Os melhores livros da Bíblia para mulheres estudarem

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente…” (Colossenses 3: 16).

Uma simples pesquisa no Google revelará que a Bíblia contém 66 livros divididos entre o cânon das Escrituras do Antigo e o Novo Testamento. 

As seções da Bíblia são organizadas de tal forma que o Antigo Testamento informa e prepara o leitor da necessidade de um Salvador e anuncia que Deus fará provisão para salvar seu povo. 

O Novo Testamento narra o nascimento de Jesus, que é o Salvador prometido, o evangelho de seu reino vindouro, bem como a chegada do Salvador prometido e a igreja cristã primitiva.

De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia afirma que as palavras contidas devem ser estudadas, valorizadas e tratadas com reverência como a palavra de Deus. Escrita pela mão do homem, através da habitação e inspiração do Espírito Santo.

Quais os melhores livros da Bíblia para mulheres estudarem?

Como uma mulher que busca crescer no relacionamento com Deus, bem como liderar outras mulheres no discipulado cristão e na obtenção da sabedoria bíblica, eu afirmo fortemente os princípios ensinados pelo apóstolo Paulo:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinando, repreendendo, corrigindo e instruindo na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16)

Quando abordado com a pergunta: “Quais livros da Bíblia você acha que são os melhores para as mulheres estudarem?” Eu tenho uma resposta simples: “Todos eles!”

A autora e professora bíblica Jen Wilkin expressa a necessidade de estudar bem as Escrituras desta maneira: “A Bíblia é um livro que revela com ousadia e clareza quem é Deus em cada página”. 

Para conhecer o Deus da Bíblia, as mulheres devem buscá-lo nas páginas da Bíblia. Para algumas mulheres, isso pode tomar a forma do estudo de um livro específico da Bíblia ou conceito bíblico. Já para outras, pode significar usar um plano de leitura para percorrer a Bíblia em um ano. 

Quero oferecer 4 abordagens que você pode considerar ao decidir quais livros da Bíblia você deve estudar em seguida:

Leia a história de Jesus: Mateus, Marcos, Lucas e João

Comumente conhecidos como evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João fornecem um excelente começo na jornada para entender Deus nas páginas da Bíblia. 

Para a mulher que está se familiarizando com a fé cristã, os evangelhos revelam a integridade, natureza e missão de Jesus, bem como O plano de Deus para introduzir o seu reino através de seu próprio filho.

Pastores e teólogos muitas vezes recomendam que um novo cristão comece no livro de João, pois ele se concentra tanto no amor de Deus pela humanidade quanto dá uma noção do plano de salvação que existia desde o início dos tempos.

Para a mulher que procura entender a visão de Deus sobre as mulheres, o livro de Lucas pode ser um excelente começo. Pois inclui vários relatos que mostram o amor e a compaixão de Jesus pelas mulheres de sua época. 

Também pode ser valioso ler os evangelhos consecutivamente, procurando especificamente quem é Jesus, para entender seu caráter e intenção enquanto ele andava na terra. 

Assim como seus discípulos cresceram em sua compreensão do evangelho, da vinda do reino de Deus e do amor e missão de Jesus ao caminhar ao lado dele diariamente, a mulher que busca pode obter entendimento e crescer na fé com os Evangelhos. .

Leia para obter uma compreensão abrangente da história de Deus

A história escrita nas páginas da Bíblia é, primeiro e fundamentalmente, a história de Deus. A mensagem abrangente é que Deus traz o mundo e a humanidade à existência como um ato de criatividade e amor. Isso segue com a humanidade caindo em um estado de quebrantamento ao rejeitar o plano de Deus. A constante de seu amor imutável serve como pano de fundo enquanto Deus traz redenção através de Jesus, restaurando a criação e a humanidade à glória de seu projeto original.

Ao estudar a Bíblia, os leitores muitas vezes lutam para entender como as peças se juntam como um todo. Os personagens podem ser vistos como alguém para imitar ou uma representação de como não viver. 

Ao estudar a Bíblia para uma compreensão abrangente da história de Deus, a melhor prática é que o leitor se esforce para procurar Deus e as facetas de seu personagem dentro da história. Bem como como o Antigo Testamento fala profeticamente no Novo Testamento.

Os teólogos Dale e Tamara Chamberlain recomendam que as mulheres que buscam obter essa visão abrangente da história de Deus foquem seu estudo nos livros do Antigo Testamento de Gênesis, Êxodo, Josué, 1-2 Samuel, 1-2 Reis, Provérbios, acrescentando Lucas, Atos, Romanos , e Apocalipse no Novo Testamento. 

Os aspirantes a teólogos podem optar por adicionar ajudas de estudo, como uma Bíblia de estudo com comentários, um dicionário bíblico e uma concordância.

Leia para entender a história das mulheres ao longo das Escrituras

Vários anos atrás, tive a oportunidade de aprimorar minha compreensão de como servir as mulheres que buscam crescer em seu relacionamento com Deus, bem como aquelas cujo caminho na vida as levou a lutar com os conceitos de fé e a realidade de um relacionamento amoroso Deus. 

O programa de estudos do seminário em que me matriculei tinha como foco principal ensinar e ministrar às mulheres. 

Para as mulheres em modo de crescimento e amadurecimento, aprendi que minha principal responsabilidade era equipá-las para “obras de serviço, para que o corpo de Cristo seja edificado” (Efésios 4: 12). 

As mulheres que lutam com os conceitos de fé muitas vezes precisam ser apresentadas à bondade do Deus Criador, que as fez à sua imagem, e de seu Filho Salvador, que dignificou as mulheres ao longo de seu ministério na terra.

Para entender a história das mulheres dentro do plano abrangente de Deus, sugiro o livro de Lucas, que oferece a beleza de ver Jesus cuidar e valorizar as mulheres em uma sociedade que as classificava como inferiores. Também encorajo a leitura de Gênesis para entender que as mulheres são feitas à imagem de Deus e pela misericórdia e bondade demonstradas por Eva e pelo nascimento de Sete. 

Os livros de Ester e Rute evidenciam as mulheres como parte integrante do plano salvífico abrangente de Deus e refletem a personificação da coragem. O Evangelho de Mateus é excelente pela simples alegria de ver mulheres quebradas dentro da linhagem de Cristo e para afirmar o amor de Jesus encontrado em Lucas. 

Esses livros são uma amostra da gloriosa herança das mulheres nas Escrituras, e eu acrescentaria a eles o livro de 2 Timóteo para ver o poder de uma mãe crente,

Leia para defender sua fé em Cristo

Quando colocada a questão de quais livros da Bíblia são melhores para ler para aumentar sua fé e crescer em sua capacidade de “dar e responder pela esperança que está dentro de você” (1 Pedro 3:15), a autora e apologista Rachel Baker afirma:

“Se você está lutando para saber por onde começar a ler sua Bíblia, pegue no livro de Atos. Este relato observa a transformação de um grupo de pretensos radicais desorganizados em uma das forças mais poderosas da terra”.

Ela observa ainda: “O poder do Espírito Santo, quando derramado no Pentecostes, trouxe as palavras de Jesus, ‘é melhor que eu vá’, e impulsionou os primeiros crentes a se tornarem a igreja primitiva”. 

Para a mulher de Deus moderna que deseja cumprir a comissão de Cristo de ir ao mundo e compartilhar Jesus com os outros, entender o poder do Espírito Santo na igreja primitiva e hoje pode ter uma forte influência em como ela ora, age com fé e compartilha o evangelho. 

As mulheres que procuram compartilhar sua fé se fortalecerão em sua capacidade de falar com os elementos das Escrituras à medida que estudam a Bíblia em sua totalidade. 

Elas podem optar por mergulhar profundamente em um estudo dos evangelhos e da literatura do Antigo Testamento que anuncia profeticamente a vinda de um Messias. 

Elas também devem ter uma boa compreensão da visão de Deus do homem na criação através da leitura de Gênesis. 

Estudiosos bíblicos muitas vezes concordam que todos os livros da Bíblia levam a Romanos. Um autor observa: “Romanos é um livro sobre Deus, ensinado por Deus”.

Conclusão sobre os melhores livros da Bíblia para mulheres estudarem

As mulheres que procuram estudar a Bíblia encontram 66 livros esperando para envolvê-las na transformação de seus corações e mentes. 

Jen Wilkin escreve: “Se queremos sentir um amor mais profundo por Deus, devemos aprender a vê-lo mais claramente por quem ele é. Se queremos sentir profundamente a respeito de Deus, devemos aprender a pensar profundamente sobre Deus”. 

O estudo da Bíblia nos ajuda a pensar profundamente sobre Deus.

Não existe um livro melhor que o outro, mas, qualquer que seja o caminho de estudo que você empreenda, comece com o simples pedido:

“Espírito Santo, abre meus ouvidos para ouvir, minha mente para entender e meu coração para aplicar a verdade das Escrituras à minha vida. da minha mente, e que eu possa conhecê-lo mais intimamente enquanto estudo sua palavra. No belo nome de Jesus, Amém.”

Veja também o guia de como ler a bíblia corretamente.

Autora Stacey Monaco do site Crosswalk.

Botão Voltar ao topo