Provérbios 3:5 Significado de confiar no Senhor de todo o coração
Provérbios 3:5 – ACF
“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”
Traduções Bíblicas de Provérbios 3:5
NAA – Provérbios 3:5
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.”
NVI – Provérbios 3:5
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.”
NVT – Provérbios 3:5
“Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento.”
Explicação de Confia no Senhor de todo o teu coração
Aqui está o segredo para viver a melhor vida cristã possível. Creia em Jesus Cristo, que ele veio e morreu para reconciliar você com Deus, e então confie no Senhor, de todo o seu coração.
Você deve amar a Deus de todo o seu coração, amar seu próximo (Mt 22:38-39), e amar seus inimigos (Mt 5:44), mas isso não significa “confiar no Senhor… seu próprio entendimento”?
Os caminhos de Deus são infinitamente mais altos do que os nossos (Is 55:9). Quem pode entender a mente do Senhor (Rm 11:34)? Cometemos uma grande loucura tentando pensar mais do que Deus.
Uma maneira de o homem moderno fazer isso é tentar testar a Bíblia contra as normas culturais predominantes e, em seguida, buscar “atualizar” a Palavra de Deus de acordo. Isso é loucura. A cultura muda de opinião a cada geração, mas Deus não muda (Ml 3:6).
Você tem colocado a confiança de todo o seu coração em Deus? Se você é um cristão, este é o objetivo de suas disciplinas espirituais. Pois, sua vida terá um significado totalmente novo se você se submeter a ele e confiar nele completamente.
Comentando e explicando as partes chave de Provérbios 3:5:
“Confie no Senhor…”
Deus é confiável porque ele não muda e porque ele é perfeito e bom. Ele quer o melhor para nós, e é impossível para nós pensar em uma maneira melhor de fazer qualquer coisa, ou de conduzir nossas vidas, do que o que ele tem em mente para nós. E se ele declarar algo, ele o fará. Confia nele.
“…de todo o seu coração…”
Por que confiar em Deus apenas uma parte de si mesmo? Reter uma parte de sua vida dele, dizendo-lhe “fora dos limites aqui”, só levará a mágoa e destruição. Muitos cristãos tentam isso, e é loucura.
Às vezes é algum pecado secreto que eles não estão dispostos a desistir, ou às vezes é um objetivo, sonhado no ego que é mantido afastado, mas a única maneira de viver verdadeiramente é confiar todo o seu coração ao Senhor.
“…e não se apoie em seu próprio entendimento”
Nós amamos tanto nossas pequenas mentes. Em nosso orgulho, queremos acreditar que sabemos melhor e entendemos todas as coisas.
Muitas pessoas não gostam dos paradoxos da Bíblia porque eles destacam suas próprias limitações.
Certamente odiamos entregar o controle a Deus quando não sabemos bem o que ele está fazendo. É viciante sonhar com nossos próprios planos e fantasiar sobre moldar nosso próprio futuro.
O problema é que não sabemos o que é melhor para nós, mas Deus sabe. Ele nos ama mais do que nós mesmos e tem um plano perfeito. Nossa única resposta racional é a submissão alegre.
Comentários sobre o significado de Provérbios 3:5
Comentário de Beacon
Nos versículos 5 e 6 temos palavras seletas que refletem o teor de todo o livro de Provérbios. Confia no Senhor […] e não te estribes no teu próprio entendimento (5). A sabedoria humana é inadequada, mas a sabedoria divina é orientação suficiente para a vida. A certeza é que Deus vai “endireitar” (6) a nossa vida e nos capacitar a alcançarmos o nosso destino.
Moffatt diz: “Ele vai limpar o caminho para você”. E uma referência à remoção de obstáculos na construção de uma estrada. O autor diz: Não sejas sábio a teus próprios olhos (7), ou: “Nunca se orgulhe da sua própria sabedoria”. Temos aqui essencialmente a repetição do apelo dos versículos 5-6 para que a pessoa coloque a sua confiança no Senhor. Somos encorajados aqui a não pensarmos demais de nós mesmos, mas reverenciarmos a Deus.
Comentário de Wiersbe Provérbios 3:5
Devemos obedecer à vontade de Deus (vv. 5-8). A promessa é: “ele endireitará as tuas veredas” (v. 6), mas o cumprimento dessa promessa é vinculado a nossa obediência ao Senhor. Devemos crer nele de todo coração e obedecer a ele em todos os nossos caminhos. Isso significa ter um compromisso total com ele (Rm 12:1, 2). O termo traduzido por “confiar”, no versículo 5, significa “prostrar-se com o rosto em terra numa posição vulnerável”. Retrata um servo esperando as ordens de seu senhor e pronto a obedecer, ou, ainda, um soldado derrotado entregando-se ao general vitorioso.
O perigo, evidentemente, é aprender com base em nosso próprio entendimento e, desse modo, não compreender a vontade de Deus. Essa advertência não dá a entender que os filhos de Deus devem desligar seu cérebro e ignorar sua inteligência e bom senso. Apenas nos adverte a não depender de nossa própria sabedoria e experiência, nem da sabedoria e experiência de outros. Abraão fez isso quando foi para o Egito (Gn 12:10-20), e Josué fez o mesmo quando atacou a pequena cidade de Ai (Js 7). Quando nos tornamos “sábios aos [nossos] próprios olhos” (Pv 3:7), estamos pedindo para nos meter em apuros.
Comentário de Benson Provérbios 3:5-6
Confie no Senhor de todo o seu coração – Confie total e seguramente na sabedoria, poder e bondade de Deus, e em sua providência e promessas, para direção e ajuda em todos os seus assuntos e perigos. Não se apoie em seu próprio entendimento – Pense em não realizar seus desígnios pela força de seu próprio entendimento, sem a bênção de Deus. Sob esse tipo de confiança carnal, ele entende todos os outros tipos, como a confiança na força corporal, na riqueza ou nos amigos.
Em todos os teus caminhos – Projetos e empreendimentos, respeitando as coisas desta vida e as da vida futura; reconheça-o, conheça-o, ou seja, praticamente; ou aproprie-se dele, sua sabedoria, seguindo seus conselhos; seu poder e bondade, esperando dele sucesso; sua soberania, administrando todos os teus assuntos de maneira a agradá-lo e glorificá-lo; e ele dirigirá teus passos – Para que teus caminhos sejam seguros e bons, e finalmente tenham um problema feliz.
Comentário de Matthew Poole
Provérbios 3:5 – Confie no Senhor; confiar total e seguramente nas promessas e na providência de Deus para obter ajuda e alívio em todos os seus assuntos e perigos. Não te estribes no teu próprio entendimento; não pense em realizar seus desígnios pela força de sua própria inteligência sem a bênção de Deus. Sob este tipo de confiança carnal, que é mais frequente e mais plausível, ele compreende e proíbe todas as outras confidências na força corporal, riqueza, amigos, etc.
Visão Geral do Livro de Provérbios
- Veja também: 6 Passos para confiar no Senhor de todo o coração