5 lições poderosas do Salmo 139 sobre a maravilha de Deus 

O Salmo 139 é um salmo de oração, destinado a ser cantado em louvor nos cultos. Quando buscamos aprender, quando buscamos ajuda ou cura, quando expressamos gratidão ou ansiedade e quando celebramos bênçãos… oramos. 

A oração é uma conversa com Deus que contribuem para nosso relacionamento com Deus nosso Pai. A Bíblia de Estudo NIV compartilha: “Em nenhum lugar (fora de Jó) se encontra uma consciência tão profunda de quão incrível é pedir a Deus para examinar não apenas a vida de alguém, mas também a alma de alguém”. 

A vida dentro do amor de Cristo amplifica ainda mais o que o salmista derramou de seu coração. Fomos criados por Deus, propositalmente. Ele nos conhece intimamente melhor do que nós mesmos! Ele é poderoso para salvar e sempre bom. E Ele é onisciente e está em todos os lugares. Por causa de quem Ele é, somos sempre amados e nunca sozinhos.

Vamos Ler o Salmo Juntos

Salmo 139

Para o diretor da música. De Davi. Um salmo.

Tu me sondaste, SENHOR, e me conheces. Você sabe quando me sento e quando me levanto; você percebe meus pensamentos de longe. Você discerne o meu sair e o meu deitar; você está familiarizado com todos os meus caminhos. Antes que uma palavra esteja em minha língua, você, Senhor, a conhece completamente. Você me cerca por trás e na frente, e você coloca sua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim, elevado demais para eu alcançar.

Para onde posso ir do seu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, você está lá; se eu fizer minha cama nas profundezas, você está lá. Se eu me levantar nas asas da aurora, se me estabelecer no outro lado do mar, até ali a tua mão me guiará, a tua destra me susterá. Se eu disser: “Certamente as trevas me esconderão e a luz se tornará noite ao meu redor”, mesmo as trevas não serão escuras para você; a noite brilhará como o dia, porque as trevas são como luz para ti.

Pois você criou meu ser mais íntimo; tu me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque fui feito de forma espantosa e maravilhosa; seus trabalhos são maravilhosos, eu sei muito bem disso. Minha estrutura não estava escondida de você quando fui feito no lugar secreto, quando fui tecido nas profundezas da terra. Seus olhos viram meu corpo informe; todos os dias ordenados para mim foram escritos em seu livro antes que um deles viesse a existir.

Quão preciosos para mim são seus pensamentos, Deus! Quão vasta é a soma deles! Se eu os contasse, eles seriam mais numerosos que os grãos de areia – quando acordo, ainda estou com você. Se ao menos você, Deus, matasse os ímpios! Longe de mim, você que é sanguinário! Eles falam de você com más intenções; seus adversários fazem mau uso de seu nome. Não odeio os que te odeiam, Senhor, e abomino os que se rebelam contra ti? Não tenho nada além de ódio por eles; Eu os considero meus inimigos.

Sonda-me, Deus, e conhece o meu coração; me testar e conhecer meus pensamentos ansiosos. Vê se há em mim algum caminho ofensivo e guia-me pelo caminho eterno.

Qual é o propósito do Salmo 139?

O Salmo 139 reflete a meditação orante de Davi sobre a onipresença e onisciência de Deus, e o efeito que essas características de Deus têm no coração humano. 

Onipresença significa que Deus está em todos os lugares, simultaneamente. Onisciência significa que Deus é onisciente, Seu conhecimento não é limitado. 

Conhecer a Deus cria gratidão e louvor por quem Ele é e pelo que Ele faz por nós. Fomos feitos para glorificar a Deus. Além disso, o conhecimento de Deus afeta diretamente nossas reações, especialmente em tempos de dificuldade, injustiça e dor.

A jornada sincera de Davi com Deus, através do bom, ruim, desafiador e inacreditável, permanece viva e relacionável em todo o Salmo 139. “Ela canta a onisciência e a onipresença de Deus, inferindo delas o transbordamento dos poderes da maldade”, explica o Tesouro de Davi de Charles H. Spurgeon , “pois aquele que vê e ouve os atos e palavras abomináveis ​​das rebeliões certamente lidará com eles segundo a sua justiça.” 

Quem Deus é, nos permite entender quem e de quem somos. A vida dentro do amor de Cristo Jesus, Emanuel (Deus conosco), muda nossos corações para sempre e continuamente até chegarmos em casa no céu. A jornada de cada coração humano é única, intencional e intimamente conhecida pelo Único e Verdadeiro Deus.

Aqui estão 5 lições do Salmo 139 para fortalecer seu coração:

lições do Salmo 139

Lição 1 – Somos intimamente conhecidos

Pois você criou meu ser mais íntimo; tu me teceste no ventre de minha mãe”. – Salmo 139:13

Antes de sermos conhecidos por nossas mães, Deus estava formando cada detalhe intrincado e tecido de quem somos. Muitas vezes adotamos uma visão crítica de nós mesmos e dos outros. 

O Salmo 139 nos ajuda a ver a nós mesmos e aos outros através da perspectiva de Deus. Cor, etnia, deficiência… cada traço e característica foram criados por nosso Deus proposital. Somos criados pessoal e propositalmente, para trazer glória a Deus. Ou seja, nada sobre nós é acidental. 

Deus não permite simplesmente que sejamos de uma certa maneira ou carreguemos uma certa característica. Cada célula do nosso ser é intencional. 

“Deus tem perfeito conhecimento de nós”, escreveu Matthew Henry, “e todos os nossos pensamentos e ações estão abertos diante dele”. 

Não podemos controlar os pensamentos que surgem em nossas mentes durante todo o dia, todos os dias. Mas temos alguma opinião sobre o que acontece com eles quando chegam. 

As Escrituras aconselham a levar nossos pensamentos cativos. Alguns dos pensamentos desonestos que entram em nossas mentes são absolutamente loucos! No entanto, Deus vê cada um deles. Ele conhece nossas palavras antes de deixá-las sair de nossas bocas. Ele sabe o que faremos. E Ele conta os nossos dias. 

Somos intimamente conhecidos por Deus, não apenas exteriormente, mas interiormente. Quando o coração é mencionado nas Escrituras, muitas vezes se refere à sede de nossas almas e ao lugar de onde tomamos decisões e abrigamos nossas crenças. Deus está lá. Ele não se surpreende com nossas lutas físicas ou mentais!

Ser intimamente conhecido por nosso Deus soberano significa que não estamos escondidos, nem devemos nos sentir compelidos ou convencidos pela culpa ou vergonha a nos esconder dEle de forma alguma. 

O sacrifício que Jesus fez na cruz negou a vergonha que compeliu Adão e Eva a se esconderem de Deus no jardim. Embora a maldição do pecado sob a qual vivemos nos obrigue a fazer o mesmo, correr e nos esconder quando pecamos, Deus preparou um caminho para nós, através de Jesus, trazer nosso pecado aos Seus pés, confessar e arrepender-se dele. 

O perdão de Deus, Suas misericórdias e a graça disponível a nós por meio de Cristo Jesus são novas a cada dia.

Lição 2 – Somos Feitos Propositadamente

Eu te louvo porque fui feito de forma espantosa e maravilhosa.” – Salmo 139:14

Fomos feitos com propósito, para trazer glória a Deus. Cada talento, dom e ocupação têm um lugar na força de trabalho do Reino de Deus. Quem somos se destina a trazer reverência a Deus. Não um temor a temer, mas uma respeitosa reverência a Deus. 

Quando as pessoas olham para a vida daqueles que seguem a Cristo, elas devem testemunhar o sangue que Ele derramou pingando de nossas vidas diárias. De acordo com Biblestudytools.com, maravilhosamente significa “ser distinto, marcado, ser separado, ser distinguido”. 

Não somos feitos maravilhosos aos olhos do mundo, mas do coração de Deus, para trazer glória ao Seu nome. Cada um de nós foi intencionalmente separado, diferente do mundo. 

No meio da vida cotidiana, os cristãos fazem bem em se lembrar do conhecimento e da provisão do Bom Pastor. A maioria das dúvidas, ansiedades e medos que ocupam a alma cristã pode ser atribuída a uma falta de confiança em Cristo como o Bom Pastor.

Embora Davi tenha escrito este salmo antes de Jesus andar na terra, tudo nas Escrituras aponta para a maior expressão de amor de Deus por nós na crucificação e ressurreição de Cristo Jesus. 

Vivendo na Nova Aliança, podemos ler este salmo sabendo que Jesus derrotou a morte e está sentado à direita do Pai. Aqueles que seguem a Cristo serão recebidos no céu por toda a eternidade após a morte nesta terra. Deus se move através de nossas vidas terrenas para espalhar o evangelho. Seu desejo é não deixar para trás nem um!

Deus está no controle

Lição 3 – Deus está no controle

Seus olhos viram meu corpo informe; todos os dias ordenados para mim foram escritos em seu livro antes que um deles viesse a existir”. – Salmo 139:16

Há infinitamente mais acontecendo no mundo e em nossas vidas do que podemos ver. Mas a visão de Deus é ilimitada, transcendendo tempo e espaço. Ele contou nossos dias, e nada pode mudar ou alterar Seu bom plano para nossas vidas. Sua vontade supera o que queremos. 

É difícil compreender que Deus está no controle de um mundo girando fora dos trilhos. Tanta injustiça, injustiça, tragédia e desgosto cercam as circunstâncias cotidianas em todo o mundo. 

Até mesmo os seguidores de Cristo devotos olham para cima e se perguntam onde Deus está durante as épocas tumultuadas. 

O controle soberano de Deus é completo, não parcial. Seja mais ou menos direto ou mais ou menos indireto, mais ou menos por intrusão ativa ou mais ou menos por permissão tática, seja como for, Deus controla e o controle é completo e abrangente. Nada no universo é aleatório sem propósito divino.

Lição 4 – Nunca estamos sozinhos

“Para onde posso ir do seu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?” – Salmo 139:7

Um dos maiores truques e enganos do nosso inimigo é nos isolar e nos convencer de que estamos sozinhos. Especialmente na sociedade atual. Mas mesmo quando a presença física de outras pessoas está ausente de nossas vidas, nunca estamos sozinhos. Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão sempre e para sempre conosco. 

É impossível escapar de Deus. E Ele é poderoso para salvar. Davi conhecia bem essas qualidades de Deus, pois foi perseguido por um enlouquecido Rei Saul e exilado para se esconder em uma caverna!

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo abrangem o Único Verdadeiro e Trino Deus. Deus está em todos os lugares, tudo ao mesmo tempo. 

Não uma parte, mas o todo de Deus está presente em todos os lugares. Isto é verdade para todos os três membros da Trindade. Eles estão tão intimamente relacionados que onde um está o outro pode-se dizer que também está. 

Jesus Cristo está sentado à direita do Pai no céu, intercedendo por nós. Por meio de Seu sacrifício na cruz, o Espírito Santo habita em cada seguidor de Cristo.

Lição 5 – O julgamento pertence somente a Deus

Se ao menos você, Deus, matasse os ímpios! Longe de mim, você que é sanguinário!” – Salmo 139:15

O julgamento pertence somente a Deus. Muitos dos Salmos nos ensinam a amar nossos inimigos e orar a Deus por eles. 

O que Davi quer dizer, então, quando escreveu os versículos 15-22? A caneta de Davi foi divinamente inspirada pelo Espírito Santo de Deus. A Palavra de Deus é a Verdade, e em sua totalidade aponta para Cristo Jesus. 

Com sensatez, os versículos seguintes:

Sonda-me, Deus, e conhece o meu coração; me testar e conhecer meus pensamentos ansiosos. Vê se há em mim algum caminho ofensivo e guia-me pelo caminho eterno”. (Salmo 139:24)

Quando oramos este versículo, Deus responde fielmente! Devemos orar por nossos inimigos e os inimigos de Deus e suplicando, Ele sonda nossas almas também. Ele conhece nossos inimigos e a nós mesmos melhor do que nós.

Paulo leu os Salmos imprecatórios como as palavras de Cristo, faladas profeticamente por Davi… A implicação, então, é que Davi falou nesses Salmos como o rei ungido inspirado por Deus, prefigurando o Rei e Messias vindouro, que tem o direito de pronunciar o julgamento final em seus inimigos e o fará, como toda a Bíblia ensina. 

Isso não é vingança pessoal. É uma execução profética do que acontecerá no último dia quando Deus lançar todos os seus inimigos no lago de fogo (Apocalipse 20:15).

O Salmo 139 é uma oração pessoal e um cântico de louvor a Deus. Embora Autor e Criador de todo o universo, e de cada um de nós, Deus está pessoalmente em contato com a vida de cada um! Ele se importa profundamente e compassivamente conosco, não apenas como um todo, mas individualmente. 

A Bíblia de Estudo NIV relata: “Esta coleção davídica final contém as duas exposições mais magníficas do Saltério da grandeza e bondade de Deus, uma delas (Sl 139) enfocando seu relacionamento com um indivíduo…”. 

Por causa do sacrifício de Jesus Cristo na cruz e da ressurreição dos mortos, podemos nos achegar livremente a Deus por meio de Cristo. Na oração, no louvor e na vida cotidiana, Ele é nosso companheiro constante. Jesus nos chama de amigos. A que Deus servimos! Um Deus que salva! Somos conhecidos, amados e nunca sozinhos.

Uma oração depois de ler o Salmo 139

Uma oração depois de ler o Salmo 139

Pai,

Nosso Senhor, Salvador, Jesus! Espírito, advogado! Um Deus Trino Verdadeiro. Glória a Ti por tudo o que és e tudo o que fizeste. Da criação que nos cerca a cada fio de cabelo em nossas cabeças, Sua intencionalidade é incomparável. Seu cuidado e amor por nós é maravilhoso. Obrigado, Jesus, por deixar o céu para derrotar a morte na cruz. o Senhor está sentado à direita de Deus e voltará novamente para corrigir todos os erros. 

Espírito Santo, Tu és nosso Advogado e Consolador. Louvor, glória e honra ao Deus que nos formou e nos resgatou. Embora o mundo seja duro e escuro às vezes, Tu és uma luz. És bom. E nós somos seus. Que possamos nos lembrar dessas verdades que Davi escreveu divinamente no Salmo 139. 

Cubra nossas vidas com eles como um cobertor de conforto em uma noite fria e escura. Tu és a nossa força, Deus. Em Ti, e somente em Ti, encontramos paz, amor, alegria, perdão e misericórdia. Que nossas vidas tragam glória ao Teu nome. Abençoe nossos inimigos e examine nossos corações. 

Em nome de Jesus, oramos, amém.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo