Quem foi Absalão: História e Lições do filho rebelde de Davi

Quem foi Absalão? Antes de tudo, é importante lembrar que a Bíblia é uma fonte histórica rica em personagens que deixaram seus legados e exemplos, tanto bons quanto ruins, para a humanidade. 

Por isso, devemos conhecer um pouco mais sobre cada um deles para entender o que precisamos melhorar, sem passar pelas experiências negativas das nossas atitudes.

Absalão, por exemplo, foi um homem que ficou conhecido por sua rebeldia e ambição desmedida. Vamos nos aprofundar mais nessa história e tirar lições valiosas desse filho rebelde com o seu pai.

Quem foi Absalão?

Esse personagem bíblico nasceu em Hebrom, provavelmente por volta de 1000 a.C. Ele era o terceiro filho de Davi, nascido de sua esposa Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur. 

Embora ele tivesse dois irmãos mais velhos, Amnom e Quileabe, rapidamente se destacou por sua beleza, ausência de defeito e uma longa cabeleira, além disso, era carismático, o que o tornou muito popular entre o povo de Israel.

Como a bíblia descreve a personalidade de Absalão?

Apesar de ser um dos filhos de Davi, não era sucessor direto ao trono, no entanto, tinha planos ambiciosos e secretamente planejava usurpar o trono de seu pai. Ele era extremamente astuto e manipulador, e conseguiu ganhar a confiança do povo de Israel, se colocando como um líder carismático e preocupado com o bem-estar do povo. 

Além disso, essa figura mantinha uma grande rivalidade com seu irmão Amnom, que havia estuprado sua irmã Tamar. Por isso, ordenou aos seus moços que o matassem. II Samuel 13, vers. 28,29.

Quem foi Absalão e qual o efeito da sua rebeldia?

A sua rebeldia começou a ficar cada vez mais evidente quando ele montou uma conspiração contra seu pai, acusando-o de negligenciar a justiça e a segurança do reino.

Para isso, ele convocou uma assembleia em Hebrom e se proclamou rei, o que foi prontamente apoiado por muitos israelitas.

Davi, por sua vez, foi forçado a fugir de Jerusalém para escapar do golpe de seu filho. No entanto, com o apoio de seus leais seguidores. Mais tarde, o Rei conseguiu reunir um exército para combater o filho e seus seguidores rebeldes. A batalha final ocorreu na floresta de Efraim, onde as forças de Davi conseguiram vencer as de Absalão. 

Durante a batalha, o filho de Davi foi pego em um emaranhado de galhos de árvore, enquanto fugia a cavalo. Seus cabelos longos ficaram presos na árvore, o que o deixou vulnerável e incapaz de se defender. 

Os soldados de Davi o encontraram nessa situação e o mataram, descumprindo a ordem de Davi de poupar a vida do seu filho rebelde. II Sam. 18, vers. 12-15.

O que podemos aprender com a história do filho rebelde de Davi?

Essa é uma das histórias mais interessantes que podemos encontrar na bíblia, pois está repleta de lições que nos ajudam a refletir mais ainda sobre as nossas atitudes.

Em primeiro lugar, vamos dar destaque a como Davi lidava com os filhos. Quando Amnom violentou Tamar, o rei e pai deveria ter se posicionado em relação ao comportamento infame do filho. 

Eles eram meio irmãos, por isso, podiam se casar – lembrando que naquele época as pessoas não tinham conhecimento das consequências do incesto na vida dos filhos dessa relação. 

No caso, Davi deveria considerar a situação que sua filha ficou após o ocorrido e que o irmão dela, Absalão, não deixaria a situação passar impune.

Aqui conseguimos aprender que os pais precisam punir seus filhos para evitar ruídos, discórdias e inflamação do sentimento de ódio entre irmãos.

Em segundo lugar, a narrativa nos alerta para os perigos da ambição desmedida e da ganância pelo poder. Esse comportamento, fez Absalão cair em desgraça e perder sua vida por tentar usurpar o trono de seu pai e governar Israel de forma tirânica.

Conclusão

Aqui, podemos aprender claramente os perigos da inveja, do ódio e do não perdão. Percebemos, também, que um homem com diversas famílias sempre vai ter problemas de rivalidades entre os familiares. Especialmente se demonstrar predileção por um dos filhos.

Por exemplo, a rivalidade entre os dois irmãos, devido ao estupro de Tamar, foi uma fonte de grande dor e sofrimento para toda a família de Davi. A inveja e o ódio levaram Absalão a conspirar contra seu próprio pai, o que resultou em uma guerra sangrenta e na sua morte.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo