7 Versículos bíblicos que mostram a importância dos avós

“O que as crianças mais precisam são as coisas essenciais que os avós fornecem em abundância. Eles dão amor incondicional, bondade, paciência, humor, conforto, lições de vida. E, o mais importante, biscoitos.” — Rudy Giuliani

Ainda me lembro das lições simples que minha avó Helen me ensinou. Ela me ensinou a costurar uma linha reta, a dobrar panos de prato e a orar. O tempo que ela passou comigo, e as coisas que ela passou, ainda são tesouros inestimáveis ​​que eu aprecio.

Ao longo da história, os avós desempenharam um papel central na vida de seus filhos e netos. Existe até o Dia dos Avós, criado pelo presidente Carter em 1978, para celebrar a importância dos avós.

Hoje, vamos tirar alguns momentos para parar e refletir sobre o valor dos avós – passados ​​ou presentes. 

Vamos no entanto, mergulhar em algumas passagens da Bíblia sagrada que oferecem belas palavras de afirmação sobre os avós — palavras que mostram o quão importantes os avós realmente são.

À seguir, portanto os 7 versículos bíblicos que mostram a importância dos Avós

1. Isaías 46:4

“Até a sua velhice e cabelos grisalhos eu sou Ele, eu sou Aquele que te sustentará. Eu te fiz e te levarei; Eu te susterei e te salvarei”. 

Cabelos grisalhos podem não ser bem-vindos para todos os avós (certamente não para mim), mas a graça sustentadora de Deus é. O encorajamento, em Isaías 46:4, é que Deus não envelhece conosco. Ele não se desgasta. Ele é o mesmo ontem, hoje e amanhã (Hebreus 13:8).

No entanto, não importa em que idade e estágio estejam, os avós são importantes para Deus. Ele os carrega em todas as estações da vida. Ele os sustenta, portanto e continua sendo seu refúgio. 

Afinal, que bela afirmação para os avós de todos os lugares!

Pai Celestial,
      oro por todos os avós que estão lendo isso, para que não se sintam deixados para trás ou sem importância de forma alguma. Peço que continue a sustentá-los em todas as estações. Eu oro para que o Senhor os cubra com seu amor e os ajude a saber o quão importante eles são – não apenas para o Senhor, mas também para suas famílias. Em nome de Jesus, amém.

2. Provérbios 17:6

“Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho de seus filhos”.

Se eu pudesse dar coroas de ouro para cada um dos meus maravilhosos avós, eu daria. Pois eles investiram tanto na minha vida e causaram tanto impacto que acredito que deveriam ser tratados como realeza. 

No entanto, oro para que a maneira como vivi minha vida, seja uma bênção para eles, parece uma coroa de honra.

Os netos não são apenas uma coroa para os idosos, mas os idosos são o orgulho de sua família. 

Em outras palavras, que excelente lembrete da importância dos avós!

Gracioso Deus,
      oro para que todos os avós possam ver seus netos como coroas de alegria. Também peço que todas as crianças sejam capazes de ver seus avós como pessoas que podem admirar. Obrigado, Senhor, pelos belos legados que eles deixam. Eu oro estas coisas em nome de Jesus, amém.

3. 2 Timóteo 1:5

“Lembro-me de sua fé sincera , que viveu primeiro em sua avó Lois e em sua mãe Eunice e, estou convencido, agora vive em você também”.

Não há, talvez, nada mais importante do que transmitir uma herança de fé. Os avós têm a responsabilidade divina de compartilhar o amor do Senhor com seus filhos e netos. 

Isto é, uma responsabilidade que deve ser vista como uma oportunidade abençoada de compartilhar o Evangelho com a próxima geração.

Assim como Apóstolo Paulo lembrou ao jovem Timóteo de sua herança espiritual, os avós são lembrados da importância de seu legado espiritual. 

Sendo assim, que encorajamento para os avós se levantarem e compartilharem ativamente sua fé em Cristo.

Santo Deus,
      obrigado pela responsabilidade de deixar um legado de fé. Eu oro para que este chamado divino não nos cause medo ou ansiedade, do que o Senhor fará através de nós. Por favor, levante-nos para ser o exemplo de fé que é necessário na próxima geração. Em nome de Jesus, amém.

4. Salmos 92:14

“Eles ainda darão frutos na velhice, permanecerão frescos e verdes”.

É importante que os avós não se tornem complacentes, mas, em vez disso, floresçam sob a poderosa mão de Deus. Afinal, foi Sara, no Antigo Testamento, quem riu quando soube que teria um filho na velhice.

Apesar da promessa de Deus, ela acreditava que tinha passado de seu auge e continuaria sendo uma mulher estéril. No entanto, o Senhor tinha outros planos — planos que fariam de Sara a matriarca da linhagem de Israel.

Avós, não deixem que a velhice os impeça de dar frutos para Deus! Pelo poder do Espírito Santo , permaneça aberto às obras poderosas do Senhor. Seus netos precisam do que você tem a oferecer!

Senhor,
      por favor, ajude-nos a não nos cansarmos de dar frutos para o Seu nome. Fortaleça-nos e trabalhe através de nós, para que possamos permanecer cheios de vitalidade para o Seu propósito. Ajude-nos a lembrar que o Senhor tem um plano poderoso para cumprir em nós. No santo nome de Jesus, amém.

5. Tito 2:1-5

“Da mesma forma, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na maneira como vivem, não serem caluniadoras ou viciadas em muito vinho, mas ensinar o que é bom. Então elas podem exortar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e filhos, a serem autocontroladas e puras, a serem ocupadas em casa, a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, para que ninguém difame a palavra de Deus”.

Para as avós, em particular, esta passagem aponta a importância de viver uma vida correta como exemplo para as mulheres mais jovens. 

Afinal, a próxima geração precisa de orientação e conselhos. Elas não experimentaram o que você experimentou. As mulheres mais jovens precisam de mulheres mais velhas para ensiná-las e encorajá-las nas várias fases da vida.

Resista a sentimentos de pouca importância e levante-se para ser um exemplo forte. Sua sabedoria e experiência de vida são muito necessárias!

Gracioso Senhor,
      por favor, ajude-nos a viver nossas vidas de tal maneira, que sejamos agradáveis ​​ao Senhor e úteis para a próxima geração. Mostre-nos como ser líderes em nossas esferas de influência. Por favor, fortaleça-nos para sermos os exemplos que o Senhor nos chamou para ser. Em nome de Jesus eu oro, amém.

6. Provérbios 13:22

“Gente boa deixa herança para os netos…”

Seja uma bênção financeira ou um investimento de caráter divino, a herança que os avós deixam para trás é de extrema importância. Foi Patrick Henry quem disse uma vez: “Esta é toda a herança que dou à minha querida família. O Evangelho de Cristo lhes dará uma herança que os tornará verdadeiramente ricos”.

Eu o encorajo a reservar algum tempo para orar e planejar um curso de ação que o ajudará a deixar a herança mais valiosa possível. Lembre-se, não são os presentes monetários que mais importam. Sua contribuição espiritual para seus netos é muito mais importante do que prata ou ouro.

Senhor,
      obrigado por abençoar minha vida para que eu possa abençoar meus filhos e netos. Você é Jeová -Jireh, meu Provedor. Ajude-me a tomar decisões sábias sobre a herança que deixo para trás. Que seja útil para eles e também frutífero para o Teu reino. Em nome de Jesus eu oro, amém.

7. Salmos 145:4

“Uma geração recomendará suas obras a outra, e anunciará seus atos poderosos”.

Antigamente, quando nossa família se reunia na casa dos avós do meu marido, o avô dele sentava na cabeceira da mesa e aleatoriamente começava a cantar. Ainda posso imaginá-lo cantando “Vitória em Jesus, meu Salvador para sempre”, enquanto ele convidava todos na mesa para participar. É uma imagem dele que nunca esquecerei.

À medida que uma geração recomenda as obras poderosas do Senhor a outra, as mensagens de fé , esperança e amor são transmitidas. Não consigo pensar em uma maneira mais impactante para os avós deixarem sua marca para suas famílias extensas.

Sejamos tão inspirados pelas maravilhosas obras do Senhor, que não podemos deixar de declará-las!

Deus misericordioso,
      quão maravilhosas são as tuas obras em nosso favor. Nós Te louvamos hoje. Obrigado por nos motivar a declarar Seus atos poderosos para nossos familiares. Não há dúvida, Pai, que o senhor nos ama e nos valoriza como avós. Ajude nossas famílias a reconhecer nossa importância também. No precioso nome de Jesus, amém.


Autora: Jennifer Waddle

Botão Voltar ao topo