Quanto tempo leva para ler a Bíblia toda de capa a capa?

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

Existem cerca de 35 autores conhecidos e alguns escritores cujas identidades podem nunca ser conhecidas. Com todo o esforço deles, agora temos a Bíblia canônica. Há sessenta e seis livros no total divididos entre o Antigo e o Novo Testamento.

Quanto tempo leva para ler a Bíblia de capa a capa? A resposta é muito fácil ou muito difícil, dependendo da sua preferência. 

Existem planos de estudo bíblico disponíveis online e impressos que servem como guias de leitura. Grupos de estudo bíblico também existem, em todo o país, conectados ou independentes de uma igreja. Eles passam tempo lendo a Bíblia, seguindo seu próprio plano ou um que lhes foi dado.

Estamos todos lendo a Bíblia, mas nem todos no mesmo ritmo. Alguns de nós se concentram em tópicos diferentes, alguns pulam de livro em livro sem nenhuma ordem específica, outros percorrem a Bíblia do começo ao fim sem pular. 

Se você está planejando começar a ler a Bíblia hoje e está se perguntando quanto tempo levaria, então vamos descobrir!

Quanto tempo leva para ler a Bíblia?

O escritor e editor Chance Faulkner passou várias horas descrevendo o tempo estimado necessário para ler cada livro da Bíblia. Ainda mais útil, ele lista os livros que exigem menos tempo para mais. A velocidade de leitura dele provavelmente será diferente da sua, mas o esboço dele serve como uma referência útil.

A questão de quanto tempo leva para ler a Bíblia muitas vezes segue, como ele menciona, a desculpa que damos a nós mesmos: “Não tenho tempo”. 

Se priorizássemos Deus sobre nossos outros compromissos, sem dúvida teríamos tempo. Assim, fazer a pergunta pode significar que precisamos gastar tempo repensando nossas prioridades.

Quando estivermos prontos para ler, reservar apenas cinco minutos por dia nos ajudará a fazer algum progresso, embora lento. 

Ainda assim, lento é melhor do que nada. E, claro, você pode fazer as contas e descobrir quanto tempo deseja dedicar diariamente. Mais tempo gasto lendo significa terminar a Bíblia mais cedo.

Seu plano pode consistir em atingir uma certa contagem de palavras por dia ou um certo número de capítulos. Decida sua preferência. 

Se os números machucam seu cérebro, então, com o conselho de Faulkner em mente, você também tem a opção de encontrar planos de estudo bíblico para lhe dizer o que ler a cada dia. 

Isso geralmente significa gastar mais de 5 minutos na Bíblia, mas leva você do começo ao fim em um período de tempo predeterminado. 

Um plano que segue este exemplo pode ser encontrado na Bíblia Cristã. Este plano tem duração de 90 dias. Outros planos podem ajudá-lo a terminar em um mês.

No final, você tem algumas opções:

  • Leia todos os dias sem guia e termine em horário indeterminado.
  • Leia todos os dias com um guia e termine em um horário predeterminado.

Escolha o que funciona melhor para você, mas não deixe de ler. Ganhamos muito como crentes quando estudamos a Palavra de Deus.

Por que lemos a Bíblia?

Conhecer a Deus

“Assim, a fé vem pelo que se ouve, e o que se ouve vem pela mensagem de Cristo”. (Romanos 10:17)

Como construímos nossas relações com as pessoas no dia-a-dia? Nós nos envolvemos com elas. Conversamos, passamos tempo juntos e prestamos favores. 

Como construímos nosso relacionamento com Deus? Seguimos este mesmo processo. Servimos, oramos e passamos tempo com Ele. 

Uma ótima maneira de fazer todos os três é gastar tempo lendo Sua Palavra. Quanto mais conhecemos a Bíblia, mais conhecemos a Deus.

O que Deus gosta e não gosta? O que ele ama, o que ele odeia? E o que Deus considera pecado? À medida que nos envolvemos com a Bíblia, podemos responder a todas essas perguntas. Além disso, também saberemos o quanto Ele nos ama.

Crescer em Sabedoria

“A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.” (Salmo 119:105)

Antes de podermos ensinar qualquer coisa a alguém, temos que primeiro aprender a lição. Ser filho precede ser pai. Ser aluno precede ser professor. 

Da mesma forma, as Escrituras nos ajudam a crescer em sabedoria, ensinamentos que podemos aplicar em nossas vidas e fornecer isso para nós mesmos. 

Tornamo-nos mais sábios lendo a Bíblia, não ignorando a Palavra de Deus. Aprendemos a servir a Deus de todo o coração, viver uma vida mais piedosa e encontrar grandes maneiras de promover nossa fé.

Ajudar os outros a crescer

“O ferro afia o ferro, e uma pessoa afia a outra.” (Provérbios 27:17)

A Bíblia nos ensina como tratar outras pessoas, não como preferimos, mas como Deus deseja. 

Mesmo muitos incrédulos falam sobre “amar ao próximo”, mas falta-lhes o contexto do que esse conceito realmente significa. 

Ao lermos a Bíblia, aprendemos não apenas como amamos nosso próximo, mas também por quê. Ao amarmos nossos vizinhos como a nós mesmos, nós os ajudamos a crescer de maneira piedosa.

Além disso, um resultado poderia ser eles lendo a Bíblia com mais frequência também!

Comece a ler hoje

“Ele respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4).

“Não existe tempo como o presente.” Você já ouviu alguém dizer isso? Há muita sabedoria a ser encontrada em tal afirmação. 

A razão pela qual as resoluções de Ano Novo não funcionam bem para a maioria das pessoas é que elas não trabalham para a mudança que desejam hoje. Elas esperam até amanhã, figurativamente falando, e às vezes literalmente.

No entanto, adiar o que queremos ou precisamos fazer é procrastinação. Isso causa estresse e às vezes resulta em coisas que não são feitas. 

No caso de ler a Bíblia, o resultado pode ser você perder tudo o que a Bíblia tem a oferecer, incluindo uma forte conexão com Deus.

Formar bons hábitos, se formos sérios, deve ocorrer no presente, não quando os adiamos para algum ponto arbitrário no futuro. 

Então, quando você deve ler a Bíblia? Comece hoje. Aliás, por que não agora? 

Se você está lendo este artigo é porque não está no trabalho. Certamente terá um momento para si mesmo. Um momento para si mesmo é tudo que você precisa para ler a Bíblia. Cinco minutos. Comece lendo um versículo ou dois. Amanhã, faça o mesmo. Ao final de uma ou duas semanas, você pode terminar um capítulo.

Uma vez que você comece a criar o hábito de ler a Bíblia, você se sentirá menos estressado em arranjar tempo ou encontrar energia para ler. 

Em vez disso, envolver-se com a Palavra de Deus se tornará natural. O hábito continuará a crescer com o tempo. Então, aqueles planos de estudo da Bíblia que pareciam impossíveis e intimidantes parecerão fáceis e se tornarão em realidade.

Reconheça o valor de ler a Palavra de Deus. Você enriquecerá sua vida construindo seu relacionamento com Ele. Com o tempo, você poderá ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Botão Voltar ao topo