Salmo 139:16 Significado de Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe

Salmos 139:16 – ACF

“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.”

Traduções Bíblicas de Salmo 139:16

NAA – Salmos 139:16

“Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia.”

NVI – Salmos 139:16

“Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”

NVT – Salmos 139:16

“Tu me viste quando eu ainda estava no ventre; cada dia de minha vida estava registrado em teu livro, cada momento foi estabelecido quando ainda nenhum deles existia.”

Explicação e Comentário do Salmo 139:16

Cada pessoa existiu na mente de Deus eternamente. Muito antes de Deus “terrivelmente e maravilhosamente te fazer”, ele sabia como você seria e o que faria. Este é um grande mistério e não nega a verdade paradoxal que ele mantém sobre escolhas e caminhos diante de nós (Js 24:15). Ele nos testa. Ele nos chama e espera nossa resposta.

Mas é verdade que ele ordenou nossas vidas. Paulo diz em Efésios 2:8: “Pois somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus para fazer boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que as praticássemos”. A questão é: como podemos saber quais são as obras que “Deus preparou de antemão para que façamos”?

A resposta é que devemos “permanecer em Cristo” (Jo 15:4). O Senhor tem uma vontade para sua vida, e a revelará quando olharmos para ele. Quando “nos deleitamos no Senhor… ele [nos] concederá os desejos de nossos corações” (Sl 37:4). Esses desejos nos mostrarão sua vontade, o que ele ordenou para nós. Andar no caminho ordenado que Deus projetou para nós parece uma paz perfeita, descanso, um jugo suave (Mt 11:30).

Interpretação Salmo 139:16 as partes chave do versículo

#1 “Seus olhos viram meu corpo ainda sem forma”
Deus Pai é um espírito. Seus olhos são espirituais, mas ele vê além do que é e vê o que será. Para ele pensar que é certamente criá-lo. Ele vê um humano como um pedaço de material, uma substância cheia de potencial. Ele molda e traz vida a ela, de forma terrível e maravilhosa (Sl 139:14). Artistas que podem ver a forma dentro do mármore nos dão uma dica da mesma centelha criativa de seu Pai.

# 2 “todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro…”
Todos os nossos dias estão contados. Todos eles são vistos por Deus. É loucura e artimanha do maligno o homem temer a morte (Mt 10:28), principalmente os cristãos. Sabemos que “morrer é lucro” (Fp 1:21). Iremos rapidamente para os braços de nosso Pai no céu presente, de onde aguardaremos o toque da trombeta para retornar com Cristo para encontrar nossos corpos reformados e glorificados.

#3 “…as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.”
O que era uma realidade na mente de Deus “veio a ser” no dia em que ele criou você. Jesus, em forma humana, “veio a ser” no ventre de Maria quando ela foi ensombrada pelo Espírito Santo (Lc 1:35). Mas ele já existia como o Cordeiro morto desde a fundação do mundo (Ap 13:8). Em suma, tudo o que Deus ordena virá a ser. Jesus prometeu voltar para sua Igreja. Em um momento, em um piscar de olhos, acontecerá (1 Coríntios 15:52).

Comentários sobre o que Significa Salmo 139:16

comentários bíblicos sobre o versículo

Comentário de Wiersbe (Contexto Salmo 139:16)

Trata-se de uma das passagens mais maravilhosas da literatura sobre o milagre da concepção e o nascimento humano. Como disse Eugene Petersen: “Ao testemunhar o nascimento, não calculamos apenas nos maravilhamos”.

Davi declarou que Deus está presente na concepção e no nascimento, pois somos feitos à imagem de Deus, e ele tem um propósito específico para cada pessoa que nasce. Vivemos em nosso corpo e com ele toda nossa vida, e sabemos como é admirável.

Deus nos formou da maneira como deseja que sejamos, e quaisquer que sejam nossas opiniões sobre nossa estrutura, aparência ou habilidades, devemos aceitar sua vontade. O verbo “tecer” (v. 13) significa cobrir ou “cingir”. Deus tece o ser humano no útero da mãe, e o aborto interrompe esse milagre. Que tragédia! Porém, o Senhor fez mais do que criar e formar nosso corpo; também planejou e determinou nossos dias (v. 16).

Não se trata de uma forma de fatalismo ou de predestinação insensível, pois aquilo que somos e aquilo que Deus tem planejado para nós vêm de seu coração amoroso (33:11) e é seu melhor para nós (Rm 12:2).

Se vivemos de modo insensato, podemos morrer antes do tempo determinado por Deus, mas os filhos fiéis de Deus são imortais até que tenham completado seu trabalho. Como ignorar que Deus nos deu um corpo tão maravilhoso e planejou uma vida tão extraordinária?

Comentário de Beacon (Estudo)

O Deus onisciente e onipresente está pessoalmente preocupado com cada detalhe da vida do salmista.

Deus o conhece em cada aspecto do seu ser, porque foi o Senhor que criou o seu íntimo (13, NVI) e o entreteceu, isto é, cuidou do seu desenvolvimento mesmo no ventre de sua mãe.

No oculto fui formado (15) traz a ideia de ser “formado com cuidado”. Nas profundezas da terra seria:
“no útero, tão escuro e misterioso como o mundo inferior. Tem-se em mente aqui a formação do corpo. Não existe nenhuma alusão à doutrina da pré-existência da alma”.

No teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas (16) é uma expressão que tem apresentado dificuldades na sua tradução e interpretação, como pode ser visto em várias versões. “Todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro” (NVI).

No teu livro foram escritos todos os meus dias, quando nem um deles havia ainda” (ARA). “No teu livro tudo foi registrado e preparado dia a dia” (Berkeley). “Em teu registro foram determinados os dias que foram planejados para mim” (Harrison).

A mente moderna analítica tem certa dificuldade em reconciliar a presciência de Deus acerca da vida com a verdadeira liberdade de escolha legada ao homem, mas os escritores bíblicos não sentiram essa dificuldade. Para eles, era suficiente proclamar que Deus conhece o fim desde o início sem, com isso, predeterminar esse fim.

No entanto, mesmo o homem moderno, completamente convencido da liberdade de escolha, pode encontrar conforto na verdade de que nada pega Deus de surpresa. O Senhor conhece o futuro desconhecido para nós, e pode, portanto, guiar-nos pelos caminhos desconhecidos se nos sujeitarmos à sua liderança.

Notas de Barnes sobre a Bíblia

Teus olhos viram minha substância, ainda sendo imperfeita – A “ideia” nesta expressão é: “Antes que eu tivesse forma ou forma, você viu o que eu deveria ser”. A única palavra no original traduzida como “minha substância, ainda que imperfeita”, é גלם gôlem. Ocorre apenas neste lugar, embora o verbo – גלם gâlam – se encontra em 2 Reis 2: 8, onde se usa em referência ao manto de Elias: E Elias tomou seu manto, e “embrulhou-o”, etc. Isto é, ele o enrolou ou dobrou. 

O substantivo, então, significa aquilo que “é” enrolado ou embrulhado; o que está dobrado e, portanto, é aplicável a qualquer coisa dobrada ou não desenvolvida; e assim denotaria mais apropriadamente o embrião, ou o feto, onde todos os membros do corpo ainda estão dobrados ou não desenvolvidos. Esta é, sem dúvida, a ideia aqui. Antes que o embrião tivesse qualquer forma, […] era clara e distintamente conhecido por Deus.

Todos os meus membros foram escritos – …foi escrito exatamente o que deveria ser… quanto tempo eu deveria viver; o que eu deveria ser; quais seriam os acontecimentos da minha vida.

Que em continuação foram formados – DeWette traduz isso: “Os dias foram determinados antes de qualquer um deles”. A ideia simples é: Os dias da minha vida foram determinados, todo o assunto foi fixado e resolvido, não por qualquer coisa vista no embrião, mas “antes” que houvesse qualquer forma – antes que houvesse qualquer meio de julgar pelo que eu então era o que eu seria – tudo foi visto e arranjado na mente divina.

Quando ainda não havia nenhum deles – literalmente, “E nenhum entre eles”. Antes que houvesse um deles na existência real. Ainda não havia ocorrido nenhum desenvolvimento do qual se pudesse inferir qual seria o resto. Todo o conhecimento sobre o assunto deve ter se baseado na Onisciência.

Exposição de Gill de toda a Bíblia

Teus olhos viram minha substância, ainda sendo imperfeita… A palavra (q) para “substância” significa um fundo de fio enrolado, ou qualquer caroço grosseiro ou informe; e desenhos que conglomeravam massa de matéria separada no útero, contendo todos os elementos essenciais da estrutura humana, mas ainda não distinguidos ou reduzidos a qualquer forma ou ordem; contudo, mesmo quando neste estado, os olhos do Senhor o veem e todas as suas partes distintamente.

E no teu livro foram escritos todos os meus membros: que em continuidade foram formados, quando ainda não havia nenhum deles; no livro da mente e dos desígnios eternos de Deus, o plano do corpo humano foi desenhado, todas as partes dele descritas, e sua forma, lugares e usos fixos, mesmo quando nenhum deles ainda existia.

Mas no devido tempo eles são todos exatamente formados e modelados de acordo com o modelo deles na mente de Deus; que tem um conhecimento tão perfeito deles de antemão como se fossem escritos em um livro antes dele, ou “no teu livro estão escritos todos eles, em que dias devem ser formados“; não apenas cada um dos membros do corpo foi colocado neste livro, mas cada um dos dias em que eles deveriam ser formados e colocados em ordem: “quando” ainda não havia “nenhum deles”; nenhum desses dias, antes de acontecerem, mesmo antes de todos os tempos; o Targum é, “no livro da tua memória estão escritos todos os meus dias, no dia em que o mundo foi criado, desde o princípio que todas as criaturas foram criadas.”

Visão geral de Salmos

Leitura adicional: 5 lições poderosas do Salmo 139 sobre a maravilha de Deus 

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo