Quem foi Áquila e porque é importante conhecer sua história

Conhecer quem foi Áquila na Bíblia nos ajuda a entender a relevância do trabalho em equipe e da unidade na fé cristã.

Apesar de ser uma figura pouco conhecida, sua história é incrivelmente importante para entendermos como um cristão comprometido, trabalhou lado a lado com sua esposa Priscila para apoiar e orientar outros cristãos em suas comunidades.

Sua história destaca a importância da gentileza e generosidade para com o próximo. Além disso, mostra que devemos trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns e como a união e o amor são fundamentais para nossa fé.

Neste artigo, exploraremos a vida de Áquila, seu contexto histórico, sua profissão e sua relação com outros personagens da Bíblia, para aprendermos valiosas lições sobre a fé cristã.

Quem foi Áquila na Bíblia?

A única informação que temos sobre quem foi Áquila é a que se encontra em Atos 18:2, ele era um judeu natural de Ponto, e saiu da Itália porque Cláudio – imperador romano 41-54 d.C., decretou a saída dos judeus da Itália.

Nesse mesmo capítulo, diz que Paulo se aproximou deles por terem a mesma profissão, construíam tendas. Além disso, saiam aos sábados para evangelizar nas sinagogas.

A partir do latim seu nome significa “águia”. Átila era casado com Priscila e este nome é o diminutivo de Prisco que significa: antigo, velho, venerável.

Áquila é uma figura interessante mencionada várias vezes no Novo Testamento que mudou para Corinto com sua esposa, Priscila.

Qual era o contexto histórico que nos ajuda a entender quem foi Áquila na bíblia?

O contexto histórico em que Áquila viveu é importante para entender a relevância de sua história. Ele viveu durante o período do Império Romano, quando o cristianismo estava começando a se espalhar. Na época, essa era uma religião ilegal, o que tornava a vida dos cristãos perigosa e incerta.

A profissão de Áquila é outro aspecto interessante de sua história, pois ele era um fabricante de tendas, o que significa que ele viajou bastante com Paulo para vender suas mercadorias.

Embora haja pouco conhecimento sobre a vida de Áquila antes de ele ser mencionado na Bíblia, suas interações com Paulo fornecem algumas pistas sobre sua personalidade.

Sua personalidade aparece como um homem gentil e generoso, que acolheu Paulo em sua casa e trabalhou com ele para espalhar a mensagem do evangelho.

Além disso, Áquila era casado com Priscila, que também era uma figura importante no cristianismo primitivo. O nome do casal aparece em Atos 18:18 na segunda viagem missionária de Paulo.

É possível ver o fervor e dedicação de Áquila e sua esposa no mesmo capítulo no versículo 26 em eles explicaram mais sobre o evangelho a Apolo.

Versículos sobre Áquila e Priscila na Bíblia

E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), se ajuntou com eles,

Atos 18:2

E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos e dali navegou para a Síria e, com ele, Priscila e Áquila, tendo rapado a cabeça em Cencreia, porque tinha voto.

Atos 18:18

Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus.

Atos 18:26

Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

Romanos 16:3

As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Prisca, com a igreja que está em sua casa.

1 Coríntios 16:19

Saúda a Prisca, e a Áquila, e à casa de Onesíforo.

2 Timóteo 4:19

Por que é importante conhecer a história deste Cristão?

A história deste personagem se destaca por demonstrar a importância de trabalhar juntos na fé cristã. Áquila e Priscila não apenas ajudaram Apolo a aprimorar seus conhecimentos, como também abriram suas portas para ele, mostrando-lhe bondade e hospitalidade.

Isso mostra que a fé cristã não é apenas sobre conhecimento e teologia, mas também sobre compaixão, amor e cuidado pelos outros.

Outra história importante envolvendo Áquila é sua associação com Paulo. Eles trabalharam juntos em várias ocasiões para espalhar a mensagem do evangelho, incluindo em Corinto e Éfeso.

Áquila e Priscila não apenas forneceram abrigo para Paulo, mas também trabalharam com ele em seu ofício de fabricante de tendas. Eles eram amigos próximos e parceiros na obra de Deus.

É possível perceber a firmeza deles na fé cristã e a amizade com Paulo, nas saudações que aparecem nos livros de Romanos 16:3; I Coríntios 16:19; II Timóteo 4:19.

Essa história nos mostra a importância de trabalharmos em conjunto para alcançar um objetivo comum. Áquila e Paulo é um exemplo perfeito de como uma parceria pode fazer diferença na vida de outras pessoas.

Isso nos ensina que, como cristãos, devemos sempre procurar maneiras de colaborar e trabalhar juntos em nome de nossa fé.

Além disso, esses personagens destacam a importância do amor e da unidade na fé cristã, pois além de trabalharem juntos em sua profissão, compartilharam sua fé com aqueles ao seu redor.

Eles foram líderes ativos em suas comunidades cristãs, apoiando e orientando outros novos convertidos e abrindo uma igreja em sua própria casa

Isso nos ensina que a unidade e o amor são fundamentais para nossa fé, e devemos sempre trabalhar para fortalecer esses valores em nossas comunidades.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.