7 chaves poderosas para estudar o livro do Apocalipse

Há um cruzamento perto da minha casa que é conhecido por vender. Às vezes há cachorros à venda, outras vezes são tapetes. Mas às vezes é profecia. Placas me alertando sobre “a marca da besta” e o fim do mundo acompanham um homem em um caminhão velho vendendo um livro que promete me manter seguro neste tumultuado fim dos tempos. 

No entanto, o livro do Apocalipse pode provocar um comportamento muito estranho.

De todos os livros da Bíblia, nenhum produz uma infinidade de interpretações e conclusões como o Apocalipse. Talvez isso seja parte do motivo pelo qual evitamos de estudar o livro do Apocalipse. 

Quero dizer, o que devemos fazer com um livro que fala de gafanhotos com caudas de escorpião (Apocalipse 9:10) e um dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres (Apocalipse 12:3)? 

No entanto, nenhum outro livro começa com um encorajamento tão direto ao leitor:

“Bem-aventurado aquele que lê em voz alta as palavras desta profecia, e bem-aventurados os que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).

Talvez, supomos, que quando começamos a descobrir as chaves para estudar o livro do Apocalipse, precisaremos chegar a alguma conclusão final sobre onde estamos nessa grande e confusa coisa chamada escatologia (o estudo do fim dos tempos). 

E como muitos de nós estão apenas tentando chegar ao final do dia com uma casa um tanto limpa e metade da nossa lista de tarefas verificada, achamos que simplesmente não temos tempo para isso.

Mas o Apocalipse é parte das Escrituras inspiradas por Deus.

“útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar em justiça, preparando-nos para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16)

Portanto, precisamos estudá-lo. A questão é: como lidamos com um livro tão intimidador?

Aqui estão, portanto as sete chaves poderosas para estudar e entender o livro Apocalipse.

1. Leia-o para conhecer a Deus

Assim como o restante de nossas Bíblias, a leitura do livro do Apocalipse deve ser motivada pelo desejo de conhecer e amar a Deus. Embora possa ser tentador ler este livro de profecia com o fim dos tempos em mente, devemos lê-lo com Deus em mente.

O que Deus ama? O que Ele odeia? Como Ele responde à humanidade? Como Ele descreve a Si mesmo? Todas essas são ótimas perguntas para fazer enquanto você lê. 

Queremos amar o único e verdadeiro Deus vivo, não aquele que inventamos e adaptamos às nossas próprias preferências. Ler a Bíblia é uma maneira de compilarmos lentamente um caráter preciso do Deus que nos salvou.

2. Observe as descrições de Jesus

Afinal, Jesus é a figura central deste livro, do primeiro ao último capítulo. Se você ama Jesus, então você deve estar animado para ler o livro do Apocalipse!

No restante de nosso Novo Testamento, vemos Jesus despojado de Suas qualidades divinas e humildemente abraçando a forma de homem para nos salvar de nossos pecados. 

Mas em Apocalipse temos a oportunidade de vê-Lo em glória, restaurado ao Seu devido lugar como Rei! 

Enquanto você lê, mantenha uma lista de todas as descrições de Jesus e pergunte a si mesmo: “Como essa característica de Jesus me afeta hoje?”

3. Observe a natureza da humanidade

Embora possamos não saber quando todas essas coisas vão acontecer (ou aconteceram), há muito que podemos aprender sobre a natureza da humanidade. 

Contudo, preste atenção àqueles que se recusam a se arrepender, como eles tratam Deus e Seu povo e o que acontece com eles. 

Observe todas as descrições dos santos, aqueles que responderam à oferta de salvação de Deus com fé e arrependimento. 

Qual é o destino deles e como Deus fala deles? Há muito que podemos aprender sobre a natureza caída da humanidade e as promessas para os redimidos neste livro.

4. Observe a paciência de Deus

Uma das coisas mais surpreendentes que concluí ao ler Apocalipse foi como Deus é paciente. 

Ao ler sobre a rebelião da humanidade, de sua recusa em se arrepender de assassinatos e adoração de demônios (Apocalipse 9:20-21), eu estava pronto para ver Deus trazer o fim deles. 

No entanto, nos próximos capítulos Deus envia duas testemunhas (Apocalipse 11:3) e três anjos para proclamar o evangelho e alertar sobre o julgamento vindouro a todos os que vivem na terra (Apocalipse 14:6-11).

Mesmo quando a terra está cheia dos mais vis ofensores, Deus mostra paciência em conter Sua ira e Sua misericórdia ao estender o evangelho. 

É realmente chocante ver a bondade de Deus no pano de fundo de tal maldade. E imediatamente sou estimulado a adorá-Lo por como Ele se mostrou tão paciente e misericordioso em minha própria vida.

5. Observe o fim de Satanás

Embora Apocalipse possa parecer que destaca o poder de Satanás devido às suas descrições gráficas dele (ou seja, um dragão com sete cabeças), na verdade é uma declaração sobre sua fraqueza e condenação. 

Em mais de um lugar vemos o fim certo de nosso inimigo. Isso é para ser um conforto para nós! Um lembrete de que, como Martinho Lutero colocou no hino “A Mighty Fortress Is Our God”:

“O príncipe das trevas sombrio, não trememos por ele;
Sua raiva podemos suportar, pois eis que sua condenação é certa”.

Porque temos a certeza de que “o acusador de nossos irmãos foi derrubado” (Apocalipse 12:10) e será “lançado no lago de fogo e enxofre” (Apocalipse 20:10), podemos andar com confiança nesta vida porque somos amigos do Cristo que o derrotará.

6. Permita perguntas não respondidas

Desnecessário será dizer que não entendemos completamente todo o significado de Apocalipse nesta vida. E tudo bem. 

Contudo, vale a pena ler a Bíblia, não importa quantas perguntas não respondidas tenhamos sobre ela, porque a Bíblia revela o caráter de nosso Deus!

Deixe de lado a pressão para chegar a uma conclusão sobre tudo o que lê. Há muitas verdades claras e diretas neste livro que explicam o caráter de Deus, a pessoa de Jesus, o papel do Espírito Santo e o final daqueles que confiam nEle para a salvação . Não deixe que a pressão para descobrir o impeça de desfrutar da riqueza que este livro tem a oferecer.

7. Leia em oração

Um dos papéis do Espírito Santo em nossas vidas é nos guiar “em toda a verdade” ( João 16:13 ). Se você confiou em Jesus como sua única esperança de salvação de seus pecados, então Deus lhe deu o Seu Espírito!

Ao ler, peça ajuda do Espírito Santo para entender o que lê. Quando você vê algo confuso ou algo que faz você se sentir desconfortável com o caráter de Deus, ore sobre isso e peça a Deus, uma compreensão mais profunda da Bíblia.

Deixe sua leitura do Apocalipse ser relacional, interagindo com Deus enquanto você lê, não apenas intelectual.

Comece agora a abrir estas chaves para estudar o Livro do Apocalipse

Se você evitou este livro da sua Bíblia, talvez seja hora de dar uma chance. Pois, toda a Palavra de Deus, é inspirada por Deus e proveitosa para nós. 

Portanto, remova a pressão para descobrir tudo e comece a buscar conhecer e amar mais a Deus. 

Por fim, peça a Ele que abra seus olhos, para que você possa contemplar coisas maravilhosas em Sua Palavra (Salmo 119:18). Esta é uma oração que Ele certamente responderá!

Autora: Kelly Needham  

Botão Voltar ao topo