5 lições dos casamentos bíblicos (Exemplos de casais)

Na Bíblia encontramos exemplo de casais que nos ensinam muito: Lições exemplares para imitar ou comportamentos que devemos evitar.

Quando você busca na Bíblia uma imagem de como é um “bom” cônjuge, falta uma lista de verificação ou definição (detalhados).

Sabemos que devemos amar um ao outro, mas o que isso significa? Como fazer isso?

Como comunicar melhor “eu te amo!” varia de casal por casal e temporada por temporada! Penso que é por isso que a Bíblia Sagrada não descreve uma lista de verificação para nós como cônjuges ou pais. Devemos nos apoiar em Sua palavra e na direção do Espírito Santo e responder à vida com Ele, e não a uma lista.

Por exemplo, Provérbios 31 é considerado a esposa modelo das Escrituras. A passagem descreve que sua lâmpada não se apaga à noite e que ela está trabalhando antes do amanhecer. Eu costumava pensar que isso significava que uma boa esposa nunca para de trabalhar. 

Então, um escritor palestrante convidado em nossa igreja disse uma coisa revolucionária que vou manter guardada em meu coração para sempre: esse provérbio provavelmente descreve as estações da vida de uma mulher, ela não fez tudo isso de uma só vez. Ela não fez tudo de uma vez!

Deus é o Senhor do sábado, então não se encaixa com Seu caráter que Ele deseja que Suas filhas sejam escravas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Quanto aos grandes modelos com os quais podemos aprender, as Escrituras nos dão belos exemplos de casais para modelar nossos casamentos. Contudo, devemos ser sábios em procurar o coração, em vez de listas de verificação.

1. Áquila e Priscila

Paulo viveu e trabalhou com Áquila e Priscila quando veio pela primeira vez a Corinto. Ele formou um vínculo especial com eles que continuou ao longo de suas vidas. Paulo parece ter ficado com eles o tempo todo em que esteve em Corinto, no entanto, quando mais fundos do ministério chegaram, ele conseguiu parar de fazer tendas e se dedicar totalmente ao ministério. Mais tarde, vemos que Áquila e Priscila vêm com Paulo em parte de sua segunda viagem missionária.

“Ora, um judeu chamado Apolo, alexandrino de nascimento, homem eloquente, veio a Éfeso; e ele era poderoso nas Escrituras. Este homem havia sido instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com exatidão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo apenas o batismo de João; e começou a falar com ousadia na sinagoga. Mas quando Priscila e Áquila o ouviram, eles o chamaram de lado e lhe explicaram o caminho de Deus com mais precisão.” (Atos 18:24-26)

Enquanto com Paulo em sua segunda viagem missionária, Áquila e Priscila viram um homem talentoso e ungido, chamado Apolo, que precisava de um pouco mais de verdade em sua história. Eles o chamaram de lado e ofereceram mais algumas explicações. 

Também parece que eles podem ter feito parte de apresentá-lo ao apoio de mais membros do corpo de Cristo, que fizeram parte de abençoá-lo em seu caminho, assim como fizeram com Paulo. 

É de vital importância para todos nós, com ou sem dons de liderança, encontrar nosso lugar no aprisco do desígnio e comunhão de Deus. E Áquila e Priscila ajudaram a promover o Evangelho, ajudando este jovem cristão a crescer e partir. 

Visto que eles vieram com Paulo e ele morava com eles em Corinto, podemos adivinhar que eles tinham corações preciosos que apoiavam o ministério.

Quanto às dicas de casamento que podemos tirar deles, não sabemos exatamente quem lavou a louça ou deu banho no cachorro. Só sabemos que eles eram um casal especial que trabalhava bem em equipe e era conhecido por sua fé. 

Eles apoiaram Paulo e também deram suas vidas para a continuação do Evangelho. Não sabemos os detalhes de como eles se tornaram essa dupla dinâmica, mas vemos que o casamento pode ser uma equipe poderosa e que honra ao Senhor de forma única e impressionante!

Padrão dos casamentos bíblicos

Grandes casamentos têm seus corações focados em Deus e nos propósitos do Seu reino! Este é talvez o princípio mais fundamental para um casamento satisfatório!

 2. Zacarias e Isabel

“… um anjo do Senhor apareceu a ele, de pé à direita do altar do incenso. Zacarias ficou perturbado quando viu o anjo, e o medo tomou conta dele. Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias, pois sua petição foi ouvida, e sua mulher Isabel lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João. Você terá alegria e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento…” (Lucas 1:12-14)

Zacarias e Isabel eram outro casal precioso do Novo Testamento. Ambos foram descritos como justos. 

Também vemos que eles eram um casal que buscava ativamente o Senhor. Eu só posso imaginar a admiração que eles sentiram enquanto Deus observava Sua fidelidade a eles, concedendo o desejo de seus corações e dando-lhes um filho tão tarde na vida! O Senhor usou Zacarias e Isabel para encorajar Maria, mãe de Jesus, durante a gravidez. 

Isabel e Maria eram primas e Isabel se tornar mãe em uma idade tão madura era um sinal para a jovem Maria.

Padrão dos casamentos Bíblicos

Grandes casamentos não têm “tudo” o que o casal quer (Zacarias e Isabel ansiavam por um filho e ambos eram tão velhos que Zacarias nem acreditou no anjo, quando ele veio contar a eles sobre seu futuro filho!), mas eles tinham o Senhor porque eles O buscaram juntos. Deus era sua alegria e contentamento. 

Meu marido e eu vivemos essas palavras, os espaços vazios em nossos casamentos são absolutamente destinados a serem preenchidos com o Senhor, mas o processo muitas vezes é profundamente difícil para nós à medida que passamos por eles!

Observar o plano e a fidelidade de Deus se desdobrando na vida de Zacarias e Isabel foi um poderoso encorajamento para Maria. Nossos casamentos, até mesmo nossos lugares de insatisfação, podem ser usados ​​por Deus para encorajar aqueles ao nosso redor!

3. José e Maria

“José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa; porque o Menino que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho; e chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados […] E José despertou do seu sono e fez como o anjo do Senhor lhe havia ordenado.”  (Mateus 1:20,24)

“O anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; pois você achou graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus”. …E Maria disse: ‘Eis a escrava do Senhor; que seja feito em mim segundo a tua palavra.’ E o anjo partiu dela.” (Lucas 1:30-31, 36)

De ambos os relatos das Escrituras que contam essa história, vemos Maria e José como duas pessoas que eram justas e separadas por seus chamados únicos. 

No entanto, esses chamados nunca fizeram parte de seus planos para suas próprias vidas, eram atos sacrificial de devoção e obediência a Deus. 

Suas tarefas especiais também não os separavam de provações ou tristezas. Belém estava superlotada durante o censo e Maria deu à luz seu primeiro filho em um celeiro, que realmente não faz parte do plano de nenhum pai! 

Herodes partiu para matar todos os bebês do sexo masculino e José, avisado por um anjo em um sonho, levantou sua jovem família, para fugir para o Egito no meio da noite. Quando Jesus estava ministrando, as pessoas muitas vezes jogavam na cara dele o fato de que ele era apenas o filho de um carpinteiro. 

Embora haja uma longa lista de razões pelas quais eles disseram isso, sabemos que Jesus era, de fato, da base financeira simples e provavelmente modesta, de uma família de carpinteiros. Deus colocou um destino especial e eterno neste casal, mas isso não os tirou das dificuldades diárias de ser humano!

Padrão dos casamentos bíblicos

Quando a vida vira seus planos do avesso (como dar à luz um bebê em um celeiro porque não há outro lugar para ir ou fugir no meio da noite com seu filho para salvar a vida dele ou sofrer a dor de ver seu precioso Filho torturado) escolheram a fé e uma atitude de serviço. 

A vida é confusa e difícil. Escolher apegar-se à fé e ao serviço aos propósitos de Deus pode fazer ou destruir um casamento.

4. Oséias e Gômer

“Desposar-te-ei comigo para sempre; Sim, desposar-te-ei comigo em retidão e justiça, Com amor e compaixão, E desposar-te-ei comigo em fidelidade. Então você conhecerá o Senhor”. (Oséias 2:19-20)

Oséias era casado com Gômer e toda a experiência foi uma circunstância incomum. O Senhor chamou Oséias para se casar com alguém que seria infiel, como um retrato de como Israel havia sido infiel a Ele.

Embora a maioria de nós não tenha esse chamado específico em nossas vidas, sua devoção, perdão e amor à esposa, apesar de suas falhas, caracteriza o amor de Cristo por nós e pode ser uma inspiração para nós.

Padrão dos casamentos bíblicos

Ame e perdoe as muitas mágoas que experimentamos em nossos casamentos. 

Embora a situação de Oséias e Gômer tenha sido única e não precise ser repetida, o perdão, a busca e o amor de Deus por Seu povo são qualidades que nossos casamentos devem ilustrar. Não brilharemos com o perdão em nossos relacionamentos sem algo para perdoar.

Uma busca pelo coração de nosso cônjuge não será demonstrada se as coisas não se interpuserem de vez em quando entre nós. Essas qualidades virtuosas não brilham nas fases fáceis da vida e do casamento, elas se mostram quando é difícil.

Nenhum casamento é perfeito. Espero que você não seja casado com um Gomer ou um Nabal. 

Mas suas histórias dão a todos nós esperança de que, apesar da fraqueza ou falhas em nossos casamentos, Deus ainda pode brilhar! Ele ainda pode nos usar! E talvez Ele nos use especificamente por causa dessas feridas e fraquezas!

Esteja você esperando por uma resposta, vendo seus planos virarem de cabeça para baixo, pressionando para encontrar o alto chamado do Senhor em meio aos acontecimentos da vida mundana ou lutando contra a dor em seu casamento, o Senhor tem um bom plano. Ele tem grande esperança e propósito para sua família! 

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo”. (Romanos 15:13)

5. Abigail e Nabal

O casamento é belo e alegre quando cumpre seu propósito designado de refletir o caráter e o amor de Deus. Agradecemos os exemplos de casais que dão 100% a esse objetivo e ambos servem a Deus, e um ao outro sacrificialmente. 

Somos inspirados pelos casamentos que vão ainda mais longe servindo ao próximo juntos. Mas também sabemos que nem sempre é assim. E as Escrituras falam às realidades da vida através de vários “bons” cônjuges em casamentos ruins. 

“Mas um dos jovens contou a Abigail, mulher de Nabal, dizendo: ‘Eis que Davi enviou mensageiros do deserto para saudar nosso senhor, e ele os escarnece… nosso senhor e contra toda a sua casa; e ele é um homem tão inútil que ninguém pode falar com ele.’ […] Então Abigail se apressou e pegou duzentos pães e dois cântaros de vinho e cinco ovelhas já preparadas e cinco medidas de grãos torrados e cem cachos de passas e duzentos bolos de figos, e os carregou em jumentos… […] Quando Abigail viu Davi, apressou-se e desmontou de seu jumento, prostrou-se de bruços diante de Davi e prostrou-se em terra. Ela caiu a seus pés e disse: “Somente sobre mim, meu senhor, seja a culpa… Nabal é o seu nome e a loucura está com ele; mas eu, tua serva, não vi os moços de meu senhor que enviaste. (1 Samuel 25:14, 17-18, 23-26)

Abigail era casada com Nabal, cujo nome significa literalmente tolo

Ele era desagradável e arrogante e essas qualidades quase o mataram. Ela interveio para salvar sua vida. Apesar de sua reputação, ela vivia de sua própria identidade e vocação, ou seja, ela era uma mulher de graça e sabedoria. 

Ela não deixou que seus problemas a roubassem de ser a mulher que ela deveria ser. Eventualmente, o Senhor a aliviou e ela se tornou esposa do rei Davi

Padrão dos casamentos bíblicos

Você não está preso ao comportamento de seu cônjuge como um ditador de sua perspectiva ou atitude. Abigail desafia todos nós a agir de acordo com o chamado de Deus em nossa vida, e não em nossas circunstâncias atuais. E sim, essas palavras são muito mais fáceis de dizer do que fazer. Mas isso não os torna menos verdadeiros, mesmo quando são difíceis. 

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo