12 maneiras de se manter motivado para ler sua Bíblia todos os dias

Comecei muitas coisas que nunca consegui terminar. Ler um livro, aprender a falar espanhol e elaborar o próximo grande romance são apenas alguns dos meus projetos inacabados. Ok, no espírito de total transparência, eu nem comecei o romance.

Começar as coisas pode ser muito mais fácil do que continuar com elas a longo prazo. Mesmo que seja algo maravilhoso ou vital ou que mude a vida. 

A Palavra de Deus é todas essas coisas e muito mais, mas muitas vezes lutamos para ler e estudar de forma regular e contínua. 

Começamos com boas intenções, depois a vida atrapalha. Mas podemos nos manter motivados. Experimente uma ou mais das dicas a seguir para mantê-lo na Palavra dia após dia e por toda a vida.

12 maneiras de se motivar a ler a Palavra

1. Lembre-se do porquê 

Antes de mais nada, lembrar-nos do valor da Bíblia para nossas vidas é um bom primeiro passo. 

O primeiro capítulo de Salmos pinta um quadro vívido de alguém que planta sua vida na Palavra de Deus. 

“Ele é como uma árvore plantada junto a correntes de água, que dá o seu fruto na estação própria e cuja folhagem não murcha. Em tudo o que ele faz, ele prospera” (Salmo 1:3). 

Quando a verdade da Palavra de Deus é nosso alimento diário, não apenas prosperamos espiritualmente e produzimos frutos para o Seu Reino, mas desenvolvemos um relacionamento profundo com Ele.

2. Obter uma nova perspectiva 

Por muitos anos, me senti obrigado a ler minha Bíblia. Embora eu tenha desenvolvido um forte hábito de ler todos os dias, era baseado em uma atitude de “ter que” em vez de “chegar a”. 

Eu me sentia culpado quando perdia um dia porque estava agindo por legalismo. Mas Deus mudou meu coração. Ele me mostrou que passar tempo com Ele é um grande privilégio e alegria, não uma obrigação. 

Quando abrimos a Bíblia, convidamos Deus a revelar a Si mesmo, Sua vontade e Seus caminhos para nós. 

O Deus do universo quer que o conheçamos intimamente. Cada vez que lemos Sua Palavra, é mais uma oportunidade de conhecê-Lo mais.

3. Tenha um plano 

A leitura ocasional só nos leva ao fracasso. Estamos mais aptos a ler a cada dia se soubermos com antecedência onde estaremos lendo. 

Nosso plano pode ser tão simples quanto ler um livro da Bíblia. Há também centenas, senão milhares, de planos de leitura da Bíblia disponíveis. 

Algumas Bíblias incluem planos de leitura embutidas. Além disso, há também muitos planos em sites e aplicativos. 

Livros devocionais diários podem ser uma ferramenta útil se os usarmos corretamente.

4. Encontre seu ponto ideal 

O Dictionary.com define “ponto ideal” como o “conjunto específico de condições que alcançarão o resultado mais desejável ou eficaz”. 

Se nosso resultado desejado é um tempo diário com Deus em Sua Palavra, então precisamos descobrir as condições, a hora e o lugar que melhor promoverão isso. 

Por exemplo, eu sou uma pessoa matinal, então começo meu dia na Bíblia. Para você, pode ser a hora do almoço ou depois que as crianças vão para a cama. 

O importante é definir um horário que geralmente funcione para você todos os dias e quando as interrupções serão mínimas. 

A configuração para o seu tempo de silêncio é tão importante. Encontre um lugar confortável, privado e que não dependa do clima. Melhor hora, melhor lugar, seu ponto ideal.

5. Organize sua caixa de ferramentas  

Em uma gaveta da cozinha, guardo um pequeno martelo com chaves de fenda de diferentes tamanhos embutidos no cabo. Sempre que vejo um parafuso solto não deixo de apertá-lo porque a ferramenta está à mão. 

Da mesma forma, manter nossas ferramentas juntas em um só lugar elimina outro obstáculo para entrar na Palavra. Dessa forma, estamos sempre prontos. 

Reúna as ferramentas necessárias, sua Bíblia, seu plano de leitura, um diário, canetas, marcadores ou qualquer outra coisa que você precise para estudar o texto. 

Em seguida, coloque-os em um recipiente pronto. Você pode usar uma cesta, uma sacola ou até mesmo uma caixa de ferramentas! 

6. Encontre pessoas que o encoraje 

Tudo fica melhor quando a compartilhamos com um amigo. É por isso que alguma forma de responsabilidade por nossa leitura da Bíblia nos fará voltar. 

Pode ser um amigo, um cônjuge ou um parceiro formal de responsabilidade. Use o mesmo plano de leitura e estabeleça um horário regular para falar sobre o que Deus tem ensinado a você. 

Um grupo de estudo organizado é outra maneira eficaz de ajudá-lo a permanecer na Palavra. Pode ser um grupo na sua igreja, no seu bairro ou online. Você pode encontrar grupos em muitos sites da Bíblia online, aplicativos da Bíblia e grupos de ministérios. 

Isso certamente me encoraja a permanecer na Palavra todos os dias.

7. Plano para o sucesso 

Em nosso entusiasmo para nos comprometermos novamente com a Palavra de Deus, podemos estabelecer metas grandiosas, como passar uma hora todas as manhãs ou ler a Bíblia em 90 dias. 

Mas metas irreais só nos levam ao fracasso. Em vez disso, vamos definir metas que sejam alcançáveis, mas que também nos mantenham em movimento. 

Comece com o que você pode fazer e depois desenvolva. Se você teve sucesso em gastar dez minutos por dia na Bíblia, aumente para quinze, não trinta. Quando quinze se tornar um hábito sólido e possível, adicione tempo. 

Se você estiver estudando a Palavra três dias por semana por um tempo, aumente para quatro ou cinco, não sete. Ou seja, pouco a pouco você chega lá.

8. Mantenha-o interessante 

A oração e a Palavra de Deus são a base para o nosso tempo regular com Deus. Mas, adicionar outros elementos aqui e ali manterá as coisas interessantes. 

A música pode transformar nossos corações em adoração. O diário pode focar nossas orações e ser um lembrete duradouro de como Deus está trabalhando em nossas vidas. 

Um dia poderíamos ler uma grande parte da Bíblia e outro dia meditar profundamente em apenas alguns versículos. 

Algo tão simples quanto ler uma tradução diferente pode melhorar nosso tempo com a Palavra de Deus.

9. Aproveite a tecnologia 

Colocar nosso tempo diário com Deus no calendário e definir um alerta é um bom começo. 

Muitos sites e aplicativos online não apenas oferecem planos de leitura da Bíblia, mas também enviam notificações de lembrete. 

A Bíblia online aqui do site é uma ótima ferramenta para conferir. Além disso, você conta com inúmeros estudos sobre leitura bíblica.

10. Comemore pequenas conquistas 

Alcançar metas de curto prazo, como ler um livro da Bíblia, é um ótimo motivo para comemorar! 

Poderíamos desfrutar de uma bola de sorvete ou um passeio em família. Escolha uma recompensa que será um incentivo para você continuar avançando em direção ao próximo objetivo e ao próximo.

11. Implemente medidas ofensivas 

Distrações enchem nosso mundo, nossas casas e nossas vidas diárias. Elas travam guerra contra nossas boas intenções de estar na Palavra de Deus. 

Como e-mail, rede social e coisas do gênero são grandes distrações para mim, me comprometi a não abrir meu laptop até passar algum tempo na Palavra de Deus. 

Determine suas maiores distrações e sugadores de tempo e defina alguns limites para eliminar a ameaça.

12. Dê a si mesmo graça 

O legalismo tirará a alegria do nosso relacionamento com Cristo. Sim, queremos fazer tudo para honrar nosso compromisso de passar tempo com Ele, mas alguns dias são mais difíceis que outros. Quando seu tempo diário na Palavra não acontecer, simplesmente tente novamente amanhã.

Você e eu podemos não conseguir ler toda a Bíblia em apenas um mês. Mas temos todo o incentivo e motivação de que precisamos para permanecer na Palavra de Deus pelo resto de nossas vidas.

Botão Voltar ao topo