8 Fatos sobre Zacarias, Pai de João Batista

Zacarias, o pai de João Batista e, embora nunca apareça em seus presépios, Ele é uma figura importante na história do nascimento de Jesus Cristo. Tão importante, de fato, que quando Lucas escreve o relato da vida de Cristo na terra, ele começa por Zacarias.

Vamos, então dar uma olhada mais de perto neste personagem bíblico muitas vezes esquecido.

1. Zacarias é um sacerdote

Um sacerdote é alguém cujas responsabilidades incluíam oferecer sacrifícios e cuidar do Templo do Senhor, e abençoar o nome do Senhor (1 Cr 23:13).

Um de seus deveres era certificar-se de que o incenso estivesse queimando diante do Senhor o tempo todo. Zacarias está oferecendo incenso quando o encontramos no livro de Lucas (Lc 1:9).

Os sacerdotes eram descendentes de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel. Arão era irmão de Moisés, o mesmo Moisés que liderou Israel para fora do Egito.

2. Zacarias é da tribo de Levi

Nos tempos bíblicos, os judeus traçavam sua ascendência até um dos doze filhos de Jacó. Zacarias é da tribo de Levi, as mesmas tribos das quais Moisés, Arão, Esdras e Asafe vieram.

3. Ele seguiu a lei de Moisés

Lucas nos diz que tanto Zacarias quanto sua esposa Isabel eram “irrepreensíveis” quando se tratava da Torá: eles observavam todos os decretos e mandamentos do Senhor (Lucas 1:6).

Agora, isso não significa que eles eram sem pecado, veremos em apenas um minuto que Zacarias não é perfeito.

Isso significa que eles seguiram os mandamentos completamente: especialmente os mandamentos que envolviam purificar-se do pecado, ou seja, ofereciam sacrifícios.

4. A primeira pessoa no NT a falar com um anjo (cronologicamente)

A maioria de nossas histórias do nascimento de Jesus começa com um anjo falando com Maria ou José, certo? Bem, quando Lucas começa relatar a história de Jesus, ele começa com um anjo falando com o parente de Jesus, Zacarias.

Zacarias está ministrando no templo quando um anjo aparece. O anjo diz a Ele que sua esposa dará à luz um filho: aquele que irá adiante do Senhor Jesus.

Essa conversa teria ocorrido antes da visita dos anjos, anunciando para Maria e José o nascimento de Jesus Cristo.

5. Zacarias é velho e a princípio sem filhos

Lucas preenche seu primeiro capítulo com retornos de chamada a alusões aos milagres de figuras significativas da história de Israel.

Zacarias e Isabel são velhos e não têm filhos: semelhante a como Abraão e Sara eram antes do nascimento de Isaque.

Era uma coisa triste naqueles dias não ter filhos. Na cultura deles, não ter filhos significava o fim da linhagem familiar.

Personagens do Antigo Testamento, como Jó e Jacó foram abençoados com muitos filhos. Mas não ter filhos era uma coisa vergonhosa.

6. Zacarias orou por uma criança

Lucas não registra a oração de Zacarias. Mas o anjo que o visita menciona que ele orou para ter um filho (Lucas 1:13).

7. Zacarias não acredita de imediato na mensagem do anjo

Quando Deus disse a Abraão que sua esposa Sara teria um filho, Sara riu da ideia (Gn 18:11-15).

Da mesma forma, quando o anjo diz a Zacarias que sua esposa terá um filho na velhice, Ele não acredita. Zacarias pergunta como ele pode ter certeza de que uma promessa tão inusitada acontecerá.

O anjo responde: “Eu sou Gabriel!” E então diz a Zacarias que ele ficará mudo até que a mensagem aconteça.

8. Zacarias Profetiza

Passados os dias, aquela promessa tão inusitada que Zacarias recebeu do Anjo do Senhor, se cumpre. Lucas, então relata que Zacarias ainda se encontrava mudo, como o Anjo havia lhe falado. Agora, no oitavo dia do bebê, onde o mesmo seria circuncidado, Zacarias volta a falar e louvando a Deus, profetizava.

“E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou.” (Lucas 1:67)