O que significa o sábado e ainda é importante hoje?

“No sétimo dia, Deus terminou a obra que estava fazendo; assim no sétimo dia descansou de todo o seu trabalho. Então Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra de criação que fizera”. (Gênesis 2:2-3)

Algo me diz, que o Glorioso Deus Todo-Poderoso, não precisava descansar. Mas Ele sabia que precisaríamos desse descanso. 

Então, ele estabeleceu um padrão desde o início da criação: seis dias de trabalho, seguidos por um dia de descanso. Ele abençoou este dia e o santificou. 

Mais tarde, Deus transformou esse padrão em um comando:

“Lembre-se do dia de sábado, santificando-o. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nela não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho ou filha… Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, mas ao sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:8-11)

O que significa o sábado?

A palavra “sábado” está relacionada a uma raiz hebraica que significa “cessar” ou “parar”. 

Deus, no entanto, ordenou que Seu povo parasse de trabalhar, para que pudessem descansar, refrescar e reabastecer. 

Deus havia libertado Seu povo da escravidão no Egito e, como filhos de Deus, eles não eram mais obrigados a trabalhar sem parar, como escravos. 

Contudo, Deus lhes deu o dia de descanso, um dia para deixar de trabalhar e honrá-Lo. 

No Antigo Testamento, os judeus seguiam o padrão de separar o sétimo dia para santificá-lo.

Você já começou sua semana na segunda-feira ainda mais cansado do que na sexta-feira anterior? 

Muitos de nós tememos as segundas-feiras, não apenas porque é difícil voltar ao trabalho depois de um intervalo, mas também porque ficamos exaustos durante todo o fim de semana.

“Deus, obrigado porque não é mais segunda-feira!” 

Quando meus filhos eram mais novos, meu filho costumava orar em voz alta todas as terças-feiras no café da manhã e, honestamente, meu coração ecoava o dele. 

Eu odiava as segundas-feiras em parte, pela sensação de cansaço que tive na boca do estômago, quando o alarme disparou. 

Os domingos eram um borrão. Eu fazia panquecas para o café da manhã, levava minha filha para o treino de patinação no gelo, voltava para casa, me arrumava e ia à igreja, saía com os amigos depois e voltava para casa às 17h ou 18h. 

Então, às 19h, eu sentava com minha agenda e todos os nossos livros para planejar minha semana de aulas em casa.

Hoje a vida parece diferente. Nossos filhos se formaram no ensino médio e minha filha parou de patinar há muito tempo, mas ainda pareço preencher meus fins de semana com uma infinidade de atividades que podem me deixar exausta na manhã de segunda-feira. 

Sua vida provavelmente parece diferente da minha, mas aposto que você fica tão cansado e estressado quanto eu quando seu fim de semana está sobrecarregado.

Deus deve ter conhecido nossa tendência “Faça Tudo” quando escolheu descansar.

A maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que hoje Deus também deseja dar a seus filhos o mesmo dia de descanso, e os cristãos de todo o mundo agora observam o primeiro dia da semana, o domingo, como um dia para honrar a Deus. 

Não há base bíblica para mudar do sétimo dia para o primeiro, mas os estudiosos citam o fato de que Jesus ressuscitou dos mortos, no primeiro dia, como uma possível razão para essa mudança observada no Novo Testamento.

Por que o sábado ainda é importante hoje?

Visto que Deus incluiu o sábado nos 10 Mandamentos, Ele deve ter pensado que era importante. Claro que hoje somos salvos pela fé em Jesus Cristo, não por seguirmos mandamentos. 

No entanto, como pessoas que querem honrar e obedecer a Deus, ainda aceitamos esses 10 mandamentos como um guia de como Deus quer que vivamos. 

Por exemplo, ainda nos abstemos de nos curvar a ídolos, matar, roubar, dormir com o cônjuge de outra pessoa ou prestar falso testemunho contra nosso próximo. 

Portanto, é lógico que também devemos honrar o 4º mandamento de lembrar do sábado. Dentro deste mandamento encontramos duas razões convincentes:

A primeira parte do mandamento em Êxodo 20:8 nos diz para mantê-lo “santo”, que significa “dedicado a Deus”. 

Também lemos no versículo 11: “O Senhor abençoou o sábado e o santificou”. 

Quando fazemos um esforço para reservar um tempo a cada semana, para nos encontrarmos com outros cristãos, para adorar a Deus e ouvir Sua Palavra, isso O honra. 

Um dia de sábado atende a nossa necessidade de descanso

Ninguém pode trabalhar 24/7, certo? Talvez a tendência atual de trabalhar on-line em casa faça com que reservar um tempo para descansar seja mais difícil, mas mais importante do que nunca. Para a saúde física e o bem-estar espiritual, precisamos de descanso. 

O descanso reabastece e reenergiza-nos para trabalhar de forma mais eficaz mais tarde. 

Quando estamos fisicamente descansados, lidamos melhor com o estresse e agendas lotadas. 

Assim também, quando reservamos um tempo para reabastecer espiritualmente, estamos mais bem equipados para lidar com desafios e provações que sempre farão parte de nossas vidas.

Podemos sabotar o descanso sabático?

Deus estabeleceu um ritmo saudável de trabalho e descanso para nós na criação, mas talvez sabotemos o descanso sabático, que Deus pretendia ao tentar colocar muitas coisas em nossos fins de semana.

Ir à igreja pode ser difícil para famílias jovens, mas é uma maneira importante de honrar a Deus e passar nossa fé para nossos filhos. 

E se simplificássemos o domingo fazendo da igreja nossa primeira prioridade e deixando de lado o resto? 

Às vezes, algumas mudanças simples na forma como abordamos nossas tarefas durante a semana, podem liberar mais tempo no domingo para descansar ou desfrutar de nossa família

Considere estas ideias:

  • Faça recados no caminho para casa do trabalho durante a semana, em vez de no fim de semana.
  • Gaste 15 minutos por dia limpando e mantendo sua casa, para que você possa descansar mais no domingo.
  • Divida tarefas grandes, como limpar a garagem, em 4 ou 5 minitarefas que podem ser feitas durante a semana.
  • Planeje sua semana de trabalho na sexta-feira à tarde, em vez de no domingo à noite.
  • Descanse de cozinhar no domingo. Restaurantes, drive-thrus de fast food e até mesmo comidas congeladas ou comidas congeladas podem ajudá-lo. 

Quando reservamos os domingos para descanso e adoração, seguimos o ritmo saudável que Deus estabeleceu para nós e podemos começar uma nova semana na segunda-feira, revigorados em vez de exaustos. 

Se o seu trabalho exige que você trabalhe no domingo, peça ao Senhor criatividade e disciplina para reservar outro sábado durante a semana. 

Conclusão sobre o que significa o sábado

Como vimos no estudo acima, o sábado significa um dia para descansarmos, renovar nossas energias.

Portanto, não idolatre o dia de sábado, mas escolha um dia da semana para você descansar.

Quer nosso sábado, seja no domingo ou outro dia, podemos confiar que Deus abençoará nosso tempo de descanso e nos tornará eficazes quando retornarmos as nossas atividades.

Autora: Betsy de Cruz

Botão Voltar ao topo