10 Versículos bíblicos encorajadores sobre não desistir

Os versículos da Bíblia sobre não desistir fornecem não apenas esperança para hoje, mas também a perspectiva de que não somos os primeiros crentes a enfrentar essa tentação. 

Todos nós sentimos vontade de desistir às vezes. Somos tentados a desistir do ministério, dos relacionamentos, de viver como um cristão e, às vezes, até da própria vida. 

Deus é ilimitado. Ele não se cansa nem se desgasta. Nós, humanos, porém, às vezes ficamos cansados, desanimados e sobrecarregados. É por isso que precisamos Dele. Deus, em Sua misericórdia, fornece força e instrução quando sentimos vontade de desistir.

Quem são as pessoas que sentiram vontade de desistir na Bíblia?

O grande profeta Elias, engajou-se em uma exaustiva batalha espiritual com os profetas de Baal. Em retaliação, a rainha Jezabel ameaçou sua vida. Exausto, Elias clamou a Deus que o tirasse desta vida. (I Reis 19:1-8).

Elias adormeceu e Deus providenciou anjos para trazer comida e água para ele antes de cochilar novamente. Quando travamos batalhas espirituais, podemos ficar fatigados e isso pode levar a um forte desejo de desistir. 

A história de Elias demonstra que Deus não nos rejeita em nossos momentos mais cansativos e desanimadores.

Jonas queria desistir. Ele estava com raiva de Deus. (Jonas 4:1-4) Jonas não gostou da maneira como os ninivitas agiram e então quando Deus o chamou para trazer uma mensagem a eles, Jonas fugiu da tarefa. Depois de ser corrigido de forma dramática (três dias na barriga de um grande peixe), Jonas transmitiu a mensagem de que eles deveriam se arrepender ou serem destruídos. 

O povo de Nínive escolheu se arrepender, e Deus cedeu. Jonas reclamou com Deus que todo o exercício, para ele, tinha sido uma perda de tempo. Ele fez beicinho e pediu para sair da vida. Ele preferia ver os ninivitas punidos por seus pecados do que perdoados. 

Quando não obtemos os resultados que desejamos ou vemos as coisas como queremos, podemos ser tentados a desistir. Deus usou essa oportunidade para ensinar a Jonas uma lição sobre perspectiva e como o ponto de vista de Deus difere do nosso.

Às vezes queremos desistir porque o que somos chamados a fazer é difícil, a ponto de nos sentirmos impossíveis. 

Jeremias experimentou isso como profeta. O povo não quis ouvir. Jeremias estava entregando a mensagem que Deus queria que fosse entregue, mas ele foi tentado a parar porque ninguém estava respondendo. Ele pensou em desistir, mas disse: 

“Mas se eu disser: Não mencionarei sua palavra nem falarei mais em seu nome, sua palavra está em meu coração como um fogo, um fogo fechado em meus ossos. Estou cansado de segurá-lo; de fato, não posso”

 Jeremias 20: 9

Deus havia avisado a Jeremias que ninguém o ouviria, mas a experiência ainda era desgastante. 

O desânimo no ministério, paternidade, evangelismo ou discipulado pode nos levar a momentos de querer desistir assim como Jeremias.

Os cristãos sentem vontade de desistir?

Os cristãos enfrentam a tentação de desistir como outras pessoas. As circunstâncias podem parecer esmagadoras. Surgem dificuldades que não prevíamos. Outros podem nos entender mal, criticar, rejeitar ou nos abandonar. 

O ministério pode ser satisfatório, mas também desafiador. Às vezes, lutamos com o pecado ou vemos entes queridos serem vítimas do pecado, apesar de nossa intervenção e orações. E apenas a vida diária em um mundo caído pode nos desgastar.

Os cristãos são humanos. Cansamos, adoecemos, enfrentamos conflitos e perdemos a perspectiva. E, porque seguimos a Jesus, o inimigo de Deus tem como alvo nós. Se Ele não pode nos impedir de seguir a Jesus, ele se propõe a destruir nossa alegria e nos tentar a desistir. 1 Pedro 5:8 nos adverte:

Estejam alertas e sóbrios. O diabo, vosso inimigo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”.

O apóstolo Paulo, em sua carta a Timóteo, compara a vida cristã a servir como soldado, competir como atleta e trabalhar como agricultor. Essas comparações nos ajudam a entender o incrível investimento de tempo, esforço e perseverança que viver para Cristo exige. Ocasionalmente, querer desistir vem com o território, mas temos ferramentas para nos manter no caminho certo.

Sabemos que estar em relacionamento com Jesus significa que temos o Espírito Santo para nos confortar, corrigir e encorajar. Tornar a leitura da Bíblia um hábito diário e comunicar-se ao longo do dia com Deus em oração pode nos ajudar a evitar o abandono. 

Deus providenciou Sua igreja, o corpo de crentes, para apoio contra a solidão que pode levar à desistência. Ler biografias de cristãos que nos precederam e suportaram tempos de provação pode nos inspirar. 

Outra ferramenta que Deus nos dá para combater a tentação de desistir é o descanso semanal. Ele nos chama a tirar um dia semanal para descansar nossos corpos, desfrutar de Sua criação e restaurar nossas almas. E lembre-se que Deus nos treina através das circunstâncias na arte da perseverança.

10 versículos sobre não desistir

Aqui estão 10 passagens da Bíblia para quando sentirmos vontade de desistir da vida, desistir da tarefa para a qual Deus nos chamou ou desistir de viver para Ele. Todos nós precisamos de motivação às vezes e a Palavra de Deus provê isso para cada dificuldade.

“Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não desanimarmos” Gálatas 6:9.

“Você precisa perseverar para que, quando fizer a vontade de Deus, receba o que ele prometeu. Pois, ‘Em pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.’ E, ‘Mas o meu justo viverá pela fé. E não tenho prazer em quem recua. Mas nós não somos daqueles que retrocedem e são destruídos, mas daqueles que têm fé e são salvos” Hebreus 10:36-39.

“Estou chegando em breve. Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa” Apocalipse 3:11.

“Portanto, visto que estamos cercados por tão grande nuvem de testemunhas, deixemos de lado tudo o que atrapalha e o pecado que tão facilmente envolve. E corramos com perseverança a corrida que nos está marcada, fixando os olhos em Jesus, o pioneiro e consumador da fé. Pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a sua vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Considere aquele que suportou tal oposição dos pecadores, para que você não se canse e desfaleça ” Hebreus 12: 1-3.

“Não apenas isso, mas também nos gloriamos em nossos sofrimentos, porque sabemos que o sofrimento produz perseverança; perseverança, caráter; e caráter, esperança. E a esperança não nos envergonha, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado” Romanos 5:3-5.

“Portanto, não tema, pois estou com você; não se assuste, pois eu sou o seu Deus. Eu te fortalecerei e te ajudarei; Eu te sustentarei com a minha destra justa” Isaías 41:10.

“Considerai pura alegria, meus irmãos e irmãs, sempre que enfrentardes provações de vários tipos, porque sabeis que a prova da vossa fé produz perseverança. Deixe a perseverança terminar a sua obra para que você seja maduro e completo, não falte nada” Tiago 1:2-4.

“Não queremos que vocês fiquem desinformados, irmãos e irmãs, sobre os problemas que vivemos na província da Ásia. Estávamos sob grande pressão, muito além de nossa capacidade de suportar, de modo que nos desesperávamos da própria vida. Na verdade, sentíamos que tínhamos recebido a sentença de morte. Mas isso aconteceu para que não confiemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos. Ele nos livrou de tal perigo mortal e nos livrará novamente. Nele pusemos a nossa esperança de que continuará a nos livrar” 2 Coríntios 1:8-10.

“Fique firme e você ganhará a vida” Lucas 21:19.

“O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo; a tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre. Não abandone o trabalho das suas mãos” Salmo 138:8.

Não desista!

Sentir vontade de desistir é humano. Resistir à tentação de desistir está em nossas forças quando confiamos em Jesus Cristo, que nos ama e compreende todas as tentações que enfrentamos. Aguente firme. Ele está conosco sempre.

Quando você sentir vontade de desistir, clame ao Senhor, use esses versículos e as histórias daqueles que vieram antes, deixe outro crente saber que você precisa de encorajamento e aguente firme.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo