O Poder da Gratidão: 12 benefícios de agradecer a Deus

A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e a valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós.

A maioria de nós sabe que a ação de graças é uma boa prática. Mas, muitas vezes não conhecemos o poder da gratidão e não sabemos por que agradecer é tão importante.

Qual o Poder da gratidão?

Especialistas descobriram o poder da gratidão, para nossa saúde física e mental. Pois a gratidão é capaz de levar a um aumento na produção de dopamina e serotonina, hormônios ligados ao bem-estar e à felicidade.

Sendo assim, quando uma pessoa se sente grata, experimenta outras emoções e sensações positivas, o que impacta em seu comportamento, suas escolhas e toda a sua vida.

O que a Bíblia fala sobre o Poder da Gratidão?

A Bíblia nos fala do grande poder da gratidão. Pois ela é um sentimento de retribuição da graça recebida, não por obrigação, nem mesmo por mérito, mas para permitir que outras pessoas experimentem o mesmo sentimento.

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. (1Tessalonicenses 5:18)

Embora praticar a gratidão diária possa parecer outra tarefa, espero convencê-lo de que o poder da gratidão supera em muito, os poucos minutos necessários para praticá-la. Há tantas razões para cultivar intencionalmente a gratidão! 

Quando você agradece você ativa o milagre da multiplicação, em todas as áreas de sua vida, portanto separamos os 12 Benefícios que você terá através do poder da gratidão.

Segue, portanto, aqui os 12 benefícios de agradecer

1. A gratidão glorifica a Deus.

Só isso já seria motivo para dar graças a Deus. Nossa gratidão glorifica a Deus quando exaltamos não os dons, mas o Doador. A gratidão nos ajuda a perceber que tudo o que temos não vem por causa de nós, mas de Deus.

“Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus”. (2 Coríntios 4:15)

2. A Gratidão nos ajuda a ver Deus.

A gratidão abre nossos olhos espirituais. Há um belo ciclo em dar graças a Deus: quanto mais agradecemos a Ele, mais O vemos trabalhando em nós e ao nosso redor. A gratidão nos ajuda a sentir a presença de Deus, Seu cuidado pessoal e Seu tempo perfeito.

Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago 1:16-17)

3. A Gratidão nos coloca diretamente na vontade de Deus.

Muitas vezes fazemos da vontade de Deus um grande plano místico quando, às vezes, é simplesmente obediência. E parte de Sua vontade para nós é sermos gratos, não apenas nos dias ensolarados, mas também nos difíceis.

“…dar graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus”. (1 Tessalonicenses 5:18)

4. A gratidão traz paz.

Conte suas bênçãos. A gratidão nos ajuda a ver que a mão de Deus está em todas as nossas circunstâncias. E Deus nos diz que quando lhe agradecemos, Ele nos dá paz sobrenatural.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em todas as situações, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6-7)

5. A gratidão nos atrai para Deus.

O Poder da gratidão, pela magnitude da bondade imerecida de Deus nos atrai a Ele. Vemos isso quando Jesus curou 10 leprosos

Enquanto Jesus passava, todos os 10 clamavam por cura. “Ide, mostrai-vos aos sacerdotes”, ordenou Jesus e, à medida que iam, foram curados! Os dedos foram restaurados e as úlceras desapareceram quando a sensação plena voltou aos seus rostos e membros. 

Certamente todos estavam felizes, mas apenas um estava agradecido. Apenas um voltou para Jesus, caiu aos seus pés e agradeceu.

Jesus perguntou: “Não foram todos os dez purificados? onde estão os outros nove? Ninguém voltou para louvar a Deus, exceto este estrangeiro?” Então ele lhe disse: “Levanta-te e vai; a tua fé te curou”. (Lucas 17:17-19)

6. A gratidão traz contentamento.

Diz-se que a gratidão torna o que temos o suficiente. Se não formos gratos pelo que Deus nos deu, obter mais também não nos satisfará. Ser grato é a chave para o contentamento.

“. . . piedade com contentamento é grande ganho. Pois nada trouxemos ao mundo, nem podemos levar nada dele. Mas se tivermos comida e roupas, ficaremos contentes com isso”. (1 Timóteo 6:6-8)

7. O Poder da gratidão aprofunda a fé.

Jó é um grande exemplo para nós, ele nos ensina algumas lições importantes através da sua experiência. E podemos aplicar esses ensinamentos até hoje em nossas vidas. Em poucos dias, ele perdeu seus bens, seus filhos, sua mulher e até sua saúde. No entanto, em meio a essa situação difícil e desesperadora, ele só sabia agradecer a Deus por tudo que estava acontecendo e ainda iria acontecer.

“Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. Seu amor dura para sempre”. (Salmo 136:1)

8. A gratidão leva à alegria.

O transbordamento de gratidão é alegria. Perceber a abundante bondade de Deus, mesmo nas dificuldades, é uma porta de entrada para a alegria. O Salmo 126 mostra isso tão claramente quando os exilados hebreus cantaram seus agradecimentos a Deus por trazê-los de volta a Israel. 

“Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, fomos como aqueles que sonharam. Nossas bocas estavam cheias de riso, nossas línguas com canções de alegria. O Senhor fez grandes coisas por nós, e estamos cheios de alegria”. (Salmo 126:1-3)

9. A gratidão desafia as mentiras de Satanás.

Satanás é tão astuto! Ele sussurra que Deus não é bom; que Ele está retendo o bem de nós. Mas seu esquema é tão antigo quanto o jardim do Éden, onde ele questionou Eva: “Deus realmente disse: ‘Você não deve comer de nenhuma árvore no jardim’?” Quando Eva respondeu que apenas a árvore do bem e do mal estava fora dos limites, Satanás sugeriu que Deus estava mantendo o bem deles. “Você certamente não vai morrer. . . Pois Deus sabe que, quando você comer dela, seus olhos se abrirão e você será como Deus, conhecendo o bem e o mal”.

Em um jardim que era perfeito, que produzia abundantemente sem trabalho ou capina, onde cada planta, exceto UMA, havia sido dada a Adão e Eva, Satanás se concentrou na falta. A verdadeira gratidão por Deus e a abundância que Ele dá nos protege de ceder às mentiras do inimigo.

“Nenhuma coisa boa Ele reterá daqueles que andam em retidão”. (Salmo 84:11)

10. A gratidão protege contra a inveja.

A inveja nos faz querer o que outra pessoa tem. Quer dizer, nós merecemos! A gratidão nos faz perceber que Deus nos deu muito mais do que merecemos. Porque há o suficiente para todos, podemos torcer em vez de comparar. Um coração totalmente agradecido não tem espaço para inveja.

“Eu te darei graças de todo o meu coração.” (Salmo 138:1)

11. A gratidão nos ajuda a viver o presente.

“Onde quer que você esteja, esteja tudo lá!” Jim Elliot famosamente disse. Mas isso é difícil de fazer na preocupação e na correria da vida. A gratidão ajuda. A gratidão abre nossos olhos para a beleza simples dos dias comuns. Permite-nos ver este dia e este momento como presentes e receber a abundância agora.

Não diga: “Por que os dias anteriores foram melhores do que estes?” Pois não é por sabedoria que você pergunta isso. (Eclesiastes 7:10)

12. A gratidão é um testemunho.

Quando agradecemos a Deus abertamente e reconhecemos o que Ele fez por nós, proclamamos um Deus pessoal e cuidadoso ao mundo ao nosso redor. Mostramos que o contentamento e a paz não vêm do que temos, mas de quem conhecemos.

“Agradeçam ao Senhor e proclamem a sua grandeza. Deixe o mundo inteiro saber o que ele fez”. (Salmo 105:1)

Portanto, seja grato

Ter um coração agradecido, atrai as mais ricas bençãos de Deus, para nossas vidas.

Que você possa ter um coração grato a Deus e assim, desfrutar de tudo o que está reservado para aqueles que agradecem.

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo