8 Dicas de Artesanato Bíblico

Descobri que o artesanato é imensamente útil para manter a atenção das crianças, e até mesmo para manter o foco em elementos fundamentais da bíblia sagrada, que podem trazer sua fé para a vida real. 

Encontrar aquelas passagens bíblicas que você quer ter certeza de que estão escritas em seus corações, pode começar escrevendo-as em uma obra de arte, esculpindo-as em madeira, pintando-as em uma rocha e muito mais. 

As crianças respondem aos elementos sensoriais do aprendizado, e o artesanato é uma maneira de desenvolver esse instinto arraigado de sentir, cheirar e ver. A vibração das cores, as texturas dos papéis e os elementos usados ​​para conectá-los trazem uma ajuda visual ao aprendizado, ao qual ensinará suas mentes de maneiras que palavras simples ou leitura não podem fazê-la.

Ser capaz de associar um princípio bíblico a um artesanato ou projeto, imprimirá para sempre as imagens em seu cérebro. Quando ouvirem esse versículo no futuro, irão se lembrar de um princípio ou preceito, etc., muitas vezes, o artesanato bíblico virá à mente, simplesmente por ser influenciado pelos sentidos. 

Pensando nisso, separamos aqui algumas ideias de artesanato bíblico, para auxiliar os professores da EBD, ou as tias do ministério infantil, sendo assim, irá impulsionar a experiência sensorial dos pequeninos com os artesanatos bíblicos.

1. Arca de Noé – Pré-escola

artesanato bíblico arca de noé

Quer ensinar aos pequenos as histórias básicas da Bíblia? A Arca de Noé é sempre uma das primeiras histórias a serem ensinadas.

Este artesanato da arca de Noé é tão fofo e divertido de fazer. Contudo, esta simples arca de Noé é uma ótima maneira para crianças pequenas, pré-escolares, jardim de infância, 1ª e 2ª série da Escola Dominical, lembrarem a história da Bíblia sobre Noé e o Dilúvio, que cobriu o mundo inteiro, e o arco-íris como um sinal da aliança de Deus com o povo, prometendo que nunca mais inundaria a Terra.

Concentre-se, portanto, no arco-íris e nas promessas de Deus; ensine as crianças que Deus não apenas cumpre Suas promessas, mas também cuida do bem-estar de Seu povo e de Sua criação.

Materiais necessário para a execução deste artesanato bíblico:

  • Pratos de papel, na cores branca e parda
  • cola ou fita adesiva,
  • marcadores,
  • animais de espuma pegajosa
  • tinta guache ou canetinhas 
  • fio e um furador de papel, para pendurar

Como executar:

Você vai usar o prato de papel branco, em seguida vai colorir um arco-íris, sobre a metade superior do prato, cobrindo assim, a metade inferior do prato, logo após, coloque um prato de papel pardo (em forma de arca, como mostra a imagem acima) e cole em cima do prato arco-íris. Agora, cole os animais (pode usar animais de espuma pegajosa ou você pode desenhar e colorir os animais).

Assim que estiver pronto, você pode passar um barbante e colar na sua sala.

2. Artesanato bíblico – Jesus Abençoou as Crianças

artesanato bíblico Jesus abençoa as crianças

Em Marcos 10, o escritor do Evangelho registrou uma bela história sobre Jesus acolhendo as crianças e abençoando-as, mesmo em meio a uma grande ocupação. Que grande amor Jesus demonstrou por essas crianças preciosas! 

Pensando nisso, separamos esse artesanato para lembrar as crianças que Jesus as ama de froma incondicional.

Para este projeto, você precisará de:

  • Cartolinas coloridas
  • Corações de papel coloridos de tamanhos diferentes
  • giz de cera
  • tesoura
  • cola. 
  1. Pré-corte vários corações de cartolina de tamanhos decrescentes, pelo menos 5 tamanhos por aluno. Nos corações menores, escreva “Jesus me ama”.
  2. No outro coração, peça às crianças que escrevam ou copiem nas bordas: “Jesus me ama”. No próximo coração, peça às crianças que escrevam: “Quando estou feliz, quando estou triste”. No próximo coração, peça aos alunos que escrevam: “Quando estou bem” e no próximo coração menor, “Quando estou mal”.
  3. Oriente as crianças a colar cuidadosamente os corações um em cima do outro, do maior para o menor, com o menor coração no topo com as palavras: “Jesus me ama, não importa o quê!”.

Lembre-se, sempre, de certificar que as crianças entenderam a história e que não se esqueceram do grande amor de Jesus por elas.

3. Cruz de Sal

Este artesanato bíblico da cruz de sal, é muito interessante, para você reforçar para seus alunos o sacrifício realizado na Cruz do calvário, por Jesus.

As crianças vão gostar pois essa atividade utiliza um pouco mais de técnica, contudo, fique tranquilo, pois não exigirá muito envolvimento seu. 

Fazendo essa cruz as crianças podem pendurar na porta como um pôster, grudar no teto sobre a cama, ou até mesmo emoldurar, sendo assim, uma marca registrada de sua fé! Sem falar que as crianças ficam bastante extasiadas ao ver as aquarelas correndo juntas e a cruz se tornando uma obra de arte colorida!

Materiais necessários para realizar essa atividade:

  • papel de construção preto,
  • cola branca,
  • sal,
  • tintas aquarela,
  • pincel. 

Instruções para esta diversão:

Comece “desenhando” sua imagem em seu papel preto com a cola branca. (Mantenha isso em contornos simples. Não funciona bem quando você preenche grandes pedaços de papel com cola.). Em seguida, polvilhe sal em toda a cola, logo após vá retirando o excesso de sal. Agora vem a parte divertida!!! Comece a pintar com as tintas aquarela, o sal é tão absorvente, basta tocar o pincel no sal e a cor se espalha como mágica! (Não precisa esperar secar para pintar).

4. Artesanato bíblico- Potinhos de Oração

É tão importante estar ensinando a oração para as crianças. Mas às vezes, a oração é difícil para nós, mesmo como adultos, muito mais ainda para as crianças que estão aprendendo a navegar pelo que orar. 

Contudo, os potes de oração são coloridos, individualmente únicos, e as crianças ficaram ansiosas para desenhar um objeto de oração com palito de picolé. Observe que seus alunos não irão apenas gostar de personalizar este artesanato, mas também antecipar o tempo de oração, com mais emoção e desejo de orar! 

Incentive-os, no entanto, a anotar os nomes de pessoas especiais pelas quais desejam se lembrar de orar, ou eventos, ou mesmo conceitos de fé nos quais desejam crescer.

Você precisará de:

  • frascos ou potes com tampa
  • tinta guache
  • pincel
  • cola branca ou cola quente
  • tinta acrílica
  • glitter
  • enfeites artesanais,
  • papel, marcadores

Como executar:

Comece cortando os papeis em tiras (a quantidade ficará à seu critério), depois escreva em cada tira de papel, algo para que as crianças possam estar orando, por exemplo, família, amigos, professores, e assim por diante. Faça com que as crianças se lembrem, por quem desejam estar orando. Em seguida você vai pedir para as crianças enfeitarem seus potinhos, usem a sua criatividade. Após terminar a decoração do potinho, coloque todos os papéis, dentro do pote.

Explique para as crianças, cada vez que elas forem orar para pegar um papel dentro do potinho e apresentar a Deus em oração. Fazendo isso, você irá incentivar as crianças a falarem com o papai do céu.

5. Cartão com o Nome de Jesus

Lembrar as crianças do significado do nome de Jesus é sinônimo de chamar a atenção para sua fé regularmente. Este artesanato é aquele que fará com que sua criatividade flua e os lembre da obra redentora que Cristo fez por eles na cruz.

Para este projeto, você precisará de:

  • papel de pintura de alta gramatura,
  • papelão branco ou tela,
  • tinta guache,
  • pincéis,
  • fita adesiva
  • prato de papel,
  • lápis e
  • borracha. 

Como executar:

Pegue seu papelão branco ou sua tela, e escreva o nome JESUS, em seguida cole a fita sobre o nome JESUS, logo após comece a pintar o papel com a tinta guache, é importante você variar as cores, assim você pode ir ensinando seus alunos qua a tinta significa o pecado, cada vez que você muda de cor, você pode ir citando os vários tipos de pecado, como por exemplo, mentir, desonrar pai e mãe, etc; Mostre a eles, a importância de Jesus, que veio ao mundo para tirar o pecado do mundo.

Assim, que terminar de pintar, comece retirando a fita do nome de Jesus, eles verão que vai ficar branco, sendo assim, termine explicando que é exatamente isso que Jesus fez por nós, nos limpando de todo pecado.

6. Torre de Versículos Bíblicos – Adolescente

artesanato bíblico torre de versículos bíblicos

A memorização da bíblia sagrada é a chave para a fé de qualquer ser humano. Este Desafio da Torre de Versículos da Bíblia é uma maneira super divertida de incentivar as crianças a memorizar um versículo da Bíblia. Pode ser usado como artesanato ou jogo bíblico.

Desafie-os, contudo, com este ofício para não apenas memorizar a bíblia , mas também para se divertirem fazendo isso. 

Às vezes, os projetos mais simples são os mais divertidos.

Para este projeto, você vai precisar de:

  • Canudos de plástico
  • tesoura
  • marcadores/giz de cera/lápis
  • Papel cartão

Instruções para esta atividade:

Corte o papel cartão, em vários cartãozinhos, como mostra a imagem acima, escreva os versículos bíblicos, que você gostaria que seus alunos memorizassem, logo após pegue os canudos, corte-os aproximadamente em 3cm, em cada ponta do canudo, você deve cortar o canudo levemente de cada lado, faça seus cortes apontarem um para o outro.

Depois que todas as pontas dos canudos estiverem cortadas, é hora de jogar! Dobre os retângulos mais longos ao longo da linha pontilhada. Essas peças farão seus cantos de fundação.

Fazendo isso, é hora de começar a memorizar, cada versículo memorizado por eles, vai ser colocado na torre. Use sua criatividade, lembrando que se eles esquecerem o versículo, vai ter que ser retiado da torre e assim, perderão pontos. Ganha quem mais tiver versículos memorizados.

7. Soldado do exército de Cristo – Adolescente

Este artesanato divertido pode ser tão simples ou tão elaborado quanto o aluno desejar fazê-lo. Mas esta carta nos lembra de quem trava batalhas em nosso nome. Sempre querendo que nossas crianças e jovens estejam cientes de que Cristo vai adiante de nós, esse auxílio visual manterá isso na frente e no centro. 

Portanto, seja criativo e prenda um ímã na parte de trás para que eles possam colocá-los nos armários da escola, na geladeira ou assim por diante.

Para este artesanato, você precisará de:

  • Soldados de plástico
  • corte de espuma verde ou camuflado
  • cartolina marrom
  • cola branca
  • cola quente
  • ímãs (opcional)

Como executar: 

Corte a espuma em quadrados de 3x3cm, em seguida corte a cartolina em quadrados de 2x2cm e escreva ‘A batalha dos soldados de Cristo’ ou uma frase de sua prefêrencia. Fazendo isso, você pode colar em cima da espuma, em seguida cole o soldado na parte superior da espuma.

Lembre-os, portanto, das armaduras que um Soldado de Cristo precisa carregar.

8. Copos de Versículos Bíblicos – Adultos

E enquanto você está trabalhando com as gerações mais jovens, não se esqueça de que você também pode criar! Às vezes, como adultos, precisamos desse tempo para nos regenerar e fazer com que nossas próprias idéias fluam, enquanto, também focamos nossas mentes e corações nas coisas do alto. 

Este belo projeto envolve sua passagem bíblica favorita ou citação inspiradora, luz de velas e a beleza de vê-la brilhar. Esse brilho pode nos lembrar da luz de Cristo que vive dentro de nós; como ele pode alcançar e aquecer o mundo ao nosso redor. 

Para a execução desse artesanato bíblico, você precisará de:

  • papel de seda liso ou estampado,
  • cartolina,
  • fita adesiva,
  • tesoura,
  • copo cilíndrico,
  • cola para decoupage,
  • pincel de espuma
  • enfeites como fita,
  • pedras preciosas ou botões. 

Instruções para esta diversão:

  • 1. Imprima um versículo da Bíblia no papel de seda, corte a cartolina e depois corte-o para caber ao redor do copo (deixe um pequeno espaço na parte superior e fundo).
  • 2. Coloque o papel de seda de cabeça para baixo sobre a mesa e alinhe o copo em cima dele para que ele se enrole corretamente. Em seguida, use um pincel de espuma para pintar levemente um pouco de cola para decoupage, em uma tira vertical (cerca de uma polegada de largura) do copo. Em seguida, pressione cuidadosamente a ponta do papel de seda na cola. 
  • 3. Quando a ponta estiver presa, levante a ponta solta do papel de seda e aplique levemente outra tira de cola para decoupage (próximo de onde ela já está presa). 
  • 4. Segure o vidro de lado para que o papel de seda fique pendurado sem tocar na cola.
  • 5. Pressione cuidadosamente o papel de seda na cola com o dedo. Vire lentamente o vidro enquanto prende o papel de seda nele.
  • 6. Continue ao redor do copo até que todo o papel de seda esteja colado. Para segurar o copo, basta colocar a mão dentro. Eu costumo sobrepor no final.
  • 7. Depois que o papel de seda estiver totalmente preso, deixe-o secar por pelo menos 30 minutos. Em seguida, aplique outra camada de cola sobre o papel de seda. Você pode colocar a cola de decoupage um pouco mais grossa desta vez. Deixe secar por 30 minutos novamente.  
  • 8. Repita até ter pelo menos 3 camadas de cola para decoupage em cima do papel de seda.
  • 9. Você pode adicionar enfeites usando cola.   

Conclusão das dicas de artesanatos bíblicos

A criatividade é uma maneira de adorar ao Senhor, guardando a Sua Palavra em nossos corações e concentrando nossas mentes nas coisas do alto. Tirar um tempo para nos centrar usando meios criativos reunirá a família, incentivará a conversa e talvez até reformular a perspectiva. 

Êxodo 31:1-6 fala da importância que o Senhor atribui à criatividade quando Ele especificamente chama Bezalel e este membro do Antigo Testamento da tribo de Judá que estava “cheio do espírito de Deus” e “com todos os tipos de habilidades”. A passagem continua descrevendo “desenhos artísticos”, “trabalho em madeira” e “todo tipo de artesanato”.

É um pequeno ponto em um enorme Livro cheio de versículos potencialmente mais impactantes. Contudo, é reconfortante notar que Deus associa a criatividade com proximidade com Ele. Como uma forma de expressar a adoração, e envolver para sempre os corações, para mais próximos Dele.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!