10 métodos interessantes de estudo bíblico para estudar a Bíblia de forma eficaz

Quais são os melhores método se estudo bíblico? Se você procura conhecer diferentes tipos de métodos eficazes para estudar a Bíblia, então está no lugar certo. A fim de te ajudar escolher um método para seu estudo da Bíblia, selecionei aqui dez métodos de estudo bíblico.

10 Métodos Eficazes de Estudo da Bíblia

Não sou o autor desses métodos, no entanto, aprendi ao longo dos anos que as pessoas juntam vários métodos e criam “novos”. Estes parecem ser os métodos de estudo bíblico mais populares e únicos. Sinta-se à vontade para usar qualquer um desses métodos ou combinar partes deles para criar o seu!

1. Método de Mapeamento de Versículos da Bíblia

Para este método, você precisa apenas de um versículo na Bíblia. Eu sugiro que você escolha um versículo familiar ou um que você entenda o contexto. Em seguida, você verá diferentes traduções. 

Você pode encontrar um mecanismo de pesquisa que permite pesquisar uma passagem em várias traduções. 

Depois de procurar seu versículo, destaque ou circule as palavras que deseja esclarecer. Certifique-se de olhar para o contexto do versículo. 

Com ajuda de uma ferramenta de pesquisa, você também poderá ver outros versículos relacionados a esse versículo.

2. Método de Anotações do Estudo Bíblico

Um dos métodos mais populares para estudar a Bíblia é o diário bíblico de anotações. Este método é simplesmente ler uma passagem da Bíblia e usar um caderno para anotar seus pensamentos. 

Não há muita direção além de escrever o que Deus está ensinando a você. 

Se você fizer uma pesquisa rápida no Google, encontrará centenas de maneiras de registrar a Bíblia. O Pinterest também tem uma variedade de ideias de diário imprimíveis gratuitos. 

3. Método de Estudo Bíblico Tópico

Este método de estudo da Bíblia é quando você começa com um tópico, algo como amor, alegria ou paz. Em seguida, você procura as passagens da Bíblia que se encaixam nesse tópico. 

Você pode encontrar versículos que explicam esse tópico ou dar exemplos desse tópico. Um ótimo mecanismo de busca da Bíblia é nosso próprio site. Além disso, temos uma Bíblia online dentro do site. Dessa forma, você não precisa sair do site para pesquisar na Bíblia.

Você pode digitar uma palavra ou frase e textos bíblicos semelhantes aparecem na pesquisa. Eu também sugiro que você pesquise várias traduções e variações da frase ou palavra ao fazer um estudo tópico.

4. Método de Estudo do Livro

Um dos principais benefícios desse tipo de estudo bíblico é que você pode ver e entender muito melhor as passagens que lê. 

Você pode ter uma melhor compreensão de como os capítulos e versículos individuais se encaixam como um todo. 

Para este método, é importante ler o livro inteiro várias vezes. Escolher um livro menor para a Bíblia seria melhor para isso. 

Enquanto você lê, pense nas palavras que se repetem e nas frases que ocorrem repetidamente. Tente escolher um versículo que possa ser o tema do livro e parta daí. 

5. Método de análise do capítulo

Antes de iniciar este método, eu recomendaria completar o Método de Estudo do Livro mencionado acima. 

Antes de entrar em um capítulo, é vital que você entenda o livro inteiro primeiro. Para este método, você precisará de várias traduções (mais uma vez, um bom mecanismo de busca da Bíblia terá isso). Um dicionário bíblico também é útil. 

Com este método, é bom ter um resumo escrito e, em seguida, delinear o capítulo. 

6. Método Versículo por Versículo

Isso é semelhante ao mapeamento de versículos, mas você estuda uma passagem maior do que um versículo. 

Isso significa simplesmente que você estuda cada versículo, depois o contexto ao redor, e determina o que está dizendo. 

Para este método, você vai querer escolher uma passagem curta, mas completa. Talvez você faça o Nascimento de Jesus (Lucas 2:1-7) ou um pequeno livro da Bíblia como Rute. 

Adoro usar esse método para estudar os capítulos de Salmos. Como muitos dos métodos já mencionados, você procurará palavras em um dicionário, tentará encontrar um tema e reescreverá o que acha que os versículos estão dizendo. 

Tome nota especial de personagens, eventos e pessoas. Este método é ótimo se você estiver se aprofundando em uma passagem familiar!

7. Método de estudo de palavras

Ainda mais profundo do que versículo por versículo é um estudo de palavras! Para este método, você precisará de um mecanismo de busca da Bíblia. 

Este método é semelhante ao método de estudo bíblico tópico, mas você se concentrará em uma palavra-chave. 

Em um estudo de palavras, é importante que você trace uma palavra em toda a Bíblia. Você pode se concentrar no Antigo e depois no Novo Testamento ou apenas um ou outro. 

Você pode procurar a palavra no original hebraico ou grego para ajudá-lo. Eu amo essas dicas para fazer um estudo de palavras.

8. Método de Estudo de Personagem

Muitas pessoas adoram esse método de estudar a Bíblia, especialmente o Antigo Testamento. Como grande parte do AT são histórias, podemos encontrar muita verdade e teologia na vida dos personagens. 

Ao fazer um estudo de personagem, sugiro que você procure cada menção do nome dessa pessoa na Bíblia. Você pode se surpreender. Depois de procurar todas as passagens, estude suas vidas. 

Eles são um personagem para imitar ou um personagem para evitar? 

Aqui no site temos uma categoria de personagens bíblicos que pode te ajudar nesse método de estudar a bíblia.

9. Método OIA

(O – Observação; I – Interpretação; A – Aplicação)

Não tenho certeza do nome original desse método, mas é o método mais fácil para estudar a Bíblia. 

Primeiro, você escolhe uma passagem e escreve suas observações. O que você observa? O que você pode ver na superfície desta passagem? 

Em seguida, você escreve uma interpretação. O que essa passagem significa? O que essa passagem significou para os leitores originais e o que essa passagem significa para mim hoje? A carta final é para aplicação. Como isso pode mudar sua vida?

10. Método SOAP

O método S.O.A.P. nos auxilia a ter profundidade na Bíblia ao invés de fazer somente uma leitura superficial. 

A palavra em inglês significa sabão, e o que Deus nos fala através da Bíblia de fato nos limpa de mentiras que o diabo planta em nossa mente.

O S na palavra SOAP significa Escritura. Qual passagem você vai usar? 

O O significa observação. O que você vê? Quem é o público? Há repetição de palavras? Que palavras se destacam para você? 

Em seguida, A significa aplicação. O que essa passagem revela sobre Deus e como isso mudará minha vida? 

Finalmente, P significa oração. Ore a Deus pedindo que Ele mude você por causa da Sua Palavra.  

Qual o melhor método para estudar a Bíblia?

No ensino médio, tive um grande mentor que me mostrou como ler a Bíblia. Na faculdade, comecei a comprar materiais de estudo bíblico para estudar a Bíblia (não apenas lê-la). Eu não sabia por onde começar e não tinha a solução perfeita para fazer isso “certo”.

Lembro-me de acordar meia hora mais cedo do que precisava, só para estudar a Palavra de Deus. Eu tenho cadernos e devocionais escritos daqueles anos. Nada foi perfeito. Eu tropecei e realmente não sabia o que estava fazendo, mas eu apenas fiz a próxima melhor coisa.

Ao longo dos anos, segui vários métodos para estudar a Bíblia e descobri um segredo! Não existe uma maneira correta de estudar a Bíblia. 

Existem muitos métodos (alguns melhores que outros), mas conforme você cresce no Senhor e mergulha ano após ano em Sua Palavra, você descobrirá o método perfeito para você.

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!
Botão Voltar ao topo