Como as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã?

“A benignidade do Senhor nunca cessa; as suas misericórdias nunca acabam; elas se renovam a cada manhã; grande é a sua fidelidade”. – Lamentações 3:22-23

Há algo incrivelmente emocionante quando a aurora rompe o céu noturno. As cores mudam de laranja pálido para rosa pêssego com listras carmesim. Eles se misturam com um tom de azul da meia-noite e se transformam no azul brilhante de uma manhã de primavera. 

As cores se desdobram no céu enquanto o dia supera a escuridão. Quando as preocupações giram na escuridão da noite, a manhã nos traz lembretes da maravilhosa misericórdia de Deus.

O que Lamentações quer dizer com “as misericórdias se renovam a cada manhã”?

O livro de Lamentações tem cinco lamentos poéticos sobre a destruição de Jerusalém, o templo destruído e a condição miserável do povo de Judá. 

O autor convida as pessoas a se voltarem para Deus, se arrependerem e apelarem por misericórdia. 

Lamentações 3:23 está na única seção do livro que oferece um vislumbre de esperança em meio ao desespero. No entanto, esta passagem nos lembra que seu amor fiel é constante diante de provações e pensamentos amargos. 

Quando queremos meditar em angústia e tristeza, nos dizem que podemos colocar nossa esperança no Senhor porque suas misericórdias nunca terminam.

O Salmo 4:8 nos diz que podemos deitar e dormir em paz, mesmo quando as preocupações giram e giram. 

Outro salmista escreve que a tristeza pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. A manhã é um tema que percorre toda a Bíblia. 

Jesus levantou-se de manhã para orar. Sofonias 3:5 nos diz que o Senhor não falha a cada novo dia. 

Novos dias são novas oportunidades para andarmos pela fé na verdade das misericórdias de Deus.

O que as misericórdias que se renovam a cada manhã significam

Misericórdia significa fiel, leal, firme e verdadeiro. Até o final do dia, corremos nossa corrida, combatemos o bom combate e permanecemos firmes diante do ataque espiritual. Estamos exaustos ​​e cansados. No entanto, Deus nos dá o sono, embora às vezes ficamos preocupados. Mas a manhã sempre vem. E com ela, vem a esperança. Espero que hoje seja melhor. Espero que vejamos Deus trabalhando.

Cada manhã se apresenta a nós com novas oportunidades para um derramamento do amor, compaixão, fidelidade e lealdade inabalável de Deus. 

Mesmo quando acordamos com nuvens de tempestade no horizonte, o sol ainda nasce escondido atrás delas. 

Podemos perder o brilho do nascer do sol, mas sabemos que está lá. A misericórdia de Deus está sempre disponível para nós. Manhã, tarde e noite. 

E Deus nos dá oportunidades de confiar nele para derramar sua misericórdia sobre nós.

O que a Bíblia diz sobre a misericórdia de Deus?

Ao longo do Antigo e do Novo Testamento, podemos ver que a misericórdia de Deus flui de sua natureza perdoadora. 

Por exemplo, Ele revela sua misericórdia na forma como forneceu o maná para a jornada dos israelitas no deserto. 

Vemos isso em sua proteção e libertação de seu povo por diversas vezes. Além disso, Ele mostra misericórdia quando é tardio em irar-se e abundante em amor. 

A misericórdia não é um benefício baseado em nosso mérito, mas é um dom de Deus.

No Novo Testamento, Jesus fez da misericórdia uma parte essencial de seu ministério. Ele jantou com cobradores de impostos, curou os doentes, aliviou a fome, acalmou tempestades, restaurou a visão e ressuscitou os mortos. Ele é a plena expressão da misericórdia de Deus para conosco. 

A misericórdia entra em ação. É a resposta de Deus para nós e nossa resposta esperada para os outros. 

Do amor de Deus flui a sua misericórdia, que é a sua capacidade de trazer de volta a si a humanidade pecadora. 

A salvação é o ato misericordioso de Deus de reter o castigo eterno. Pois, é sua graça que concede perdão e vida eterna. A Bíblia é a revelação de Deus de seu coração misericordioso para conosco.

Como Recebemos as Misericórdias de Deus Todos os Dias?

Recebemos a misericórdia de Deus pela fé. 

“Ora, a fé é ter certeza do que esperamos e certeza do que não vemos.” Hebreus 11:1. 

A fé é nossa resposta à revelação de Deus de si mesmo por meio de sua palavra e ações. Deus é misericordioso conosco por causa de seu profundo amor permanente.

Recebemos as Misericórdias de Deus quando oramos. 

“Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e fiéis na oração.” Romanos 12:12. 

A misericórdia de Deus fortalece nossa capacidade de sermos esperançosos quando a alegria parece ter desaparecido há muito tempo. Confiamos na misericórdia para nos ajudar em nossa aflição. Então nós oramos.

Recebemos as Misericórdias de Deus quando nos aproximamos. 

“Aproximemo-nos de Deus com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar da consciência culpada e tendo o corpo lavado com água pura.” Hebreus 10:22. 

Damos um pequeno passo em direção a Deus e ele cobre a distância para nos pegar quando caímos.

Recebemos as Misericórdias de Deus quando confiamos. 

“Acalme-se e saiba que eu sou Deus; Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.” Salmo 46:10. 

Chega de nossa luta. Chega de nossas dúvidas. Vamos ficar quietos e deixar a misericórdia de Deus cair sobre nós.

Recebemos as Misericórdias de Deus quando esperamos. 

“Minha alma espera no Senhor mais do que os atalaias esperam pela manhã, mais do que os atalaias esperam pela manhã”, Salmo 130:6 . Longas noites de espera pelo amanhecer nos levam a um profundo desespero. Mas mesmo na espera, confiamos em Deus que suas misericórdias serão novas pela manhã.

Recebemos as Misericórdias de Deus quando declaramos. 

“Para proclamar o teu amor de manhã e a tua fidelidade à noite.” Salmo 92:2. 

Nossas vidas contêm tristeza e alegria e provações e sucessos. Mas através de tudo isso, declaramos que Deus é amor e ele é fiel.

Recebemos as Misericórdias de Deus quando fixamos nossos olhos em Deus. 

“Fixemos os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a sua afronta, e assentou-se à direita de Deus.” Hebreus 12:2. 

Nossa fé tem seu início em sua misericórdia. E em sua misericórdia, se cumpre. Dessa forma, Deus nos dá força para fazermos sua vontade.

Recebemos as Misericórdias de Deus quando lembramos. 

“Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.” Salmo 63:6. 

Não é incrível como é fácil esquecer a misericórdia de Deus quando nossa vida se despedaça como um prato quebrado? 

Mas ali, na escuridão da alma, podemos pensar em Deus enquanto esperamos pela manhã. Pois, a manhã nos lembra da misericórdia eterna de Deus.

Por que é importante receber as misericórdias de Deus?

A misericórdia abre um caminho para que as exigências da verdade e da justiça sejam cumpridas por meio de Jesus Cristo. Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3:23). 

Como pecadores salvos pela graça, suportamos a luta entre a mentalidade da natureza pecaminosa e a do Espírito. É importante para nós recebermos as misericórdias de Deus diariamente para vivermos de acordo com o Espírito de Deus que habita em nós.

A natureza pecaminosa leva à hostilidade, insubordinação e inaceitabilidade diante de Deus. A vida do Espírito conduz à vida e à paz. 

Paulo escreve que devemos ser sacrifícios vivos. Isso nos diz que, enquanto na terra, Deus nos santifica quando nos rendemos e nos submetemos a ele. 

A misericórdia abre o caminho. Ela nos guia para a transformação que dá glória a Deus. Ele recebe todo o crédito porque é da sua misericórdia que ele nos torna inteiros.

Receber as misericórdias de Deus todos os dias nos dá forças renovadas para enfrentar o que quer que surja em nosso caminho. 

Acordar para suas misericórdias todas as manhãs nos permite estender misericórdia aos outros. Não apenas recebemos a misericórdia de Deus por causa de seu grande amor por nós, mas também podemos ser misericordiosos. 

É a sua misericórdia que nos torna vivos em Cristo. A vida guarda problemas e tristezas. As novas misericórdias de Deus todas as manhãs não significam ausência de problemas. Significa que ele está conosco para nos ajudar a mostrar misericórdia, amar a bondade e andar humildemente diante do Senhor (Mq 6:8).

Recebendo e dando misericórdia

Deus tem grande amor e compaixão pelas pessoas. Ele deseja que o conheçamos, o amemos e vivamos para ele. Sua misericórdia está esperando que a recebamos. 

Isaías escreve no capítulo 33, versículo 22, uma oração que podemos fazer todas as manhãs. 

“Ó, Senhor, seja misericordioso conosco; ansiamos por ti. Seja nossa força todas as manhãs, nossa salvação na hora da aflição”.

Ao começarmos cada dia, lembremo-nos da lealdade e devoção de Deus para conosco. A palavra hebraica para misericórdia é “Hesed” e denota a natureza ilimitada das misericórdias divinas. 

Eu amo a ideia de ilimitado porque eu não consigo entender completamente isso. Minha paciência se esgota, assim como qualquer misericórdia que eu tenha. Mas a de Deus não. Ela se estende a nós repetidas vezes porque Deus cumpre suas promessas de aliança.

Deus estende sua misericórdia a nós para que possamos estender misericórdia aos outros. A misericórdia é um ingrediente essencial da vida e da maneira de um crente em Cristo. 

Começamos esta vida como vasos de ira, mas através da maravilhosa misericórdia de Deus, nos tornamos vasos de misericórdia. 

A misericórdia se estende do mais rico ao mais pobre, do maior ao menor e do mais forte ao mais fraco. 

Também se estende para o outro lado, quando Jesus nos chama a dar a outra face, a desistir de nossa capa, a caminhar a milha extra e a abençoar e não amaldiçoar. 

Ao recebermos as misericórdias de Deus frescas todas as manhãs, podemos abençoar outros com misericórdia também.


Autora Jessica Van Roekel.

Botão Voltar ao topo