Método Indutivo de Estudo da Bíblia: Observação, Interpretação e Aplicação

O que é Estudo Bíblico Indutivo?

O estudo bíblico indutivo consiste em três partes, que veremos separadamente, mas frequentemente se sobrepõem na prática. Essas três partes são: observação, interpretação e aplicação.

Observação

A observação responde à pergunta: O que a passagem diz? É o fundamento que deve ser estabelecido se você quiser interpretar com precisão e aplicar adequadamente a Palavra de Deus. Você já leu um livro, capítulo ou versículo da Bíblia e cinco minutos depois não conseguiu se lembrar de nada que leu? Muitas vezes, lemos a Bíblia com os olhos, mas não com a mente. Há várias razões para isso. 

  • Achamos que a Palavra de Deus magicamente nos impressionará sem nenhum esforço de nossa parte, ou
  • Nós realmente não acreditamos que podemos entender o que lemos, ou
  • Estamos esperando que o pastor ensine sobre esta seção das Escrituras, então saberemos no que acreditar.

Muitas vezes, porém, esquecemos o que lemos simplesmente porque não sabemos o que procurar no texto. Portanto, na primeira parte deste livro, você aprenderá o que procurar ao ler sua Bíblia.

Porque a observação é descobrir o que a passagem está dizendo, requer tempo e prática. Você descobrirá que quanto mais você ler e conhecer um livro da Bíblia, mais suas verdades se tornarão óbvias para você. Ficará impressionado com a riqueza das riquezas espirituais até mesmo nos livros mais curtos da Bíblia – e você mesmo terá descoberto! Você saberá que você sabe!

Interpretação

A interpretação responde à pergunta: O que a passagem significa? 

E a base para uma interpretação precisa é sempre a observação cuidadosa. Interpretação é o processo de descobrir o que a passagem significa. Ao observar cuidadosamente as Escrituras, o significado se tornará aparente. 

No entanto, suponha que você se apresse na interpretação sem estabelecer a base vital da observação precisa. 

Nesse caso, sua compreensão será influenciada por suas pressuposições – o que você pensa, o que sente ou o que outras pessoas disseram, em vez do que a Palavra de Deus diz.

A interpretação não é necessariamente um passo separado da observação, pois muitas vezes, ao observar cuidadosamente o texto, você começa a ver o que ele significa naquele exato momento. Assim, a interpretação flui da observação.

No entanto, a interpretação também pode envolver ações ou etapas separadas além da mera observação do texto imediato. Um desses exercícios é investigar as referências cruzadas. Em primeiro lugar, deixe as Escrituras interpretarem as Escrituras. 

Você também pode usar outra ajuda, como estudos de palavras ou avaliação de recursos como comentários e dicionários bíblicos para verificar suas conclusões ou complementar sua compreensão do cenário histórico ou cultural do texto.

Nós lhe daremos princípios de interpretação e oferecemos seções especiais para orientá-lo no manuseio de diferentes tipos de escrita, incluindo figuras de linguagem, parábolas e alegorias. Também mostraremos como fazer estudos de palavras e usar ferramentas de estudo da Bíblia para aprimorar muito seu aprendizado. Vai ser emocionante e muito esclarecedor!

Aplicação

A aplicação responde à pergunta: Como o significado desta passagem se aplica a mim? 

Normalmente, esta é a primeira coisa que queremos saber quando lemos a Bíblia, mas a aplicação adequada na verdade começa com a crença que então resulta em ser e fazer. 

Uma vez que você sabe o que uma passagem significa, você não é apenas responsável por colocá-la em prática em sua própria vida, mas responsável se não o fizer! Em última análise, o objetivo do estudo pessoal da Bíblia é uma vida transformada e um relacionamento profundo e duradouro com Jesus.

A aplicação não é um terceiro passo no processo indutivo. Em vez disso, a aplicação ocorre quando você é confrontado com a verdade e decide responder em obediência a essa verdade. A base para aplicação é 2 Timóteo 3:16-17:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça; para que o homem de Deus seja adequado e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Quando você souber o que Deus diz, o que Ele quer dizer e como colocar Suas verdades em prática, você estará equipado para todas as circunstâncias da vida. 

Estar equipado para toda boa obra da vida, totalmente preparado para lidar com todas as situações de uma maneira que honre a Deus, não é apenas possível, é a vontade de Deus. E é isso que você aprenderá a fazer se aplicar esses princípios de estudo. 

As centenas de histórias que poderíamos contar sobre o que Deus fez porque as pessoas se disciplinaram para conhecer Sua Palavra dessa maneira. Iria emocionar seu coração! 

Mas agora as histórias não são nosso propósito; colocar você na Palavra indutivamente é! Então, amigo, você pode contar sua própria história! Adoraríamos ouvi-lo!

Quando você souber o que Deus diz, o que Ele quer dizer e como colocar Suas verdades em prática, você estará equipado para todas as circunstâncias da vida.

Como a observação, interpretação e aplicação se relacionam entre si

A interpretação precisa e a aplicação correta dependem da precisão de suas observações. Portanto, é vital que você desenvolva habilidades de observação, mesmo que a princípio elas pareçam demoradas ou você se sinta menos do que adequado e até mesmo desajeitado em fazê-las. 

Estudar indutivamente é um processo de aprendizagem que não acontece da noite para o dia. Isso acontece fazendo repetidas vezes até que o fazer se torne quase um hábito, e maravilhoso.

À medida que você passa pelo processo indutivo, às vezes você encontrará observação, interpretação e aplicação acontecendo simultaneamente. Deus pode lhe dar discernimento em qualquer ponto de seu estudo, então seja sensível à Sua direção. 

Quando palavras ou passagens causarem uma impressão em você, pare por um momento e medite no que Deus lhe mostrou. Traga o prumo da verdade contra o que você acredita e como você está vivendo.

Quando você souber o que Deus diz, o que Ele quer dizer e como colocar Suas verdades em prática, você estará equipado para todas as circunstâncias da vida.

Através de um estudo diligente da Palavra de Deus, sob a orientação de Seu Espírito, você lançará uma forte âncora que o manterá firme nas tempestades da vida. Você conhecerá o seu Deus. E quando você conhece o seu Deus, não apenas você será forte, mas fará grandes proezas para ele (Daniel 11:32).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!