Como Pedro morreu e por que é significativo?

Há muito que pode ser dito e escrito sobre a vida de Pedro. Uma coisa que você não pode dizer é que ele era um homem de poucas palavras porque nunca teve medo de falar o que pensava. 

Embora Pedro tenha tido seus momentos instáveis, depois de Pentecostes e sendo cheio do Espírito Santo, ele se tornou uma pessoa diferente. Ele foi encorajado e fortalecido e, embora ainda cometesse erros ao longo do caminho, como todos nós, ele ainda foi usado poderosamente por Deus. 

Pedro foi um pilar da igreja primitiva e foi um de seus líderes mais importantes. Embora tenhamos alguns bons vislumbres das Escrituras sobre a vida de Pedro, a Bíblia não nos diz muito sobre como Pedro morreu. Como Pedro morreu e qual é o significado disso?

Demos uma olhada rápida porque Jesus nos deu um aviso prévio sobre como Pedro acabaria morrendo. No entanto, para obter mais informações, é necessário recorrer a relatos históricos para tentar descobrir a história de como Pedro morreu. 

De acordo com a maioria dos relatos históricos, sabemos que ele foi crucificado e, ao longo dos anos, foi dito que ele foi crucificado de cabeça para baixo porque não se sentia digno de ser crucificado da mesma maneira que Jesus. 

O que precisamos descobrir é, isso é lenda ou foi assim que Pedro morreu? Infelizmente, isso não é algo verificável pelas Escrituras porque a Bíblia não aborda esse tópico. 

No entanto, como mencionei, a Bíblia nos dá vislumbres da vida de Pedro e nos permite saber um pouco sobre a maneira como Pedro morreria.

O Chamado de Pedro

Para responder à pergunta de como Pedro morreu, é importante observar alguns paralelos na vida de Pedro que acho interessantes e espero que você também. 

A primeira coisa que gostaria de destacar é o primeiro encontro de Pedro com Jesus. 

Em Mateus 4:18-21 e também em Lucas 5:1-11 você é levado ao momento em que Jesus chama Pedro, que estava entre os primeiros discípulos chamados. Aqui está uma parte da história de Lucas 5:

Quando ele acabou de falar, ele disse a Simão: Põe-te em águas profundas e lança as redes para pescar”.  Simon respondeu: Mestre, trabalhamos duro a noite toda e não pegamos nada. Mas porque você diz isso, vou lançar as redes. Feito isso, pegaram tantos peixes que suas redes começaram a se romper. Então eles fizeram sinal para seus companheiros no outro barco virem ajudá-los, e eles vieram e encheram os dois barcos tão cheios que eles começaram a afundar.

Quando Simão Pedro viu isso, caiu aos joelhos de Jesus e disse: Afasta-te de mim, Senhor; Eu sou um homem pecador! Pois ele e todos os seus companheiros ficaram surpresos com a pesca que haviam feito, assim como Tiago e João, filhos de Zebedeu, companheiros de Simão. Então Jesus disse a Simão: Não tenha medo; de agora em diante você vai pescar pessoas. Então eles puxaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.

Desde o início, o pedido que Jesus fez a Pedro foi para segui-lo e a Bíblia nos diz que ele deixou tudo para seguir Jesus. 

Quero chamar sua atenção para uma simples comparação entre o primeiro encontro de Pedro com Jesus e um dos últimos encontros que ele teve. 

Jesus prenuncia como Pedro morreria

O Evangelho de João registra uma das últimas interações registradas que Pedro teve com Jesus. Eu quero que você preste atenção aos paralelos.

De manhã cedo, Jesus estava na praia, mas os discípulos não perceberam que era Jesus. Ele gritou para eles: Amigos, vocês não têm nenhum peixe? Não, eles responderam. Ele disse: Jogue sua rede no lado direito do barco e você encontrará alguma. Quando o fizeram, não conseguiram puxar a rede por causa do grande número de peixes. – João 21:4-6

É interessante que o primeiro encontro com Jesus e um dos últimos encontros com Jesus sejam muito semelhantes. 

Por alguma razão, ambos tinham a ver com a pesca. Assim que Pedro percebeu que era Jesus na praia, dirigiu-se rapidamente para a praia. 

Enquanto eles estavam sentados na praia tomando café da manhã, Jesus conversou com Pedro e ele fez o mesmo pedido a Pedro que ele fez em seu primeiro encontro. 

Em verdade te digo, quando você era mais jovem você se vestia e ia para onde queria; mas, quando fores velho, estenderás as mãos, e outro te vestirá e te conduzirá para onde não queres ir. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte pela qual Pedro glorificaria a Deus. Então ele lhe disse: Siga-me! – João 21:18-19

Nesse versículo, Jesus estava dando uma indicação sobre o tipo de morte que Pedro experimentaria, a qual entrarei em mais detalhes em um momento. 

Observe, no entanto, o que Jesus pediu a Pedro: “Siga-me!” Seja na vida ou na morte, a única constante que Jesus pediu a Pedro, assim como a todos nós, é que o seguíssemos.

Como Pedro morreu?

A primeira indicação de Pedro morrendo por crucificação vem diretamente desses versículos em João. 

De acordo com registros históricos, Pedro morreu em Roma em 64 d.C. e morreu sob o reinado do imperador Nero. 

Quando Pedro morreu em 64 dC, muitos dos outros apóstolos, possivelmente todos eles, exceto João, haviam sido martirizados. 

Embora a hora e o local de sua morte sejam certos, a maneira de sua morte, principalmente sendo crucificado de cabeça para baixo, não é tão certa. Aqui está o que o site Evidence for Christianity escreveu sobre isso:

“Os pais da igreja primitiva são unânimes em afirmar que Pedro morreu em Roma, por crucificação, durante a perseguição de Nero em 64 d.C. Quanto à crucificação de cabeça para baixo, isso também é testemunhado, mas a evidência é mais fraca para esta forma particular de crucificação . Os apócrifos Atos de Pedro são a primeira referência à crucificação de Pedro de cabeça para baixo.” 

Houve outros escritores da igreja primitiva que testemunharam a morte de Pedro em Roma, mas não há tanta evidência para apoiar que Pedro morreu ao ser crucificado de cabeça para baixo

Embora saibamos que ele morreu como mártir, teremos que colocar o fato de ele morrer de cabeça para baixo na categoria de pode ser verdade. Mas não temos certeza se é verdade.  

Conclusão  

Então, como Pedro morreu? Embora possamos nunca saber exatamente como Pedro morreu, ou seja, se ele foi apenas crucificado ou crucificado de cabeça para baixo, há uma coisa que sabemos sobre a vida e a morte de Pedro: ambos glorificaram a Deus. 

Sem dúvida, este é o ponto mais importante da vida de Pedro. Isso deve ser uma inspiração para nós e um desafio. Em todos os momentos que vivemos e nos últimos suspiros que damos nesta terra e que tudo o que fazemos seja para glorificar a Deus e trazer honra ao seu nome. 

De acordo com Jesus, foi isso que Pedro fez quando morreu:

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. – 1 Coríntios 10:31


Autor Clarence L. Haynes Jr.

Botão Voltar ao topo