Quem foi o Sumo Sacerdote Anás na Bíblia?

Saber quem foi o sumo sacerdote Anás na bíblia, nos ajuda a compreender qual era a situação do ministério sacerdotal do povo judeu na época de Jesus.

Ser sumo sacerdote significava ser chefe de outros sacerdotes que tinham a função de oferecer os diversos sacrifícios, fazer as consagrações e o culto divino. 

A ordenação para essa função começou em Arão, irmão de Moisés no Monte Sinai (Êxodo 27:21; 28:1; 29:9-44). O termo Kohen em hebraico significa sacerdote e no Antigo Testamento, o sumo sacerdote era chamado de hak-kohen.

Apesar de exercer várias funções comuns entre os sacerdotes, era o único que tinha permissão de entrar no Santo dos Santos. Além disso, essa era uma ordenação vitalícia, ou seja, só era substituído após a sua morte, em geral, a função passava de pais para filhos.

Todavia, com o passar dos tempos, essa função passou a ser um cargo de valor político, daí a designação para o cargo vinha de um governador ou rei. 

Quem foi o Sumo Sacerdote Anás na Bíblia?

O Sumo Sacerdote Anás é um personagem importante na história bíblica, especialmente na narrativa da crucificação de Jesus Cristo. Ele era um líder religioso e político judeu que desempenhou um papel fundamental na vida pública da Jerusalém do século I.

O nome Anás é uma forma contraída de Ananias (no hebraico, “protegido por Yahweh”. É importante destacar que esse sumo sacerdote, em questão, era um dos mais importantes de sua época. 

Inclusive, ele liderou o Templo de Jerusalém por um longo período, e muitos de seus filhos e genros – Caifás, por exemplo, também ocuparam o cargo de Sumo Sacerdote.

Mas, afinal, quem foi o sumo sacerdote Anás na bíblia e o que a presença dele no evangelho tem para nos ensinar. 

Qual o papel do sumo sacerdote Anás na vida de Jesus?

Provavelmente, Anás não vinha de linhagem sacerdotal, pois pelo jeito quem o escolheu para a função foi o governador da Síria, Quirinio, mas Valério Gratus o depôs. 

No entanto, o povo continuou o considerando Sumo Sacerdote devido às leis sacerdotais judaicas e sua influência, respeito e autoridade diante deles. Quem o substituiu no cargo foi seu genro Caifás.

Apesar de não ser diretamente responsável pela prisão e julgamento de Jesus Cristo, ele desempenhou um papel importante em sua perseguição. Afinal, ele foi o primeiro Sumo Sacerdote a interrogar Jesus, após sua prisão pelos romanos. E julgou o caso com muita parcialidade, ou seja, não foi justo em seu julgamento.

Devido a sua influência religiosa, esse sumo sacerdote também era um líder político poderoso e mantinha boas relações com os romanos, por isso, muitas vezes usava sua influência para manter a paz na cidade. No entanto, ele tinha a fama de corrupto e de pessoa que cometia excessos em suas práticas religiosas.

Apesar disso, após a morte de Jesus Cristo, Anás continuou a exercer sua influência no Templo de Jerusalém. É provável que ele tenha morrido nas mãos dos romanos em 70 d.C.

O que podemos aprender conhecendo melhor quem foi o sumo sacerdote Anás na bíblia?

Apesar de seus defeitos e seu papel controverso na história da crucificação de Jesus Cristo, Anás é lembrado como um líder religioso importante em sua época. 

Toda a Jerusalém sentiu a sua influência política e religiosa, portanto, em seu papel como Sumo Sacerdote, ele se tornou um dos líderes mais poderosos e respeitados da cidade.

Uma das lições que podemos aprender com a vida de Anás é a importância da responsabilidade e da liderança. Percebemos na sua história que o povo o respeitava e o considerava como seu líder religioso, isto é, aquele que os representava diante de Deus e dos homens.

Outra lição é que apesar de ser uma figura que representava o homem mais perfeito para oferecer sacrifícios pelo povo a Deus. Ele era falho, corrupto e cometia excessos em nome da sua posição perante o povo.

Daí a importância dos líderes religiosos observarem as obras de Jesus Cristo para não cair na corrupção secular. Jesus, por exemplo, não usou o seu poder em benefício próprio, mas para ajudar as pessoas a se chegarem a Deus.

Assim, devemos buscar a Deus para evitar ser um fracasso em nossa liderança.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.
Botão Voltar ao topo