Mateus 6:33 Significado de “Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”

Mateus 6:33 – ACF (Almeida Corrigida Fiel)

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Traduções Bíblicas de Mateus 6:33

Mateus 6:33 – ARA (Almeida Revista e Atualizada)

“Mas buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Mateus 6:33 – NVI (Nova Versão Internacional)

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.”

Mateus 6:33 – NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas as outras coisas.”

Explicação e Significado de Mateus 6:33

Mateus 6:33 é um versículo proferido por Jesus no Sermão da Montanha, onde Ele ensina sobre a confiança em Deus e a busca das prioridades corretas na vida. Neste versículo, Jesus diz para buscar primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as necessidades seriam supridas.

A essência do ensinamento de Jesus é que devemos priorizar Deus e o Seu reino acima de tudo em nossas vidas. Em meio às preocupações com as necessidades materiais e cotidianas, Jesus nos orienta a colocar Deus em primeiro lugar. Buscar o reino de Deus significa buscar Seu governo e autoridade sobre nossas vidas, submetendo-nos à Sua vontade e propósito.

Além disso, Jesus nos encoraja a buscar a justiça de Deus. Isso implica viver em retidão, obediência aos Seus mandamentos e seguindo o caminho da santidade. A justiça de Deus é o padrão moral e ético que devemos almejar em nossas vidas.

Ao fazer do reino de Deus e de Sua justiça a nossa prioridade, Jesus nos assegura que Deus cuidará de nossas necessidades materiais e terrenas. Ele nos promete que “todas estas coisas“, referindo-se às coisas essenciais da vida, serão acrescentadas a nós. Isso não significa que não precisamos trabalhar ou planejar, mas sim que quando buscamos primeiro o reino de Deus, Ele cuida de nós e supre nossas necessidades de acordo com Sua vontade.

Assim, Mateus 6:33 nos desafia a colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, buscando Sua vontade e justiça, confiando em Sua provisão e encontrando a verdadeira satisfação espiritual em meio às lutas diárias.

Interpretando as partes chaves do versículo 33 do Mateus 6

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus”

Nesta primeira parte, Jesus instrui seus seguidores a darem prioridade ao Reino de Deus. Ele os encoraja a buscar ativamente o governo e a autoridade de Deus em suas vidas, colocando-o acima de todas as outras preocupações e interesses.

“e a sua justiça”

Aqui, Jesus destaca a importância de buscar a justiça de Deus. Isso vai além de seguir regras externas, envolvendo uma busca por uma vida de retidão e obediência aos mandamentos de Deus. A justiça de Deus se refere ao padrão moral e ético que Ele deseja que seus seguidores sigam.

“e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Nesta última parte, Jesus promete uma bênção de provisão divina. Ele assegura que, ao colocar o Reino de Deus e Sua justiça como prioridade, Deus cuidará de todas as necessidades materiais e terrenas dos seus seguidores. “Todas estas coisas” se refere às necessidades essenciais da vida, como alimento, roupas e abrigo.

Comentários sobre o que Significa Mateus 6:33

Comentários sobre o que Significa Mateus 6-33

Comentário de Wiersbe

A preocupação com as coisas materiais nos faz viver como pagãos! Quando colocamos a vontade e a justiça de Deus em primeiro plano em nossa vida, Ele cuida de todo o resto. É triste quando não praticamos essa verdade. Mas o cristão que decide viver de acordo com Mateus 6:33 dá um testemunho maravilhoso para o mundo!

Comentário de Ellicott para leitores ingleses

(33) Buscai primeiro o reino de Deus. O contexto mostra que as palavras apontam para a “busca” da oração, e não do ato, embora o último significado, é claro, não seja excluído. O que deve ser buscado é “o reino de Deus” (a mudança do “reino dos céus” menos pessoal é significativa), a vida espiritual superior em sua plenitude, para nós e para os outros; e com ela devemos buscar “Sua justiça”, aquela que, sendo perfeita além da justiça dos escribas e fariseus, deve ser Seu dom para nós e, portanto, deve ser buscada em oração. 

Aquele que busca isso pode muito bem se contentar em deixar todo o resto nas mãos de seu Pai. Mesmo sem ele pedir “serão acrescentados a ele” na medida que for melhor para ele. Entre os poucos ditados tradicionais atribuídos a nosso Senhor, dos quais podemos pensar como provavelmente um relato autêntico de Seus ensinamentos,

Comentário de Benson sobre Mateus 6:33:

Mateus 6:33. Mas – Jesus direciona Seus discípulos a assuntos mais importantes e esperançosos para suas mentes. Portanto, buscai primeiro – ou seja, com máxima seriedade e dedicação, dando prioridade a, o reino de Deus – conforme descrito em Romanos 14:17. Isso significa que Deus reine em seus corações, enchendo-os de santidade e a felicidade que advém disso. Buscai também a justiça de Deus, que não é a justiça proveniente da lei, mas a justiça obtida pela fé em Cristo, como explicado em Romanos 10:3 e Filipenses 3:9.

Essa justiça proposta pelo evangelho nos coloca em posse do reino de Deus, tanto nesta vida terrena como na vida eterna. Seguindo essas prioridades, todas as necessidades desta vida serão acrescentadas aos discípulos pela providência divina, pois contribuirão para o seu bem-estar real e mais nada lhes faltará.

Notas de Barnes sobre a Bíblia

“Pois depois de todas essas coisas os gentios buscam – isto é, aqueles destituídos das verdadeiras doutrinas da religião e não familiarizados com a dependência adequada da Providência Divina, tornam sua principal ansiedade procurar comida e roupas. Mas você, que tem conhecimento de seu Pai no céu; que sabem que Ele suprirá suas necessidades, não devem ficar ansiosos.

Busque primeiro Seu reino; procure primeiro ser justo e se interessar por Seu favor, e todas as coisas necessárias serão acrescentadas a você. Ele tem controle sobre todas as coisas e pode lhe dar o que você precisa. Ele vai te dar o que achar melhor para você.”

Comentário de Matthew Poole

O reino de Deus e sua justiça, conforme mencionados neste versículo, englobam tudo relacionado à honra e glória divinas, seja como meio ou fim. O foco principal deve ser alcançar o céu e promover o reino de Deus no mundo. Buscar sujeitar os corações à vontade de Deus, para que Seu reino esteja dentro de nós, e trazer outros à obediência da fé e vontade de Deus.

Quanto às coisas desta vida, seguir essa prioridade resultará em bênçãos, como aconteceu com Salomão (1 Reis 3:12). Deus suprirá nossas necessidades conforme prometido (Salmo 37:4, Marcos 10:30, 1 Timóteo 4:8).

Comentário de Charles Spurgeon

Busque a Deus em primeiro lugar e o restante será oportunamente acrescentado. Quanto a todas as coisas, você não terá que buscá-las, pois elas acontecerão como consequência. Deus, que lhe concedeu o céu, não lhe negará o pão durante seu caminho para lá.

O Reino de Deus e a justiça própria desse reino: busque por esses em primeiro lugar, e, em seguida, tudo o que você possivelmente venha a precisar lhes será acrescentado. Promover o reino de Cristo e praticar a justiça é o único objetivo. E que esse seja o único objetivo de nossas vidas!

Gastemos a vida nesse único alvo, e ela será bem gasta; quanto aos demais objetivos secundários, eles também serão nossos, se buscarmos em primeiro lugar aquela única coisa.

Lições que podemos aprender do significado de Mateus 6:33

Mateus 6-33 Significado de Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça

1. Prioridade em Deus: A principal lição é colocar Deus e Seu reino em primeiro lugar em nossas vidas. Isso envolve buscar Sua vontade, autoridade e propósito acima de todas as outras preocupações terrenas.

2. Confiança na provisão divina: Jesus nos assegura que, ao buscar o reino de Deus e Sua justiça, Deus cuidará de nossas necessidades materiais. Essa lição nos leva a confiar na provisão divina e a buscar contentamento nas bênçãos que Ele nos concede.

3. Busca pela justiça: A busca pela justiça de Deus é outro aspecto essencial. Isso nos desafia a viver de acordo com os princípios morais e éticos de Deus, refletindo Sua santidade em nossa conduta diária.

4. Liberdade das ansiedades mundanas: Ao priorizar o reino de Deus, somos livres das preocupações excessivas com as coisas desta vida. Isso não significa ignorar nossas responsabilidades, mas sim confiar que Deus cuidará de nós enquanto seguimos Sua vontade.

5. Realização espiritual: A lição final é que, ao buscar a Deus e Sua justiça, encontramos propósito e realização espiritual em nossas vidas. Nossa relação com Deus se aprofunda, e experimentamos Sua presença e bênçãos em nossa jornada.

Se gostou deste estudo, então leia também: Como Buscamos o Reino de Deus Enquanto Estamos Aqui na Terra?

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!