7 maneiras de ler a Bíblia e realmente conhecer Deus

Muitas vezes, simplesmente lemos a Bíblia para obter informações, para seguir uma regra ou como uma busca acadêmica. Ler para encontrar Deus parece uma ótima ideia e o ideal para um cristão, mas como realmente fazemos isso? 

Como podemos mudar nossa mentalidade para ver as Escrituras como uma revelação viva e rica em vez de um tomo religioso de instruções e história?

Aqui estão sete maneiras.

1. Leia toda a história da Bíblia.

Muitos de nós aprendemos a ler nos livros de histórias da Bíblia para crianças, compostos de histórias individuais: Adão e Eva, Davi e Golias, Jonas e o grande peixe (é claro que naquela época era Jonas e a baleia), os cinco pães e dois peixes, e assim por diante. 

Aprendemos a procurar histórias, trechos das Escrituras. E geralmente isso vinha com uma lição de moral sobre confiar em Deus, tomar as decisões certas, ser honesto, servir aos outros ou qualquer outra coisa.

A outra maneira principal que ouvimos que a Bíblia ensinava era centrada no personagem, como uma série de mini-bios. Estudamos a vida de Abraão, José, Rute, Saulo, Salomão, Ester, Pedro e Paulo. Fomos ensinados sobre suas deficiências e sua fidelidade. Aprendemos que eram exemplos para seguirmos, mas não perfeitos.

Devemos aprender a ler toda a história das Escrituras do começo ao fim. A Bíblia é a história da redenção de Deus, a revelação de Si mesmo e Seu plano para o mundo. 

Todas essas histórias e todos esses personagens são partes do todo, mas nenhum deles é o ponto. Todos eles apontam para o ponto: Jesus Cristo veio, viveu uma vida perfeita, morreu uma morte inocente para salvar os pecadores e um dia retornará para corrigir todos os erros. 

Claro, algumas partes da Bíblia são confusas, mas também se encaixam no todo. E quando entendemos que existe toda uma narrativa, até essas partes começam a fazer sentido em seu contexto. 

Quando você está se perguntando como ler a Bíblia, não entende a história maior que está sendo contada.

2. Procure Jesus em todas as partes da leitura da Bíblia.

Este é o conselho que sugiro a qualquer cristão que ache a Bíblia obsoleta e sem vida: procure Jesus. 

Muito do que perdemos nas Escrituras é porque procuramos personagens, temas e lições além de Jesus. Mas Ele é tanto o personagem principal quanto o enredo principal de toda a Bíblia. 

Procurar qualquer outra coisa primeiro é arrancar o coração da Palavra de Deus. Porque Jesus, como João 1 nos diz, é o Verbo feito carne.

Cada página da Escritura aponta para Jesus. Tudo se encaixa para apontar para Ele e glorificá-lo e descrevê-lo e revelá-lo. 

Quando lemos toda a história e vemos Jesus ao longo das páginas, nós O vemos de novo, não como quaisquer noções preconcebidas que tínhamos. Nós O vemos como mais que um professor, mais que um curador, mais que um personagem modelo. Vemos a amplitude de Jesus desde o homem que se sentou com crianças e amou as viúvas até o Rei da justiça e da glória empunhando a espada. 

Leia a Bíblia para ver mais de Jesus em tudo.

3. Ao ler a Bíblia, conheça Jesus.

Na Bíblia temos os meios para conhecer Jesus. Temos os meios para passar da observação e conscientização e descoberta de fatos para uma conexão real e pessoal com Ele. Como? Como fazemos em qualquer relacionamento.

Faça disso uma coisa normal. Volte a esses Evangelhos uma e outra vez. A palavra de Deus é inesgotável e sempre pode aprofundar sua compreensão e crença. Não nos limitamos a conversar com nossos entes queridos porque “já conversamos com eles” e também não devemos nos limitar à leitura da Bíblia porque “já lemos”.

Faça perguntas a Jesus nas Escrituras. Pergunte sobre Seu caráter. Pergunte sobre Seus valores. E pergunte sobre Sua vida. Pergunte sobre Suas prioridades. Pergunte sobre Suas fraquezas. E deixe as Escrituras responderem a você. 

Ao ler a Bíblia e aprender mais sobre Jesus, você descobrirá suas próprias prioridades e mudará o foco. 

4. Ao ler a Bíblia, não fuja das coisas difíceis.

Uma das fraquezas mais significativas da maioria dos ensinos bíblicos na igreja tradicional é o vazio onde todas as coisas difíceis da Bíblia acontecem. 

Fingir que as partes difíceis das escrituras não existem não as exclui da Bíblia. Se Deus não quisesse que víssemos, conhecêssemos e pensássemos sobre isso, Ele não teria preenchido Sua autorrevelação com isso.

Como lemos e entendemos as coisas difíceis da Bíblia? Devemos lê-a e considerá-la. Devemos estar dispostos a lutar com isso. Temos que olhar para isso não como um monte de incidentes isolados e textos que podem ser problemáticos, mas como parte do todo. 

Se vamos ler toda a história da Bíblia e procurar como tudo aponta para Jesus, então precisamos ver como as coisas difíceis se encaixam. Está tudo ali de propósito porque tudo pinta um retrato de Deus. E só porque não entendemos todas as partes da Bíblia não significa que podemos rejeitá-la.

5. Quando você se sentir sobrecarregado com a leitura da Bíblia, comece pequeno.

A Bíblia é o fundamento sobre o qual nossa fé é edificada. Mas isso não significa que lemos apenas a Bíblia. Outros livros de escritores piedosos podem servir para abrir nossas mentes e corações para as Escrituras.

Alguns dos melhores materiais sobre como ler a Bíblia são aqueles escritos para crianças. 

Depois de me formar na faculdade e obter um diploma de teologia, depois de trabalhar em publicações cristãs por vários anos e ler montanhas de livros de ensino bíblico, ainda acho esses os melhores e mais frescos pontos de entrada na mensagem da Bíblia. Eles tornam isso divertido, trazendo a história, e fazem seus pontos com clareza e gentileza.

Recursos e livros adicionais também são úteis. Alguns preferem comentários; outros vão gravitar para o currículo de estudo bíblico. Cada um serve a um grande propósito em nos ajudar a aprofundar e entender mais. Não se afaste deles. Encontre aqueles que se adequam ao seu estilo de aprendizagem e tire o máximo proveito deles.

6. Não leia a Bíblia como um conjunto de regras, mas sim como um livro.

Muitos cristãos perdem o contato com o coração das Escrituras porque por muito tempo eles a abordaram sob a regra da lei. “Você deve ler sua Bíblia todos os dias.” 

Ler a Bíblia todos os dias é ótimo, mas em suas próprias páginas descreve como a lei nos introduz ao pecado. Quando criamos regras para as coisas, tendemos a tirar a vida delas, não importa quão boas sejam.

Precisamos abordar a Bíblia como um livro. Afinal, essa é a forma em que Deus nos deu. Para quem gosta de ler, isso significa movê-lo conscientemente para a categoria de grande literatura em nossas mentes, uma grande história, filosofia profunda, uma biografia rica. 

Quando pensarmos dessa maneira, veremos coisas diferentes em suas páginas, sim, mas o mais importante, seremos praticamente capazes de superar o maior bloqueio mental para lê-lo.

Afaste-se da culpa legalista de ler a Bíblia como lei. Isso rouba sua maravilha e a alegria de seu coração. É tão rica e profunda. Então, leia-a para descobrir e maravilhar-se!

7. Ore pela ajuda do Espírito ao ler a Bíblia.

Temos um ajudante e um professor. Jesus até disse que estaríamos melhor se Ele partisse porque esse ajudante é tão incrível. Sério? 

Porque o Espírito Santo habita em cada cristão, levando-nos a ser mais semelhantes a Jesus, ensinando nossas mentes e suavizando e convencendo nossos corações.

Se você procurar fazer qualquer coisa que eu escrevi em seu próprio poder, você vai ficar sem motivação, ficar entediado, se tornar arrogante, perder a fé , ficar confuso e se afastar de Deus. É inevitável.

Conectar-se com Deus por meio de Sua Palavra é um milagre do Espírito e não algo que pode ser formulado. 

Todas as sugestões que acabei de fazer sobre como ler a Bíblia não são a equação que soma ao relacionamento com Deus. São ingredientes que devem estar presentes, mas somente o Espírito pode misturá-los e prepará-los de tal forma que vejamos Deus em Sua glória e sejamos movidos a segui-Lo e honrá-Lo. 

Então, peça ao Espírito que abra seus olhos quando você ler. Peça ao Espírito que lhe dê inspiração para ler. E Ele vai te dar. Talvez não num piscar de olhos, mas Ele o fará. 

E quando você começar a ler a Bíblia, aprofundando-se na Palavra de Deus, você descobrirá que o Espírito e a mensagem de Deus na Bíblia o transformarão.

Botão Voltar ao topo