3 Prioridades ao Ler a Palavra

Quais são suas prioridades ao ler a Bíblia, a palavra de Deus?

Os Salmos fazem parte da minha leitura diária da Bíblia há anos. Eu simplesmente amo as obras-primas poéticas que expressam emoção crua e ao mesmo tempo elogios autênticos! Esta semana tenho meditado no Salmo 119.

O Salmo 119 é uma obra-prima poética. Na verdade, tem sido chamado de “obra-prima matemática” por alguns tradutores. Tem vinte e duas estrofes, cada uma com oito versos. Cada estrofe começa com a mesma letra hebraica e progride sucessivamente movendo-se pelo alfabeto hebraico. Não é incrível? Imagine então o trabalho que deu para criar uma obra-prima dessas! 

Todo o Salmo aponta para a alegria e felicidade daqueles que priorizam a Palavra de Deus em suas vidas. Você quer ser feliz? Pacífico? Cheio de alegria? Bem, então, abra sua Bíblia e mergulhe! Você vai entender tudo? Não. Mas não deixe que isso o intimide. Peça ao Espírito Santo que abra seus olhos e lhe dê revelação enquanto você lê.

Ao abrir sua Bíblia e mergulhar, recomendo usar um diário. Comecei isso como uma jovem estudante universitária. Escrevo pensamentos que me vêm de cada passagem. Posso escrever versos inteiros para que as palavras penetrem em minha mente mais completamente. Também me faço algumas perguntas muito básicas que giram em torno de três prioridades básicas.

3 Prioridades ao Ler as Escrituras:

1 # Prioridade ao ler a Palavra – OUVIR

Sabendo que Deus fala através das Escrituras, coloquei meu coração para ouvir. Aprenda a se perguntar ao ler sua Bíblia: “O que Deus está falando comigo através desta passagem?” 

Você pode não pensar em nada imediatamente, mas um pensamento pode vir a você mais tarde no dia. Uma história pode intrigá-lo. Simplesmente escreva seus pensamentos e pergunte ao Espírito Santo o que Ele está falando com você.

Houve muitas vezes em que achei uma história da Bíblia encantadora, mas ela realmente não falou comigo. Eu anoto alguns pensamentos. Mais tarde, talvez dias ou semanas, o Espírito Santo trará essa história de volta à minha mente e me mostrará alguma verdade que Ele quer que eu aplique à minha vida.

2 # Prioridade ao ler a Palavra – RECEBER

Acredito que as Escrituras em sua forma original são inerrantes. Elas são a autoridade final sobre vida e piedade. Quando estou lendo a Bíblia, procuro entender o contexto cultural e o contexto do que está sendo falado, mas então abro meu coração. Posso sussurrar: “Senhor, recebo isso como verdade em minha vida”. 

Houve muitas vezes em que me senti desencorajado ou derrotado e abri minha Bíblia e li palavras de esperança. Não acho que essas palavras de esperança sejam apenas para as pessoas para as quais foram escritas. 

O Espírito Santo se move em meu coração para que eu receba essas palavras como verdade para mim também. Por exemplo, o profeta Isaías escreveu: “Aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Eles voarão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão” (Isaías 40:31). 

Isso não foi apenas para o povo de Israel; essas palavras são para você e para mim também. Enquanto confiamos e esperamos no Senhor, Ele renovará nossas forças. A chave é estar esperando com confiança.

3 # Prioridade ao ler a Palavra – RESPONDER COM FÉ

Este último princípio é talvez o mais importante. Não nos faz bem se lermos a palavra e nos afastarmos pensando: “Ah, essa foi uma ótima história!” Temos que responder a tudo o que Deus está falando conosco com fé. 

Aqui está a coisa: será preciso fé para responder à palavra de Deus! O inimigo de sua alma sempre falará mentiras e colocará dúvidas em você. 

Quando você está lendo a Palavra e lê: “Bem-aventurados (felizes) aqueles que guardam seus estatutos e o buscam de todo o coração” (Salmo 119:2), Satanás sussurra em seu ouvido: “Sério? Você está feliz? As Escrituras estão desatualizadas. Eles colocam muitos limites em sua vida. Ninguém acredita mais nessas coisas!” 

Ou, ele pode dizer: “Deus realmente quis dizer isso?” Honestamente, esse é o truque mais antigo do livro. Lembre-se no Jardim do Éden, o inimigo perguntou a Eva: “Deus realmente disse isso?” 

Amigo, não deixe esse inimigo te enganar. Receba e responda pela fé ao que Deus fala em Sua palavra. Ele tem seus melhores interesses em mente. Ele é aquele que é a verdade e só fala a verdade em Sua palavra, então responda com fé. 

Faça o que você percebe que Ele está lhe dizendo para fazer. Se levante com fé para obedecer. Então, e somente então, você experimentará uma alegria profunda e duradoura. 

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!