de leitura da Bíblia disponíveis. Aqui está uma recomendação:

Leia o Antigo Testamento pelo menos uma vez por ano. Enquanto você lê, anote quaisquer verdades que você particularmente queira lembrar. E anote separadamente qualquer coisa que você não entenda imediatamente.

Muitas vezes, ao ler, você descobrirá que muitas perguntas são respondidas pelo próprio texto. As perguntas para as quais você não consegue encontrar respostas tornam-se os pontos de partida para um estudo mais aprofundado usando comentários ou outras ferramentas.

Siga um plano diferente para ler o Novo Testamento. Leia um livro de cada vez repetidamente por um mês ou mais. Isso o ajudará a guardar o Novo Testamento para que você nem sempre dependa de uma concordância.

Se você quiser tentar isso, comece com um livro curto, como 1 João. E leia-o de uma só vez todos os dias durante trinta dias. Dessa forma, ao final desse tempo, você conhecerá o livro profundamente.

Anote o tema principal de cada capítulo. Ao consultar as anotações ao fazer sua leitura diária, você começará a se lembrar do conteúdo de cada capítulo. Na verdade, você desenvolverá uma percepção do livro com os olhos da mente.

Quando você chegar a livros mais longos, divida-os em seções curtas e leia cada seção diariamente por trinta dias.

Por exemplo, o evangelho de João contém vinte e um capítulos. Divida-o em três seções de sete capítulos. Dessa forma, ao final de noventa dias, você terminará com João.

Para variar, alterne livros curtos e longos, e em menos de três anos você terá terminado todo o Novo Testamento.

Passo 2 – Interpretação

Em Atos 8:30, Filipe perguntou ao eunuco etíope: “Você entende o que está lendo?” Ou dito de outra forma: “O que a Bíblia quer dizer com o que diz?”

Não é suficiente ler o texto e pular diretamente para o próximo livro. Mas você deve procurar entender o que está lendo.

Ao ler a Bíblia, sempre tenha em mente uma pergunta simples: “O que isso significa?” Responder a essa pergunta requer o uso do princípio mais básico de interpretação, chamado analogia da fé. Isso significa que você deve interpretar a Bíblia com a Bíblia.

Deixando que o Espírito Santo seja seu professor (1 João 2:27), descubra o significado do texto bíblico, usando referências, passagens comparativas, concordâncias, índices e outras ajudas.

Para passagens que permanecem obscuras, consulte seu pastor ou homens piedosos que escreveram sobre as questões envolvidas.

Passo 3 – Avaliação

Você tem lido e feito a pergunta: “O que a Bíblia diz?” Então você interpretou, fazendo a pergunta: “O que a Bíblia significa?” Agora é hora de consultar outras pessoas para garantir que você tenha a interpretação adequada. Lembre-se, a Bíblia nunca se contradiz.

Leia introduções bíblicas, comentários e livros sobre cultura dos tempos bíblicos que enriquecerão seu pensamento.

Em sua avaliação, seja um verdadeiro pesquisador. Seja alguém que aceita a verdade da Palavra de Deus, mesmo que isso possa fazer com que você mude o que você sempre acreditou, ou faça com que você altere seu padrão de vida.

Passo 4 – Aplicando

A próxima pergunta é: “Como a verdade de Deus penetra e muda minha vida?”

Estudar a Bíblia sem permitir que ela penetre nas profundezas de sua alma seria como preparar um banquete sem comê-lo.

A pergunta final a se fazer é: “Como as verdades e princípios divinos contidos em qualquer passagem se aplicam a mim em termos de minha atitude e ações?”

Jesus fez esta promessa para aqueles que levam seu estudo bíblico pessoal até este ponto: “Se vocês sabem estas coisas, bem-aventurados sois se as praticarem” (João 13:17).

Tendo lido e interpretado a Bíblia, você deve ter uma compreensão básica do que a Bíblia diz e o que ela significa com isso.

Mas o estudo da Bíblia não para por aí. O objetivo final deve ser deixá-la falar com você e permitir que você cresça espiritualmente. Isso requer aplicação pessoal.

Se houver um comando a ser obedecido, obedeça-o. Se houver uma promessa a ser abraçada, reivindique-a. E se houver um aviso a ser seguido, preste atenção.

Este é, portanto, o passo final: submeta-se à Bíblia e deixe ela transformar sua vida.

Passo 5 – Correlacionando

Este último estágio conecta a doutrina que você aprendeu em uma determinada passagem ou livro com verdades e princípios divinos ensinados em outras partes da Bíblia.

Tenha sempre em mente que a Bíblia é um livro em sessenta e seis partes, e contém várias verdades e princípios, ensinados repetidamente de várias maneiras e circunstâncias.

Dessa forma, ao correlacionar e fazer referências cruzadas, você começará a construir uma base doutrinária sólida sobre a qual viver.

Leia também: 4 Motivos para Estudar a Bíblia (o 4° Revela Algo Profundo).