O versículo mais mal aplicado da Bíblia

Este é um dos versículos mais lidos da Bíblia: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).

Mas poderia também ganhar o título de ser o mais mal interpretado, aplicado e compreendido? Isso mesmo, Filipenses 4:13 tem sido pregado e usado de forma errada não só por pregadores, mas por muitos cristãos.

Neste artigo, podemos pensar um pouco sobre o que realmente este versículo quer dizer.

Sete coisas para aplicar Filipenses 4:13 corretamente

1. Primeiro, isso não significa que Deus vai me capacitar para pecar. 

Deus não é o autor do pecado. Isso vem da carne. “Todas as coisas” nunca incluiriam o que Deus odeia ou o que se opõe à sua própria natureza.

2. Em segundo lugar, isso não significa que eu possa fazer proezas físicas sobrenaturais..

..como saltar através do Oceano Atlântico ou bater os braços e voar para a lua. Isso não significa que eu possa fazer milagres. “Todas as coisas” são as coisas simples da vida que todos os crentes são chamados a fazer.

3. Terceiro, isso significa que posso fazer todas as coisas dentro da vontade de Deus. 

Eu posso fazer todas as coisas que Deus me chama para fazer. Devemos entender “todas as coisas” como tudo o que é definido pela palavra de Deus.

4. Quarto, isso não me isenta da responsabilidade de me comprometer com os meios da graça, a palavra de Deus, a refeição de Deus na Ceia do Senhor, e assim por diante. 

Em outras palavras, se eu apenas sentar passivamente, não conhecerei essa força. Requer minha busca ativa dos meios da graça para que eu experimente esse poder sobrenatural em minha vida.

5. Quinto, isso não remove minha responsabilidade de confessar meu pecado e me arrepender. 

Se houver pecado não confessado e impenitente em sua vida, isso interromperá sua alegria. Pecado e alegria não podem coexistir no mesmo coração. É claro que nunca seremos perfeitos e sempre haverá pecado em nossas vidas, mas se houver padrões de pecado acontecendo em minha vida, não importa quão boas sejam minhas circunstâncias, não há alegria.

6. Sexto, isso significa que posso viver minha vida cristã sabendo que o poder de Deus é muito maior do que qualquer dificuldade que esteja enfrentando. 

Não há prova muito difícil. Não há obstáculo muito alto. Nem tentação muito forte. Não há oposição muito poderosa. Não há perseguição muito ameaçadora. Se colocarmos nossa fé e confiança em Deus e o seguirmos em obediência, essa alegria será nossa alegria, e esse contentamento será nosso contentamento, e essa confiança será nossa confiança.

7. Sétimo, Deus faz essa obra no cristão no nível mais profundo de seu ser mais íntimo. 

Este não é um trabalho superficial que Deus faz na fachada de sua vida. Nas profundezas do seu ser, é aqui que Deus o capacita, pela força do Senhor Jesus Cristo, a fazer o que Deus quer que você faça, e é uma obra abrangente que ele faz. Envolve sua mente, suas afeições e sua vontade.

O que significa

O contexto é fundamental. Filipenses 4:13 é o segredo do contentamento de Paulo, como os dois versículos anteriores esclarecem:

“Aprendi a estar contente em qualquer circunstância em que esteja. Sei conviver com meios humildes, e também sei viver na prosperidade; em toda e qualquer circunstância aprendi o segredo de estar farto e passar fome, tanto de ter abundância quanto de necessidade sofrida”.

Imagine ser capaz de escrever o que Paulo pode escrever e que esteja próximo da verdade em sua própria vida. Imagine ser capaz de dizer, estou contente, não importa quais sejam minhas circunstâncias. Posso conviver com pouco, e sei viver com muito. Estou contente se estou cheio ou com fome, rico ou em grande necessidade. Posso todas as coisas no meu Senhor, que me fortalece

Imagine poder viver assim. Podemos. Temos tudo o que precisamos em Cristo. 

Motyer resume assim:

“Nenhuma circunstância poderia surgir que seria demais para o Deus de Paulo e, portanto, nenhuma circunstância poderia vencer Paulo.” 

(A Mensagem de Filipenses, página 219)

O Deus de Paulo é o nosso Deus. Portanto, quando nos falta o contentamento que Paulo desfrutou e exemplificou, não é porque não temos o que precisamos para desfrutá-lo; é porque nossos olhos estão no lugar errado. Eles estão em nossas circunstâncias em vez de em nosso Salvador.

Você quer viver acima de suas circunstâncias ou está sendo puxado para baixo em um redemoinho de colapso emocional? Você quer experimentar alegria em meio à sua situação agora? Então você precisa saber o que é dizer: “Posso todas as coisas em [Cristo] que me fortalece”? 

Nesse caso, lembre-se de que toda alegria para sua alma e todo poder para sua vida são encontrados no Senhor Jesus Cristo, e você precisa se aproximar de Cristo o máximo que puder.

Se você olhar para ele, confiar nele, viver para ele, adorá-lo, servi-lo, segui-lo e obedecê-lo, então essa alegria aumentará enchendo e inundando sua alma. Eu preciso disso; você precisa disso; todos nós precisamos disso. 

Você está em um conjunto muito difícil de circunstâncias agora, ou está prestes a entrar em uma, ou acabou de sair de uma momentaneamente para voltar a uma novamente. 

Deus teve apenas um Filho sem pecado, mas ele não tem filhos sem tristeza. Você saberá o que é estar com fome. Você pode saber o que é estar farto. 

Mas este é o segredo que Paulo nos deixou saber: você tem tudo o que pode precisar em Cristo e pode fazer todas as coisas em Cristo, que o fortalece.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress