Isaías 41:10 Significado de Não temas porque eu sou contigo

Isaías 41:10 – ACF (Almeida Corrigida Fiel)

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Traduções Bíblicas de Isaías 41:10

Isaías 41:10 – NAA (Nova Almeida Atualizada)

“Não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça.”

Isaías 41:10 – NVI (Nova Versão Internacional)

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”

Isaías 41:10 – NVT (Nova Versão Transformadora)

“Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita o sustentarei.”

Isaías 41:10 – NTLH (Nova Tradução Linguagem de Hoje)

“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.”

Explicação e Comentário de Isaías 41:10

Outras nações temem o desastre e sua resposta é se unir para produzir ídolos para adorar com suas próprias mãos (Is 41:5-7). Mas Deus chamou pessoalmente os israelitas do mundo para si, para ser sua própria possessão e abençoá-los sobre toda a terra. Eles são escolhidos, chamados e não rejeitados (v.8-9). Portanto, eles não precisam temer as mesmas coisas que as outras nações. Eles não precisam moldar outros deuses para se curvar e dar subornos.

Deus é quem os chamou, e Deus é quem vai cuidar deles. Se isso era verdade para seu povo no Antigo Testamento, quão mais verdadeiro é para nós vivermos sob uma revelação maior e uma aliança melhor? Nossa esperança em Cristo significa que podemos ter certeza das promessas de Deus. Porque nós também somos escolhidos, chamados e não seremos rejeitados, não temos nada a temer, não temos motivos para desanimar, pois temos um Deus no céu que está conosco. Ele nos fortalece pelo seu Espírito Santo e pela sua Palavra. Nos ajuda, colocando seu amor e favor sobre nós, e respondendo quando o chamamos. Ele nos sustenta com sua destra justa, Jesus Cristo, que é toda justiça, que está sentado à direita do Pai (Ef 1:20) e intercede por nós.

Comentando e explicando as partes chave de Isaías 41:10

#1 “Então…”
Este versículo é uma resposta aos versículos anteriores. Outras nações vivem com um medo que as leva ao engano de pensar que os ídolos que elas constroem com suas próprias mãos as salvarão. Mas o povo de Deus tem a ajuda e o favor de Deus.

#2 “…não temas, porque eu estou contigo”
Há uma série de coisas que as pessoas do mundo devem temer: doenças, desastres, maldade, traição, acontecimentos “casuais”. O povo de Deus que realmente vive pela fé não precisa temer nada. Essas coisas ainda podem acontecer com você, mas nada pode acontecer que um Deus bom, amoroso e soberano, que criou e sustenta o universo, não tenha controle. Seu plano é usar tudo isso para o seu bem e sua bênção.

#3 “não se assuste, pois eu sou o seu Deus”.
O desânimo é um pouco diferente do medo. É estar angustiado e preocupado. O desânimo anda de mãos dadas com a incredulidade. Quando um cristão fica desanimado, o remédio é lembrar que Deus no céu é nosso Pai, seu Filho é nosso Salvador, seu Espírito é nosso Consolador. Quando um lapso de crença causa medo e desânimo, recorremos a Deus em busca de ajuda.

#4 “Eu te fortalecerei e te ajudarei; Eu te sustento com a minha destra justa”.
O resultado de ir ao Deus que nos convida é que ele nos fortalecerá e nos ajudará. Nós literalmente nos sentiremos mais fortes enquanto ele ajuda. Enquanto ele nos sustenta com sua destra justa, Jesus Cristo. A verdade é que ele faz isso por nós a cada minuto de cada dia. É somente quando nos esquecemos que tememos ou ficamos desanimados. O ensaio da verdade fará com que nossos sentimentos se alinhem com a realidade.

Alguns comentários sobre o que significa Isaías 41:10

comentários bíblicos

Comentário de Wiersbe (Contexto Isaías 41:10)

Em sete ocasiões nesta seção do livro, o Senhor diz a seu povo: “Não temas!” (Is 41:10, 13, 14; 43:1, 5; 44:2, 8); também a nós nos exortamos a não temermos hoje. Ao encarrar o desafio da longa caminhada para casa e a difícil tarefa de reconstrução, os judeus remanescentes tiveram motivos de sobra para temer.

Contudo, havia uma grande razão para não ter medo: o Senhor estava com eles e lhes daria sucesso. Deus procurou acalmar seus medos garantindo que iria à frente deles e que trabalharia por eles. O Senhor explicou uma verdade maravilhosa: empregou três servos que cumpririam seu propósito:

  • Ciro, rei da Pérsia (Is 41:1-7);
  • A nação de Israel (vv. 8-29; Is 43:1; 44:27);
  • E o Messias (Is 42:1-25).

Notas de Barnes sobre a Bíblia inteira

Isaías 41:10 – Não temas – Este versículo é claro em seu significado e está cheio de consolo. Deve ser considerado como dirigido principalmente aos judeus exilados durante seu longo e doloroso cativeiro na Babilônia; e a idéia é que aqueles que foram selecionados por Deus para serem seu povo especial não tinham nada a temer. Mas a promessa é aquela que pode ser considerada dirigida a todo o seu povo em circunstâncias semelhantes, e é tão verdade agora como era então, que aqueles a quem Deus escolheu não têm nada a temer.

Pois estou contigo – Esta é uma razão pela qual eles não devem ter medo. Deus era seu protetor, e de quem eles deveriam ter medo. ‘Se Deus é por nós, quem será contra nós?’ Que maior consolação o homem pode desejar do que a certeza de que está com ele para protegê-lo?

Não fique desanimado – A palavra traduzida aqui ‘desanimado’ (תשׁתע tı̂sh e tta‛) é derivada de שׁעה shâ‛âh, “ver, olhar”; e então olhar em volta como se estivesse em estado de alarme ou perigo. O sentido aqui é que eles devem estar calmos e sem apreensão de seus inimigos.

Pois eu sou teu Deus – sou capaz de te preservar e fortalecer. O Deus do céu era o Deus deles; e como ele tinha todo o poder, e esse poder foi prometido para sua proteção, eles não tinham nada a temer.

Eu te ajudarei – permitirei que você suporte todas as suas provações.

Com a mão direita da minha justiça – Com minha mão direita fiel. A frase é um modo de expressão hebraico, significando que a mão de Deus era fiel, para que se pudesse confiar nela e protegê-los.

Exposição de Gill de toda a Bíblia

Não temas, pois estou contigo Não meramente por sua essência ou poder, que está em todos os lugares; ou por sua providência apoiando, preservando, observando, ordenando e anulando todas as coisas; mas de uma forma de graça especial, para guardar e proteger seu povo, apoiá-lo e abastecê-lo, confortar e fortalecer seus corações; Portanto, eles não precisam temer nenhum de seus inimigos, nem qualquer coisa.

Não desanime, eu sou teu Deus – por meio de Cristo, de maneira pactual, como apareceu pelo chamado eficaz deles; e, portanto, pode depender de seu amor, ter certeza de seu poder, esperar todos os suprimentos necessários e ser confortavelmente realizado em todos os serviços e provações para os quais foram chamados; e não precisam temer inimigos, ou ficar desanimados com qualquer coisa que lhes aconteça.

Eu te fortalecerei – com força em suas almas, para cumprir deveres, exercer graça, suportar corrupções, resistir a tentações, suportar aflições, sofrer perseguições e fazer sua obra de geração, de acordo com a vontade de Deus; e se Deus é a força de seu povo, eles não precisam ter medo de pessoas ou coisas.

Te ajudarei – ajudo a sair de todas as suas aflições e tentações, e das mãos de todos os seus inimigos; ajudo no cumprimento do dever, no exercício da graça, no carregamento da cruz, nas batalhas do Senhor e em sua jornada.

Eu te sustento com a destra da minha justiça – seja por sua onipotência, seja por seu Filho, o homem de sua destra, fortalecido para si mesmo e autor de justiça para seu povo: isso é expressivo de sua sustentação deles, não apenas de maneira providencial, mas em um caminho de graça especial.

Estudo da Visão geral de Isaías 40-66

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo