5 coisas que aprendi ensinando na Escola Dominical Infantil

Chego na hora com um caderno na mão e uma sacola cheia de suprimentos. As crianças entram na sala uma a uma, e eu mudo para o modo de resolução de conflitos. Uma criança me conta uma história sobre seu fim de semana enquanto outra chora, não querendo deixar sua mãe. Dois irmãos brigam por seu assento favorito, e um novo visitante está com um olhar de puro espanto em seu rosto. 

Desnecessário dizer que minha lição bem planejada acabou de sair pela janela. Mas, ao longo dos anos, aprendi que ensinar na escola dominical infantil é mais do que a lição em si. Muito mais. 

Na verdade, descobri muitas coisas que mudaram minha vida durante meu tempo naquela pequena sala de aula. Além disso, essas verdades me aproximaram de Deus e me deram uma compreensão mais profunda da grande missão.

Você foi convidado para dar aula na escola dominical infantil? Você está tendo dúvidas sobre levantar sua mão? Então permita-me compartilhar estas cinco coisas que aprendi ensinando a escola dominical infantil. Elas podem transformar sua expectativa sobre ensinar crianças.

1. As crianças entendem. 

Não há necessidade de entrar em uma análise profunda da teologia. As crianças entendem a simplicidade da mensagem do evangelho, às vezes melhor do que nós. 

Jesus ensinou as pessoas em parábolas. Em outras palavras, ele contou histórias. Jesus sabia quando seus seguidores precisavam que as coisas fossem explicadas de maneira que pudessem entender. 

Ele também sabia que precisaríamos pensar como criancinhas para abraçar o perdão e a graça que ele oferecia.

Mateus 18:3 diz: “Em verdade vos digo que, a menos que vocês se convertam e se tornem como crianças, nunca entrarão no reino dos céus”. 

Como adultos, muitas vezes deixamos os problemas deste mundo se tornarem maiores para nós do que a Palavra de Deus. Deixamos que as exigências da vida distorçam a verdade sincera da Bíblia. 

Quando conto às crianças uma história sobre Jesus, vejo olhos ansiosos se iluminarem. Seus corações estão abertos à mensagem. 

As crianças entendem, e podemos aprender com elas como voltar a esse lugar de crença descomplicada.

2. A música torna qualquer coisa memorável.

“Pedro, Tiago, João no barquinho, no mar da Galiléia… Se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como rei Davi… Pai Abraão teve muitos filhos…”

Como eu sei que o Pai Abraão teve muitos filhos, e que eu sou um deles? Eu aprendi uma música sobre isso. Nada cria uma memória duradoura como música cativante.

 Assim como as canções clássicas da escola dominical infantil do passado, muitos músicos inteligentes de hoje colocaram as escrituras e as histórias da Bíblia em melodias de tirar o fôlego. 

A música define o clima e pode chamar a atenção da criança mais distraída. Eu nunca entendi o poder da música até ensinar na escola dominical infantil. 

A música toca nossos espíritos e cria memórias que duram a vida toda.

3. Como transformar lixo em arte.

Quem sabia que as bolas de algodão fazem ovelhas fofinhas perfeitas, ou os restos de papel de seda fazem uma réplica colorida de vitrais? 

Ensinar na escola dominical infantil me ensinou a ser criativa. Sua gaveta de lixo comum ou lixeira contém um mundo de possibilidades. Uma garrafa de água vazia se transforma facilmente em um alimentador de pássaros para cuidar das criaturas de Deus, ou em um banco para coletar ofertas para missões. 

A regra número um para todo professor é esta: carregue uma grande sacola cheia de suprimentos. Esteja pronto para transformar algo velho em algo novo. 

Todo professor sabe o valor da aprendizagem prática. E nada desperta a imaginação de uma criança como criar uma obra-prima original, assim como Deus fez com cada um de Seus filhos.

4. Como viver os nove frutos do Espírito.

As crianças têm um talento incrível para detectar uma falsificação em menos de cinco minutos. Se eu não demonstrar amor, alegria, paz e paciência ao ensinar esses conceitos, perco toda a credibilidade. 

Se eu pregar sobre bondade, fidelidade e gentileza, mas não der o exemplo, eles vão me ignorar. E antes de planejar essa lição sobre autocontrole, é melhor eu estar pronto para mostrá-la. 

Mesmo quando um aluno decide tirar as tampas de todos os marcadores, provoque um colega de classe sobre seu vestido novo ou faça caretas durante a hora da oração. 

Sim, ensinar na escola dominical infantil me ajuda a desenvolver as características que quero que eles aprendam. 

Ao praticar os nove frutos, estou me tornando mais a pessoa que Deus me criou para ser, e isso é uma coisa boa.

5. Todo professor de escola dominical é um evangelista.

De acordo com biblestudytools.com, um evangelista é alguém que “leva o evangelho a lugares onde antes era desconhecido”. 

Isso não incluiria a sala de aula da escola dominical infantil? Superman esconde sua verdadeira identidade vivendo como um repórter bem-educado no Planeta Diário. Da mesma forma, todo professor de escola dominical despretensioso é um herói disfarçado. 

Jesus ordena em Mateus 28:19: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações…”. 

Os professores podem não ficar em uma plataforma na frente de milhares de pessoas e podem não ter câmeras gravando todas as suas frases. Mas ensinar importa. Inúmeros corações foram afetados por causa da dedicação dos voluntários da escola dominical infantil. 

Talvez você ainda tenha dúvidas sobre servir na escola dominical infantil. Ou talvez você seja professor há anos e sinta que seu trabalho não é importante. Então seja encorajado hoje. 

Pense nessas palavras do grande apóstolo Paulo na próxima vez que você entrar em uma sala de aula cheia de crianças indisciplinadas. Aquela ovelha de algodão que você faz com elas hoje impactará seus corações por toda a vida.

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gl 6:9-10).

Autora Kristine Brown.

Botão Voltar ao topo