5 dicas eficazes para memorização da Bíblia

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.” (Deuteronômio 11:18).

Vale a pena procurar uma maneira de memorizar a Verdade de Deus. Além disso, a Bíblia menciona a importância de lembrar a palavra de Deus várias vezes. 

Memorizar exatamente o que a Palavra de Deus diz é importante, porque existem muitos falsos profetas, interpretações incorretas e tentações à espera em nossas vidas diárias. Portanto, precisamos saber, com total confiança, o que a Palavra de Deus diz.

“Que o amor e a fidelidade nunca te abandonem; amarre-os ao pescoço, escreva-os na tábua do seu coração” (Provérbios 3:3).

Por que memorizar a Bíblia?

Memorizar a Bíblia nos prepara para os obstáculos que enfrentaremos e nos ajuda a reconhecer as bênçãos de Deus em nossas vidas diárias. 

Assim como a preparação para o dia em oração, o tempo na Palavra de Deus nos prepara com o que talvez nem saibamos que precisaremos nas próximas horas. A Bíblia memorizada poderosamente nos traz de volta ao foco.

Moisés escreveu: “Esta observância será para você como um sinal em sua mão e um lembrete em sua testa de que esta lei do Senhor deve estar em seus lábios. Pois o Senhor te tirou do Egito com sua mão poderosa” (Êxodo 13:9). 

Ter a Palavra de Deus escrita em nossos corações nos ajuda a lembrar quem Deus é, e o que Ele diz é verdade sobre nós, nossa fé e o mundo ao redor. 

John Piper escreveu: “Armazenar textos em nossas mentes sobre Deus nos ajuda a nos relacionar com ele como ele realmente é”.

Tenha certeza, não importa o que nos leve a memorizar uma passagem ou versículo da Bíblia, o propósito é divinamente dirigido. Pois, Deus propositadamente coloca Sua Palavra viva e ativa em nossa vida cotidiana. 

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17).

Quando não somos versados ​​na Palavra de Deus, deixamos nosso coração suscetível às preocupações do mundo. No entanto, Sua Verdade, por si só, nos permite permanecer firmes. 

Vamos então dar uma olhada em como memorizar a Bíblia de forma eficaz.

Como Memorizar a Bíblia: 5 Dicas Eficazes

Use os seguintes passos para ajudar na memorização da Bíblia. Esses métodos não são a única maneira ou a única forma de memorização, mas eles nos ajudarão a escrever mais da Palavra de Deus em nossos corações do que jamais pensamos ser possível. 

É incrível como, no momento certo, um verso que eu esqueci que eu tinha memorizado vai correr para a frente da minha mente quando eu precisar!

1. Leia/Ouça a Bíblia

Comece lendo um plano devocional, procurando versículos populares para memorizar (alguns estão listados abaixo) e ore diariamente para que Deus forneça sabedoria para saber por onde começar. 

A leitura da Bíblia pode parecer cansativa no início, mas quando se torna um hábito diário, uma faísca sobrenatural se acende. Começamos a experimentar como Deus conecta a Bíblia à nossa vida diária e pessoalmente se conecta conosco através dela.

Tentar diferentes traduções da Bíblia até que uma versão específica ressoe e se relacione especificamente pode ser útil. Assim como versões em áudio da Bíblia e aplicativos que leem a Bíblia em voz alta para nós.

Quando uma passagem ou versículo começa a se destacar, ou encontramos uma verdade de Deus para nos ajudar em uma luta específica que estamos enfrentando, comece lendo-o várias vezes ao dia. 

Puxe a(s) sentença(s) completa(s) em vez de pequenos fragmentos da Bíblia. Leia o texto antes e depois do(s) versículo(s) escolhido(s) para memorizar e contextualizar. 

Saber quem escreveu aquela parte específica da Bíblia, o que eles estavam passando na época e quem era seu público pode nos ajudar a solidificar a verdade que estamos tentando memorizar.

2. Fale os versículos da Bíblia em voz alta

Para alguns pode ser estranho falar os versículos da Bíblia em voz alta, mas vale a pena o esforço! 

Falar a Palavra de Deus tem poder literal! Isaías escreveu: “assim é a palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e alcançará o propósito para o qual a enviei” (Isaías 55:11). 

E Paulo escreveu aos filipenses do poder ao falar o nome de Jesus!

Faça uma caminhada ou um passeio de bicicleta por uma trilha e repita os versículos da Bíblia várias vezes. Mesmo em uma manhã tranquila na varanda da frente, podemos sussurrar as palavras, ou fechar os olhos e visualizar nossas vozes falando os versos. 

Ter um pequeno grupo de pessoas para nos responsabilizar é muito útil! Mesmo um amigo, membro da família ou vizinho que vai ouvir e ajudar a nos manter no verso exato, ajuda no processo.

Uma das maneiras de cuidarmos dos outros é estudarmos juntos a Palavra de Deus. Gálatas 6:2 nos lembra de “levar as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo”.

3. Escreva Versículos da Bíblia

Pegue um diário, um caderno ou um pedaço de papel e anote o versículo ou pedaço de texto específico todos os dias. 

Se for um longo trecho da Bíblia, considere escrever (e ler e recitar em voz alta) um versículo ou uma seção por dia, ou por alguns dias. 

Para passagens mais longas, levo, pessoalmente, uma semana ou mais escrevendo uma linha ou parágrafo por dia antes de ter um bom controle sobre isso para adicionar mais.

Quando o texto for novo, copie-o palavra por palavra ou linha por linha. Então, com o passar dos dias, tente escrever o máximo possível de memória. 

Quando terminar, olhe para trás em busca de erros, corrija-os e reescreva-os. 

Deus honra nossos esforços diários para memorizar Sua Palavra, nos aproximarmos Dele e aprender mais sobre Seu caráter. 

E o Espírito Santo, presente em cada crente, ajuda-nos a recordar a Verdade de Deus.

4. Espalhe os versículos da Bíblia Propositalmente

Nossas vidas diárias estão repletas de agendas cheias transbordando de ocupação. No entanto, colocar propositalmente passagens bíblicas em nossas rotinas diárias ajuda no processo de memorização. 

Podemos colocá-los no carro, no café, nos espelhos do banheiro ou na porta da geladeira. Poste-o nos lugares cotidianos que nossos olhos naturalmente contemplam.

Lembretes estrategicamente colocados ao longo de nossos dias nos ajudam a manter a Palavra de Deus em mente. 

À medida que se tornam mais fáceis de lembrar, podemos fazer uma pausa para recitar os versículos em voz alta, eventualmente sem olhar para os lembretes. 

Pequenos passos de obediência podem causar um grande impacto ao memorizar a Bíblia.

5. Use-os

Toda vez que meus filhos se inscrevem em uma atividade ou atingem uma meta, há uma camiseta ou peça de recordação combinando para comemorar. 

Embora sejam apenas coisas físicas, elas representam realização, compromisso cumprido e trabalho duro! A mesma ideia pode nos ajudar a memorizar os versículos da Bíblia.

Bonés, camisetas, pulseiras, garrafas de água… podemos encontrar os versículos da Bíblia escritos em praticamente tudo e qualquer coisa! 

Se esses lembretes parecem acessíveis, divertidos e úteis, eles não podem fazer mal! No entanto, eles não são necessários para memorizar a Palavra de Deus. 

É apenas mais uma maneira de nos lembrarmos da verdade que trabalhamos tanto para escrever em nossos corações.

10 versículos da Bíblia para começar a memorizar agora

1. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em todas as situações, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

2. “É para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes, pois, e não vos deixeis sobrecarregar novamente por um jugo de escravidão” (Gálatas 5:1).

3. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

4. “Esta justiça é dada pela fé em Jesus Cristo a todos os que creem. Não há diferença entre judeus e gentios, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, e todos são justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:22-24).

5. “Quem habita no esconderijo do Altíssimo descansará à sombra do Todo-Poderoso. Direi do Senhor: ‘Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio” (Salmo 91:1-2). (Tente memorizar o Salmo 91, na íntegra!)

6. “Regozijai-vos sempre, orai continuamente, agradeci em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:16-18).

7. “’Pois eu sei os planos que tenho para vocês’, declara o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de prejudicar vocês, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

8. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento; submeta-se a ele em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5-6).

9. “Jabez clamou ao Deus de Israel: Oh, que você me abençoe e aumente meu território! Deixe sua mão estar comigo e me proteja do mal para que eu fique livre da dor. E Deus atendeu ao seu pedido” (1 Crônicas 4:10).

10. “Até os jovens se cansam e se cansam, e os jovens tropeçam e caem; mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças.” (Isaías 40:30).

A memorização da Bíblia pode nos ajudar na aproximação de Deus

Memorizar a Palavra de Deus transforma nossos corações e mentes, dando-nos a perspectiva de ver através das lentes da sabedoria divina e reconhecer a mão de Deus trabalhando em nossas vidas. 

Em vez de apenas tirar um versículo do ar, conheça em espírito de oração a história e a profunda sabedoria por trás de cada nota da verdade de Deus.

A Bíblia permite que nos conectemos com nosso Criador. À medida que oramos autenticamente esses versículos ao longo de nossas vidas, aprendemos mais sobre quem é nosso Pai, Salvador e Consolador. Nosso Deus Vivo. Então, porque não começar hoje a memorizar a Bíblia!

memo-bible-3000-curso-de-memorizacao-da-biblia

Botão Voltar ao topo