O que é perdão? Por que é importante perdoar segundo a Bíblia?

Muitas pessoas ainda não conhecem que a bíblia ensina a importância de perdoar para ter paz com Deus e se livrar dos males da vida.

Por esse motivo, sofrem muito por estarem presas ao passado, às mágoas e aos ressentimentos. Nesse contexto, a bíblia trata o perdão como uma maneira de se achegar a Deus, de se livrar das dores existenciais e de se sentir perdoado por ele.

O que é perdão?

A palavra perdão vem do Latim perdonare, de per-, “total, completo”, mais donare, “dar, entregar, doar”. Analisando a etimologia dessa palavra, perdoar não é esquecer, mas entregar completamente nas mãos de Deus o que nos aconteceu.

Uma das maneiras que a bíblia ensina a perdoar, é considerando que também falhamos e desejamos ser perdoados, assim como na parábola do credor incompassivo em Mateus 18:23-35.

O que é perdoar segundo a Bíblia?

A Bíblia é clara sobre a necessidade de perdoar, e não existem ressalvas em relação a isso. Não existe “mas”, “a menos que” ou “se”.

Quando conseguimos nos libertar de todo o ressentimento significa que perdoamos! Perdoar é uma decisão, e não apenas um ato de amor. Ao perdoar alguém você está decidindo abandonar o sofrimento que outra pessoa te causou.

Como está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça”. (1 João 1:9).

O perdão é importante pois nos livra de maus sentimentos e nos ajuda a viver em paz com Deus e com os nossos semelhantes.

Ainda que soframos alguma injustiça, consideremos que o Justo, morreu pelos nossos pecados e não se deixou contaminar pelo mal da humanidade. (Romanos 4:25).

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (Colossenses 3:13).

O que Jesus fala sobre o perdão?

Jesus nos deixou muitos exemplos e ensinamentos sobre o perdão. Ele diz que o arrependimento é uma condição básica para alcançar o perdão. (Marcos 11:25-26).

Demonstrou que muitas vezes temos dificuldades para perdoar alguma ofensa, por isso, ficamos vários dias remoendo o que nos entristece, mas o perdão é um exercício diário. (1 João 1:9).

O perdão faz com que a nossa vida seja livre de qualquer peso ou amarra do passado que nos impeça de seguir adiante. (Mateus 6:14).

Enfim, Jesus nos ensinou por meio de sua vida que a falta de perdão pode destruir relacionamentos, seja entre irmãos, pais e filhos ou casais, qualquer relação humana que não tiver perdão está correndo perigo.

Exemplos de perdão na Bíblia

1- José

Quando lembramos do perdão, uma das histórias mais marcantes sobre o assunto é a de José. Ele tinha muitos motivos para se vingar dos seus irmãos.

José poderia ordenar aos seus soldados egípcios que acabassem com todos e salvar apenas seu pai, Diná e Benjamim, seu irmão mais novo.

Porém, José era revestido pelo temor de Deus, e entregou a seus irmãos o perdão verdadeiro.

“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós”. (Gênesis 45:5).

2. Estevão

Estevão era um dos diáconos da igreja primitiva. Era um homem revestido da fé e do poder de Deus, ele fazia grandes sinais e prodígios entre o povo.

Apesar de ter sido injustamente acusado de blasfemar contra Deus e contra Moisés, foi apedrejado até a morte em 34 dC.

No entanto, a sua alma ficou livre da contaminação dos seus exatores, quando demonstrou que os perdoava. “E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” (Atos 7:60).

3. Jesus

Ele não só pregava o perdão como o demonstrava em todas as suas atitudes, inclusive para com aqueles que o crucificaram.

Lembremos que praticar o perdão é essencial para viver na presença de Deus. Até pode ser o maior exercício de fé que um homem comum consiga praticar, mas quem perdoa vive debaixo da graça Divina.

Por isso é importante refletir sobre alguns ensinamentos de Jesus sobre o perdão. Confira:

  • “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12).
  • “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mateus 18: 21-22).

No entanto, o Senhor conhece as nossas fraquezas e sabe que precisamos pedir a ele fé até para perdoar aos nossos irmãos. (Lucas 17.3-6).

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.
Botão Voltar ao topo